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10 coisas que você precisa ficar atento na comunicação das Eleições 2022

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10 coisas que você precisa ficar atento na comunicação das Eleições 2022

10 coisas que você precisa ficar atento na comunicação das Eleições 2022

Chegou a época em que os profissionais relacionados com política precisam ter toda a atenção possível na sua atuação. Principalmente na comunicação, que é regida por uma série de regras e leis atualizadas constantemente. Para ajudar e compartilhar conhecimento, batemos um papo com o advogado, ex-presidente da OAB Subseção de Blumenau, professor da FURB e mestre em Ciência Jurídica, Cesar Wolff, e listamos 10 coisas que você precisa ficar atento na comunicação das Eleições 2022.

10 coisas que você precisa ficar atento na comunicação das Eleições 2022
Fotos: Agência Senado

A seguir você confere os principais tópicos da conversa resumidos.

1. Qual é a base de regras da comunicação nas eleições de 2022?

Existem muitas regras e elas geram certa apreensão. Por isso, em 2022 é preciso usar de base a RESOLUÇÃO Nº 23.610 / 2019, já atualizada por outras resoluções ao longo do tempo.

2. O que acontece se as regras das eleições de 2022 na internet não forem seguidas?

Pode haver a suspensão do provedor de serviços, como as plataformas de mídias sociais, por exemplo. O primeiro prazo de suspensão é de 24 horas, mas pode ser estendido para mais.

3. 10 coisas que você precisa ficar atento na comunicação das eleições 2022: profissionais têm muita responsabilidade naquilo que publicam

Eleição é uma disputa. Por essa razão, é preciso redobrar a atenção naquilo que é publicado nas redes sociais, porque quem se sentir atingido, vai agir para tomar providências. Todos estão preparados para judicializar ações para combater aquilo que não estiver em concordância com as leis.

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4. Como fica a LGPD nas eleições 2022?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)aborda todos os aspectos da vida digital das pessoas, inclusive agora nas eleições 2022. Sendo assim, é preciso observar todas as regras que regem a captação de cadastros da LGPD também na comunicação eleitoral.

5. Você não pode fazer propaganda política em troca de dinheiro nas Eleições 2022

Não é permitido pagar influenciadores digitais, empresas (pessoa jurídica) ou terceiros em geral para fazer campanha eleitoral. Somente pessoas físicas podem fazer a livre manifestação política.

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6. 10 coisas que você precisa ficar atento na comunicação das Eleições 2022: pode impulsionar postagens?

Cada partido terá um CNPJ e deve cadastrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suas plataformas digitais. A partir do dia 16 de agosto de 2022 estará liberado fazer gastos em nome desse cadastro, como pagamento de impulsionamento em plataformas registradas também no TSE (como o Facebook, Instagram, Youtube…).

7. Quando começa o período eleitoral das eleições de 2022?

O período eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto. Lembrando que o período de propaganda eleitoral na internet, incluindo mídias sociais, deve encerrar 24 horas antes do dia da eleição (sem conteúdo novo publicado ou patrocinados).

8. O que se pode fazer antes de 16 de agosto de 2022 na comunicação das eleições de 2022?

O partido pode fazer comunicação com dinheiro do partido, não do fundo eleitoral, focando em mostrar os pré-candidatos e sem pedir voto direto.

9. Quais profissionais são necessários para uma boa comunicação nas Eleições 2022?

Atualmente é necessária uma equipe multidisciplinar, com profissionais focados principalmente na parte contábil, jurídica, marketing, comunicação e, principalmente, na área de tecnologia, para aproveitar o potencial das novas ferramentas de comunicação.

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10. Conte com o apoio de profissionais com experiência

A equipe da Oficina das Palavras está pronta para ajudar quem precisa estruturar sua comunicação nas eleições 2022. Seja através dos serviços de produção de conteúdo, até a consultoria de comunicação focada em custos e palestras.

Ficou com alguma dúvida sobre como desenvolver a sua comunicação nas eleições de 2022? Entre em contato com a gente por aqui.

Texto de Joel Minusculi, jornalista e especialista em Mídias Sociais, que vive mergulhado em todas as atualizações das plataformas e navega por várias planilhas de análise de dados. Tem experiência com páginas, perfis, sites e blogs de vários segmentos, desde venda de pneus, passando por barcos que dão a volta ao mundo, até de apartamentos de luxo. Nas horas vagas gosta de buscar inspiração em games, seriados e outras coisas legais.

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