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10 dicas para criar conteúdo no Instagram

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Estratégias de conteúdo para o Instagram

Ter um Instagram é muito fácil. Mas, você sabe como criar conteúdo para essa rede social? Hoje vamos trazer informações valiosas para você com as 10 dicas para criar conteúdo no Instagram. E não estamos falando de qualquer conteúdo, não hein! Você vai entender sobre como oferecer ao seu público um conteúdo estratégico, baseado nas melhores práticas do Marketing Digital. Assim, você realmente terá relevância suficiente para sua audiência. Ou seja, seus seguidores e potenciais clientes que ainda estão por vir. É preciso se destacar e nós vamos ensinar como isso é possível. Com essas 10 dicas para criar conteúdo no Instagram você vai bombar! Vamos lá?

É importante ressaltarmos que você precisa entender que alguns requisitos são cruciais para que um conteúdo de certo no Instagram. São eles: saber seu objetivo, conhecer a sua persona e, por fim, a sua estratégia.

Agora voltando para nossas dicas. Já separa o espaço para as anotações!

1 – Tenha uma frequência de posts e aparições

Para que o algoritmo trabalhe a seu favor, além de entregar os conteúdos assertivamente, você precisa ter uma frequência de postagens. Dessa forma, você terá mais chances de alcançar seu público. Mas, fique atento. Seu conteúdo precisa ter relevância. Não seja 100% comercial, isso afastará sua audiência. Nossa dica é que você tenha um planejamento do que vai postar. Pense com antecedência. Assim conseguirá manter essa frequência de posts e ainda oferecer conteúdo de qualidade. Tente postagens fixas no mínimo 5 vezes por semana e apareça nos stories todos os dias. Análise suas métricas para ver os melhores dias e horários. Se apegue ao fato de que: 80% de suas postagens devem ser conteúdos atrativos, informativos e que agreguem algo. Já os outros 20% devem ser dedicados aos produtos, serviços, vendas, promoções da sua empresa. Entenda mais sobre como manter minhas redes sociais atualizadasaqui também.

2 – Interaja e crie laços com seus seguidores

O Instagram oferece várias ferramentas para um crescimento exponencial. Basta saber como usufruir. Por isso, quando falamos sobre 10 dicas para criar conteúdo no Instagram, uma das principais é: interaja e crie laços com seus seguidores. Faça enquetes. Abra caixas de perguntas. Responda seus questionamentos com educação e clareza. Seja gentil. Ao fazer enquetes, por exemplo, você consegue ficar mais próximo e entender o que seu público deseja e pensa.

3 – Mostrar os bastidores está entre as 10 dicas para criar conteúdo no Instagram

O seu público quer conhecer você. Saber quem está por trás da magia do negócio. Quer conhecer também sua equipe e o dia a dia da empresa. Aposte em postagens fixas que mostram reuniões, momentos de diversão e confraternizações, novidades em equipamentos ou produtos. E já nos stories, mostre o dia a dia mesmo. Aqui entram momentos como a chegada na empresa, perrengues e até mesmo o trabalho em si.

10 dicas para criar conteúdo no Instagram
Foto: Pixabay

4 –10 dicas para criar conteúdo no Instagram: compartilhe depoimentos

A sua audiência quer saber se o que você oferece é real. Outro importante ponto quando falamos sobre 10 dicas para criar conteúdo no Instagram são os depoimentos. Esses posts podem ser fixos no feed e também nos stories. Compartilhe depoimentos de clientes falando sobre a experiência com seu produto ou serviço e convide seus colaboradores a se abrirem com depoimentos citando o porquê sua marca é diferente e porque gostam de estar ali. Seus fornecedores e parceiros também podem compartilhar depoimentos sobre a qualidade de matérias-primas e diferenciais do negócio.

5 – Aposte nas lives como uma das 10 dicas para criar conteúdo no Instagram

Já falamos sobre como aproveitar as ferramentas do Instagram para criar conteúdos, né? As lives são um ponto forte. Estar ao vivo para o seu público, além de gerar engajamento, aproxima a sua marca ou negócio dos seus seguidores e clientes. Através das lives, que devem trazer conteúdos e também convidados interessantes, é possível mostrar seu potencial e diferenciais como empresa, além de interagir com os comentários da sua audiência (que podem inclusive te trazer insights para futuros conteúdos).

6 – Sempre utilize os stories

Se tem algo que você deve utilizar, usar e abusar é o Instagram Stories. Essa ferramenta é sempre uma boa estratégia. Você sempre estará ali, presente e trazendo conteúdo vivo para o seu público. No Instagram Stories você pode apostar em fotos e vídeos, com filtros ou sem filtros. Sem contar dos gifs, emojis e as músicas do momento. Sempre, é claro, condizente com o que seu público gosta de ver e se identifica. No Instagram Stories é fácil criar um conteúdo dinâmico e interativo, além de criar um diálogo com o seu público (através das caixas de perguntas e enquetes), você pode inserir links diretos (independente do seu número de seguidores) e a ferramenta ainda liberou recentemente a opção de curtir os stories. Neste post, damos mais dicas sobre o que a minha empresa deve postar no Instagram.

10 dicas para criar conteúdo no Instagram
Foto: Pixabay

7 – Compartilhe tutoriais, dicas e guias

Compartilhar conhecimento nunca é demais. Uma das formas de mostrar autoridade sobre o que se faz é dividir seu entendimento e expertise no assunto com seus seguidores. Seu público quer aprender e quer entender mais sobre esse nicho que seu negócio faz parte. Você pode unir as estratégias de stories, entender o que seu público quer saber e colocar em prática. Com isso, parta para dicas, tutoriais e guias. Essas são maneiras de produzir conteúdos relevantes que podem ser apresentados em formatos diferentes: posts fixos, nos stories e também em reels. Uma forma dinâmica e rápida de mostrar conteúdo e que está em alta.

8 – Entre as 10 dicas para criar conteúdo no Instagram traga novidades sobre o seu nicho de negócio

Estar sempre atualizado com o mercado é essencial para um negócio de sucesso. E por que não mostrar isso aos seus seguidores? Aproveite esse conhecimento e traga essas novidades também ao seu público. Ou seja, aconteceu algo novo no seu segmento de mercado? Lançamento de algo importante? Alguma novidade tecnológica? Mudanças no mercado? Aproveite esses temas e traga conteúdo. Aqui você pode apostar em lives trazendo mais explicações ou uma série de posts no feed.

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9 – Divulgue dados e informações sobre o seu negócio

Sempre falamos sobre trazer conteúdo relevante. E mostrar seu produto ou serviço com certeza também é. Aproveite as redes sociais para também “vender seu peixe”. Mas, seja leve e sutil. Nesses posts você pode trazer novidades na empresa, mudanças no negócio, novos produtos e citar os diferenciais do seu produto. Sempre busque por um conteúdo interessante, interativo e não 100% comercial. Seu público quer informação.

Importantes sugestões para uso desta plataforma
Foto: Pixabay

10 – E a última das 10 dicas para criar conteúdo no Instagram é: tenha um feed interessante

Trazer conteúdo para o feed do seu Instagram é fundamental. Aqui vem o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. É ali, no feed, que a maioria dos usuários acessa o conteúdo ou conhece sua marca. Por isso, a importância de conteúdos pensados e relevantes para posts fixos. Imagens e artes que harmonizem entre si também são essenciais. Um feed clean e harmonioso fará com o que usuário queria saber mais sobre o que tem ali.

Ficou com alguma dúvida sobre as 10 dicas para criar conteúdo no Instagram? Se você quer alguma orientação sobre como atuar de maneira correta nas redes sociais a Oficina das Palavras pode te ajudar. Entre em contato conosco!

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Texto de Camila Tibes, jornalista há mais de 10 anos, que já trabalhou em televisão como repórter e produtora, mas é da assessoria de imprensa mesmo que ela gosta, área em que atua na ODP desde 2014. O MBA Executivo em Marketing e Comunicação a auxilia nas demandas diárias dos clientes, onde é criadora de conteúdo para diversas plataformas. Como uma boa aquariana, é ousada e está sempre pronta para descobrir o novo, tanto que nos últimos anos virou mestre-cuca da culinária glúten free.

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