fbpx

12 lugares para conhecer no Outono brasileiro


O Outono é uma das melhores épocas para se viajar em diversas partes do Brasil. A estação marca o período de baixa temporada, com hotéis e pacotes de viagens com preços mais baixos. No Nordeste, por exemplo, o Outono é o início da época de chuvas, que se estende até os meses de junho ou julho. No entanto, a estação é ideal para quem quer aproveitar o litoral do Sudeste ainda com dias ensolarados, mas sem a multidão da alta temporada. Antes do frio chegar de vez, dá ainda para aproveitar o Litoral de Santa Catarina com praias tranquilas. Na região Centro-Oeste, tem início o período de seca. A época é ideal para quem quer se aventurar por trilhas, cachoeiras e paredões nos principais destinos de ecoturismo no Brasil, como Bonito, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros.

Confira algumas das possibilidades que nós do Passaporte Oficina separamos pra você:

1. Chapada Diamantina (BA)
O Poço Azul, na Chapada Diamantina, fica ainda mais bonito no Outono. Durante a estação chove menos e as cachoeiras não estão tão cheias, o que permite que turistas façam as trilhas com tranquilidade ou pratiquem esportes de turismo de aventura, como trekking e rapel. Nesta época, o sol também está na posição ideal para iluminar o Poço Encantado, uma das grandes atrações naturais da chapada.

2. Chapada dos Veadeiros (GO)
Com o início da época seca, a Chapada dos Veadeiros tem acessos livres e com menos riscos em rios e cachoeiras. O período é ideal para quem quer praticar canyoning ou canionismo (consiste na exploração progressiva de um rio e rapel nos paredões de pedra e nas cachoeiras). Nesta época, a região também fica ainda mais exuberante com as flores do cerrado abertas.
3. Pantanal (MS e MT)
Época da seca é recomendada para quem quer ver de perto a vida selvagem da maior planície alagável do planeta. Neste período, os bichos se aproximam dos rios para beber água, o que facilita a observação dos animais. Além disso, o acesso até as fazendas pantaneiras fica ainda melhor sem as estradas de terra alagadas.

4. Jalapão (TO)
Espírito de aventura? Por aqui tem dunas, praias de rio e cachoeiras a serem desvendados. A partir de maio tem início o período de seca no Jalapão, um belo destino na região central do Brasil, com dunas e piscinas naturais. No Outono, o clima fica mais ameno, a vegetação verdinha e todos os acessos para as atrações estão livres.

5. Ouro Preto (MG)
Com o clima mais seco, vale aproveitar o Outono para percorrer as ladeiras do centro histórico e visitar suas igrejas centenárias.

6. Serra do Cipó (MG)
Minas, uai? A região é conhecida por sua variedade de flores silvestres e cachoeiras. No Outono, as chuvas já não atrapalham os passeios, mas ainda há bastante água para quem quer se deslumbrar com as quedas d’água, como a Cachoeira da Farofa, Véu da Noiva, da Usina e Congonhas. Dá ainda para conhecer belas grutas e cachoeiras.
7. Búzios (RJ)
Visitar o famoso balneário fluminense nesta época do ano é um bom negócio. Sem a multidão de turistas dá para curtir sem apertos algumas das 20 belas praias ou a charmosa Rua das Pedras. Os dias continuam ensolarados, mas o calor é menos sufocante, uma boa pedida para passear de barco.

8. Paraty (RJ)
Passear pelo centro histórico de Paraty, com suas lojinhas de artesanato é também mais agradável sem a multidão de pessoas da alta temporada. Em maio, a cidade fica toda enfeitada por conta da Festa do Divino. Aproveite para ir ao vilarejo de Trindade sem chuvas.

9. Itaúnas (ES)
Na baixa temporada, a ensolarada vila de Itaúnas fica ainda mais tranquila para quem quer aproveitar suas dunas, algumas com até 30 metros de altura, belas praias ou as noitadas de forró. Com o clima agradável, dá até para encarar caminhadas que levam a praias desertas.

10. Curitiba (PR)
O clima ameno na capital paranaense torna a cidade ainda mais agradável para quem quer conhecer os seus belos parques, os restaurantes de comida italiana do bairro de Santa Felicidade, os museus e o centro histórico.

11. Florianópolis (SC)
Após as férias escolares e o carnaval, a capital catarinense surge como uma excelente opção para os viajantes, sem a multidão de turistas da temporada, nos dias de sol forte ainda dá para aproveitar as praias. A capital ainda tem outros atrativos, como a Lagoa da Conceição, os bons restaurantes, bares e baladas animadas.
12. Gramado (RS)
Na Serra Gaúcha dá para aproveitar o clima europeu, com as folhas das árvores ganhando coloração avermelhada. As manhãs são frias para quem quer curtir mais tempo na cama e saborear um café colonial e à tarde o sol dá o ar da graça para passeios ao ar livre.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.