fbpx

Afinal, onde surgiu a Linguiça Blumenau?

POMERODE (SC) - Assim como alguns produtos são lembrados pelo nome de uma marca, outros carregam a cultura de um determinado local.


Produto típico movimenta a economia do Vale do Itajaí e se destaca em festival gastronômico
POMERODE (SC) – Assim como alguns produtos são lembrados pelo nome de uma marca, outros carregam a cultura de um determinado local. A Linguiça Blumenau, por exemplo, é considerada um ícone gastronômico do Vale do Itajaí. A iguaria, que já conquistou todo o Brasil, chegou à região através dos imigrantes alemães. A necessidade de manter a carne conservada por mais tempo fez com que eles começassem a produzir a linguiça, baseados nos modelos consumidos na Europa. O clima da região e o processo de defumação artesanal deixaram o produto com a cara do Vale Europeu e o público logo aprovou a receita. Como na época Pomerode fazia parte do distrito de Blumenau, os visitantes de outras cidades sempre pediam ‘a linguiça de Blumenau’ e por isso ela foi batizada com o nome do município, em forma de homenagem.
Porém, para carregar esse título, o embutido não precisa ser feito obrigatoriamente em Blumenau. A empresa mais tradicional na produção desta iguaria fica em Pomerode. No início do século 20, ela começou a ser feita pela antiga Weege Indústria Alimentícia, que atualmente atende pelo nome de Olho Embutidos e Defumados. Jost Weege, neto do fundador Hermann Weege, conta que muitas pessoas já tentaram produzir a linguiça fora da região, mas nunca obtiveram o mesmo resultado, pois o clima local é um dos grandes responsáveis pelo sabor inconfundível. Até hoje, a Olho segue o mesmo processo de produção artesanal.
Qualidade e sucesso econômico
Para ser considerada uma autêntica Linguiça Blumenau, ela deve ser feita com carne de pernil e paleta, além de possuir um tempero natural e passar por um processo de defumação correto e artesanal. O segredo está na seleção da matéria-prima e no modo de preparo. “As empresas de embutidos devem seguir uma série de normativas que garantem a qualidade do produto, principalmente no que diz respeito à higiene, além de um rigoroso controle no processo de produção, desde a entrada da matéria-prima até o produto final. Como se trata de alimento, é importante ficar atento aos registros das empresas para garantir que o produto consumido tem procedência”, afirma o sócio da Olho Embutidos e Defumados, Luiz Antonio Bergamo.
A Linguiça Blumenau também é responsável por movimentar a economia da região. Na Olho Embutidos ela é o carro-chefe das vendas. Mensalmente, são produzidas cerca de 25 toneladas de linguiça, que rendem 72 mil unidades do produto final.
11° Festival Gastronômico de Pomerode
A Linguiça Blumenau é a estrela principal do evento que segue até o dia 19 de julho no Parque Municipal de Eventos de Pomerode. Todos os restaurantes foram convidados a elaborar um prato à base dessa iguaria típica da região, e eles capricharam. O público poderá conhecer e apreciar diversos pratos com o produto, desde petiscos até comida japonesa. A Olho Embutidos e Defumados, fornecedora oficial, estima vender cerca de 2 mil peças de Linguiça Blumenau durante o evento. O Festival Gastronômico está aberto de segunda a sexta-feira das 18h às 23h, aos sábados das 18h às 24h e aos domingos das 10h às 15h.
Informações para imprensa – Oficina das palavras:
Letícia Oberger – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
11º Festival Gastronômico de Pomerode
De 8 a 19 de julho
Parque Municipal de Eventos de Pomerode
Avenida 21 de Janeiro, 2150, Centro
www.avipomerode.com.br
Realização: Associação Visite Pomerode (AVIP)
Apoio: Prefeitura Municipal de Pomerode
Olho Embutidos e Defumados
www.embutidosolho.com.br
Rua Ribeirão Areia, 1822, Bairro Ribeirão Areia
Pomerode (SC)

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.