fbpx

Arte estimula desenvolvimento social das crianças

BLUMENAU (SC) - O contato com a arte, em todos os sentidos, é importante na vida de qualquer pessoa, mas especialmente na fase da infância, pois tem um papel fundamental na construção do indivíduo, como um dos mais importantes elementos para o desenvolvimento infantil.


Teatro Carlos Gomes conta com cerca de 135 alunos inscritos nas três escolas
BLUMENAU (SC) – O contato com a arte, em todos os sentidos, é importante na vida de qualquer pessoa, mas especialmente na fase da infância, pois tem um papel fundamental na construção do indivíduo, como um dos mais importantes elementos para o desenvolvimento infantil. Mesmo que a criança não vá seguir uma carreira artística, estudar música, dança ou teatro contribui para o futuro, já que, entre os benefícios estão o estímulo à criatividade, curiosidade e autoestima, o fortalecimento de valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca, através do senso crítico e estético.
Atualmente, num total de 631 alunos, o Teatro Carlos Gomes possui cerca de 135 crianças inscritas nas três escolas. Na Escola de Música, por exemplo, elas começam cedo. Bebês, acompanhados das mães, a partir dos seis meses já podem participar de aulas. Hoje, aproximadamente 80 estão no curso de Musicalização Infantil, que abrange alunos até os 11 anos. Maria Laura, de um ano e quatro meses, é uma das integrantes dessa turminha. A pequena iniciou as aulas no final de fevereiro deste ano, quando ainda tinha nove meses. “Enquanto pais, acreditamos que a música tenha um papel fundamental no desenvolvimento intelectual e cultural. Nosso objetivo também foi que a Maria Laura interagisse com outras crianças da idade dela. A convivência em grupo tem proporcionado a vivência de algumas regras sociais, como saber esperar a sua vez para receber o material utilizado, por exemplo”, comentam os pais Juliana e Pedro Floriani.
As aulas de musicalização infantil têm o objetivo de ajudar no desenvolvimento socioafetivo, cognitivo, linguístico e psicomotor. “Muitas das interações musicais feitas em aula são utilizadas pelos pais em outros momentos, como forma de acalmar, brincar e acalentar o bebê, até mesmo quando estão esperando no consultório médico ou no banho, trazendo a música para o seu cotidiano”, explica a professora de Musicalização Infantil, Carolina Coelho.
Outras formas de arte e aprendizado
O Teatro Carlos Gomes ainda traz outras opções relacionadas à arte. Na Carona Escola de Teatro as aulas iniciam a partir dos sete anos, pois os alunos precisam saber ler. Atualmente, os professores Fábio Hostert e James Beck, que são também atores da Cia Carona, ensinam 15 crianças. Já no Pró-Dança, elas podem começar mais cedo, no ballet aos três anos e no sapateado aos quatro. Hoje são cerca de 40 alunos até aos sete anos, que praticam ballet clássico com a professora Giovanna Zimmermann e sapateado com Michelle Silveira Nicoletti e Marcelle Silveira e Silva. Lívia Isotton Geyer, agora com nove anos, entrou na dança aos quatro. O envolvimento foi tão grande, que depois de dois anos no ballet, ela começou a aprender sapateado. “A dança desenvolve habilidades motoras, memória, postura e autoconfiança. Mas entre os itens principais está a socialização, a Lívia tornou-se uma criança mais independente e extrovertida depois que começou a dançar”, comentam os pais Ivana Isotton e Gerson Geyer.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Camila Tibes – [email protected] – (47) 3322-0545/ (47) 9994-1534
Teatro Carlos Gomes
www.teatrocarlosgomes.com.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.