fbpx

Artesãos e comerciantes unem tradição e vendas na Festa Pomerana

Feira Comercial, Industrial e Artesanal é um dos pontos altos da festa

POMERODE (SC) – Tradição, beleza e dedicação resumem a Feira Comercial, Industrial e Artesanal da Festa Pomerana. Angelita Hedrich, 45 anos, conta que demora cerca de um mês para organizar os itens que vai levar ao evento e mais três dias só para montar o estande. Para quem acha que isso é trabalhoso, se engana. “Estar aqui é como estar de férias para mim”, diz a artesã que há 16 anos monta seu espaço na Festa Pomerana. Além do artesanato voltado para a Páscoa, ela também vende vitrolas e rádios antigos.
            A dedicação dos artesãos é um dos pontos que a turista de Balneário Camboriú, Berta Biá, 52, mais admira. “É tudo muito bonito, muito organizado. Por mim, poderia até ser maior”, sugere. Jurgen Laustetler, 40, também se encantou com a beleza da Feira. Ele é alemão da cidade de Heimenkirch, mora em São Paulo e pela primeira vez trouxe as três filhas para a festa – que estavam em êxtase com os brinquedos e a decoração de Páscoa.
            Além dos artesãos, muitas empresas de Pomerode organizaram espaços para fechar novos negócios e estreitar o relacionamento com seus clientes. Um dos espaços mais visitados é o salão de beleza coordenado por Silvia Prada Zibell, 39. A empresa em que ela trabalha montou um estande para as mulheres que querem retocar a maquiagem durante a folia. Para mais informações sobre a programação, acesse www.festapomerana.com.br.

Encontro de Grupos Folclóricos agita a Festa Pomerana
          Nem o forte calor tirou a empolgação dos 25 grupos folclóricos que se reuniram neste sábado (15/1) na Festa Pomerana. O turista de Indaiatuba (SP), Carlos Roberto Marques, 48 anos, definiu o encontro como espetacular e diz que sempre vai voltar para a cidade. Ele não parava de tirar fotos de seus dois filhos e de sua sobrinha com os dançarinos que participavam da festa. Na programação, o desfile pela manhã abriu o terceiro Encontro de Grupos Folclóricos e, à tarde, todos se apresentaram no Pavilhão Cultural.
Marilu Taschek, 25, de São Bento do Sul era uma das mais empolgadas com a apresentação que acabara de fazer. Ela comentou que seu grupo fez de tudo para participar do evento, já que consideram essa integração fundamental para manter a cultura germânica. A confraternização entre todos os dançarinos também é o mais interessante para Denise Franzoi, 29, que veio de Joinville. Ela destaca ainda que sente aquele friozinho no estômago antes de apresentações desse tipo. “Como todos se conhecem, a responsabilidade de fazer uma boa apresentação aumenta”, argumenta. Para Helcio Hoffmann, 43, de Blumenau a apresentação de todos estava muito boa. Para ele, o ambiente sadio e familiar da Festa Pomerana é ótimo e motiva o grupo a participar do evento todos os anos.

Público

           A primeira noite da Festa Pomerana teve 4.286 visitantes e um consumo de 12.561 copos de chope. O número é maior do que na edição anterior quando na sexta-feira estiveram presentes 4.282 pessoas que consumiram 11.479 copos de chope.

Competições de Caça e Tiro

          Um dos alicerces da Festa Pomerana, os Clubes de Caça e Tiro (CCT) promoveram no sábado (15/1), o Torneio Municipal de Tiro Carabina Apoiada. A competição uniu 27 atiradores dos 16 CCTs de Pomerode. Um dos mais animados era Heinz Briese, 72 anos, que sempre participa das competições municipais e fala com alegria dos 13 anos em que é diretor de tiro de um dos Clubes. Segundo ele, os jovens têm mais motivação para participar dos torneios graças à visibilidade que a Festa Pomerana tem no Brasil. No próximo sábado (22/1), o dia é todo dedicado aos Clubes de Caça e Tiro de Pomerode.
            
Realização: Município de Pomerode e Fundação Cultural de Pomerode
Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Funturismo e ACIP
Patrocínio: Bradesco, Blucredi e Schornstein.
 
Festa Pomerana
www.festapomerana.com.br
www.twitter.com/turismopomerode
De 14 a 23 de janeiro de 2010
Parque Municipal de Eventos
Avenida 21 de janeiro, 2150 – Centro
Pomerode (SC)

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

Imag 008.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.