fbpx

Blumenau é destaque em ranking sobre universalização do saneamento

Cidade supera média de 40% no tratamento de esgoto entre as cidades de grande porte

Blumenau deve alcançar a universalização dos serviços de esgoto para toda a população até 2027. Para atingir essa meta, além da conscientização da população sobre a influência da coleta e do tratamento para a qualidade de vida, são necessários alguns quilômetros de implantação de rede, cujas obras seguem concentradas no Bairro Velha durante este ano. Mas uma pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), divulgada nesta terça-feira (18/6), atesta o trabalho realizado desde 2010 pela BRK Ambiental em toda a cidade. Naquele ano, o índice de tratamento de esgoto era de apenas 4,8% e, desde então, a cidade avançou significativamente na oferta de saneamento básico.
O Ranking ABES da Universalização do Saneamento utilizou dados dos municípios brasileiros cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Sanemanento (SNIS) até 2017, onde foram analisados cinco indicadores: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos. Com isso, o resultado revela a situação de 68% dos brasileiros, divididos em dois grupos: cidades de pequeno ou médio porte com 100 mil habitantes e de grande porte com mais de 100 mil.
Blumenau está em terceiro lugar entre as nove cidades de Santa Catarina que mais se empenham para a universalização do saneamento, categoria onde se encontram a maioria dos municípios brasileiros. As outras catarinenses na lista, por ordem, são: Florianópolis, São José, Chapecó, Criciúma, Joinville, Lages, Itajaí e Palhoça. Da última pesquisa para essa, percebe-se a evolução no índice do tratamento de esgoto blumenauense, que saltou de 33,60% para 41,36%. A posição foi definida por meio de uma pontuação calculada com os indicadores apresentados. Os números colocam a cidade acima da média nacional de 40,46%.
Cronograma para universalização
Baseado no cadastro de clientes, atualmente 44% da população possui esgoto coletado e tratado em Blumenau, com a implantação de 388 quilômetros de rede, somando um investimento de R$ 243 milhões. A expectativa é de que com as obras na região do Bairro Velha em 2019, cerca de 160 mil pessoas sejam alcançadas diretamente com o serviço, além da melhora na qualidade do Rio Itajaí-Açu, que abastece toda a região do Vale do Itajaí e já deixou de receber 19 milhões de litros de esgoto nos últimos anos.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Sabini Roncaglio – [email protected] – +55 (47) 3322-0545 / (47) 99994-1534
BRK Ambiental
ETE Fortaleza – Rua Adolfo Radunz, 380
ETE Garcia – Rua Lions Clube, 139
SAC: 0800 771 0001 / [email protected]
Site: www.brkambiental.com/blumenau
Facebook: /brk.ambiental
Twitter: /brkambiental

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.