fbpx

Brincadeiras contribuem para a educação infantil

BLUMENAU (SC) - No mês de outubro, aumenta a busca por brinquedos para as crianças.

Dia das crianças

Foto_001-2014 (Brincadeiras educativas_divulgacao Escola Barao_menor)
Venda de brinquedos educativos aumenta cerca de 30% ao ano

BLUMENAU (SC) – No mês de outubro, aumenta a busca por brinquedos para as crianças. O destaque tem ficado para os jogos educativos que registram um aumento de 30% nas vendas a cada ano, segundo dados da Associação Brasileira de Brinquedos Educativos (Abrine). De acordo com a responsável de uma das unidades da Escola Barão do Rio Branco, professora Fabiana Santos, estes números tendem a crescer ainda mais, já que pais e educadores estão optando por estimular o conhecimento dos pequenos através das diversas brincadeiras. Na infância, estas ferramentas são essenciais para colaborar na formação pessoal, profissional e social dos pequenos, pois são compreendidas pelas crianças como um meio para expressar sentimentos e pensamentos. “Esse conhecimento contribui especialmente na formação do sujeito, na interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento”, afirma a professora.
Teatrinhos, fantoches, desenhos e os mais simples objetos do dia a dia se transformam em instrumentos para estimular a fala. Já as atividades físicas, como corrida, pula corda, esconde-esconde, entre outros, estimulam a linguagem motora, que também é importante para o desenvolvimento corporal, ampliação da mobilidade e interação social. As brincadeiras podem estimular até mesmo o prazer pela leitura. Na fase infantil é possível incentivar o contato com livros através de ilustrações diversas. “O objetivo é sempre apresentar a criança a sociedade letrada, através de um ambiente alfabetizador que envolva imagens, figuras, músicas, letras, palavras e textos”, afirma a professora Patrícia Cristiane Fernandes.
Embora brincar seja atividade de criança, a professora de educação infantil, Giuliana Rovela Francisco Figueredo, relembra que as brincadeiras devem ser aplicadas de acordo com cada faixa etária. “Segundo Piaget, enquanto os menores fazem descobertas com experimentações e atividades repetitivas, os maiores lidam com o desafio de compreender o outro, criar e traçar regras comuns para as brincadeiras”, afirma.


Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Escola Barão do Rio Branco
www.escolabarao.com.br
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Velha – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.