POMERODE (SC) – Para melhorar o local de trabalho da unidade de Rio dos Cedros, a Cativa Têxtil implantou um sistema ecológico de redução de temperatura no parque fabril. O Climatizador Evaporativo é ambientalmente correto por registrar baixo consumo de água e de energia elétrica, sendo 90% mais econômico do que os aparelhos de ar-condicionado convencionais. Também não utiliza qualquer tipo de gás para funcionar. “A função do novo equipamento é trocar o ar de 20 a 30 vezes por hora, transformando água em vapor e reduzindo a sensação térmica”, explica o gerente de produção , Edi Marcos Ludvichak.
O investimento foi de R$ 45 mil e o novo sistema é um teste para futura instalação também nas outras unidades, além de Rio dos Cedros. Antes é preciso dimensionar de forma adequada o funcionamento do Climatizador Evaporativo. Nessa etapa, o aparelho deverá beneficiar 150 pessoas por turno, podendo ficar ligado por até 16 horas ao dia.
E essa não foi a única aquisição recente do setor industrial da Cativa Têxtil. Com as seis novas máquinas de tingimento, a indústria espera crescer 50% em faturamento em 2011, tendo em vista a possibilidade de terceirização dos serviços para outras empresas do segmento. Os equipamentos foram instalados em um novo fluxo produtivo, com um layout que otimiza a operação.
Recentemente, a Cativa Beneficiamento Têxtil (unidade Apiúna/SC) passou a redirecionar a água da chuva e a da retro lavagem dos filtros da estação de tratamento (Afluente) para um tanque de armazenamento, para reutilização na lavagem das esteiras da prensa desaguadora de lodo (estação Efluente). A coleta contribui com a redução no consumo de água tratada. Outro investimento recente foi a instalação da rede de retorno de água quente do resfriamento, utilizada nos processos produtivos de todas as máquinas de tingimentos, antes desperdiçada. Dessa forma, a Cativa Têxtil conseguiu a redução de energia elétrica e térmica com a reutilização do líquido em temperatura superior.
Fábrica de São Bento do Sul
Com o objetivo de fechar 2011 com 100 empregos na área de costura, a Cativa Têxtil atua nesse momento com uma unidade de negócios privada para formar mão de obra especializada no Norte de Santa Catarina. A abertura da nova unidade foi em novembro de 2010 e a empresa têxtil já conta com 30 pessoas atuando no local. No treinamento conjunto, a Cativa fornece material para a produção de até 500 peças e os monitores ensinam modelos parecidos com os que são produzidos na indústria com sede em Pomerode.
Aprimorar o dia a dia de trabalho tem sido uma constante na Cativa Têxtil. Por isso a equipe industrial tem focado no Lean Manufactoring, pós-graduação que ensina a trabalhar com menos esforço, fazendo mais. Este ano, serão nove profissionais participando do curso, e toda a equipe imbuída dessa nova filosofia. “Formamos grupos denominados Kaizens, que nada mais são do que uma forma de cobrar de todos os colaboradores esse espírito de otimização dos trabalhos até que isso se torne parte da cultura da empresa”, comenta o gerente de produção, Edi Marcos Ludvichak.
Cativa Têxtil
Rua Hermann Ehlert, 320, Pomerode (SC)
Fone/Fax: 55 (47) 3387-9999
www.cativa.com.br – institucional e loja online
Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC