fbpx

Chope e comida típica são destaques na Festa Pomerana 2015

POMERODE (SC) – Falta pouco para a Festa Pomerana 2015. O evento, realizado entre os dias 16 e 25 de janeiro, deve surpreender moradores e visitantes pela 32ª vez.

Familia

Aprenda a harmonizar chope e culinária alemã para aproveitar os sabores do evento que começa dia 16 de janeiro
POMERODE (SC) – Falta pouco para a Festa Pomerana 2015. O evento, realizado entre os dias 16 e 25 de janeiro, deve surpreender moradores e visitantes pela 32ª vez. Além dos desfiles e competições típicas, encontro nacional de grupos folclóricos e apresentações culturais, a gastronomia alemã e o chope artesanal prometem roubar a cena novamente. A Schornstein, marca do chope oficial do evento, deve vender ainda mais que na edição anterior, quando foram consumidos 25 mil litros da bebida.  O público poderá degustar cinco estilos da artesanal de Pomerode: Pilsen, Weiss, IPA, Bock e Imperial Stout. Mas como saber combinar cada um deles com os tantos pratos típicos servidos na festa? Conheça mais sobre cada um dos tipos e dicas de como harmonizar com diferentes itens do cardápio germânico.
Pilsen: Do tipo lager, com 4,5% de teor alcoólico, de cor dourada, representa bem a tradição europeia na fabricação de cervejas de alta qualidade. Tem um aspecto mais consistente e sabor caracterizado por um leve amargor e aroma. Indicado para apreciadores exigentes. Perfeito para ser saboreado com salsichas, conhecidas como bockwurst.
Weiss: Com 5% de teor alcoólico, é uma cerveja de trigo de cor âmbar clara, aspecto turvo, com excelente formação de creme. Apresenta o característico aroma do estilo, com banana e cravo em evidência e ainda notas cítricas. Seu sabor é marcante e muito agradável, cerveja leve e muito refrescante. Já ouviu falar do famoso Eisbein ou Joelho de Porco, tão tradicional na culinária alemã? Fica ainda mais saboroso se acompanhado com o chope Weiss.
IPA: É uma cerveja forte e escura do estilo India Pale Ale, medalha de ouro no Festival da Cerveja de 2014. Com 6,8% de teor alcoólico, apresenta coloração âmbar, é brilhante e exibe um denso creme. Aroma floral, cítrico e frutado. É refrescante, mostrando notas condimentadas e o característico amargor do estilo. Essa bebida é perfeita para harmonizar com o Hackepeter, um prato feito à base de carne crua e especiarias, um dos mais pedidos da festa e tradicional na culinária alemã.
Bock: Forte e robusta com 7% de teor alcoólico. É avermelhada e mostra uma bela e cremosa espuma de cor castanha clara. Aroma agradável que combina notas carameladas, madeira e tostado. Características que se mostram na boca, com um toque levemente adocicado, alcoólico e muito encorpado. A bebida combina com o famoso Marreco Recheado, item indispensável do cardápio germânico.
Imperial Stout: Com 8% de teor alcoólico, apresenta-se preta com creme denso, castanho e persistente. Seu aroma remete a café, chocolate, caramelo e tostado. Seu paladar mostra as características dos maltes torrados, com textura aveludada, levemente amarga e adocicada. Cerveja forte, muito encorpada. Características perfeitas para serem combinadas com os doces servidos na Festa Pomerana, como o apfelstrudel. Sim, ao contrário do que muitos pensam, o chope cai bem com sobremesas. O Imperial Stout também acompanha salgados como carnes vermelhas.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1484.
Schornstein
www.schornstein.com.br
Rua Hermann Weege, 60, Centro, Pomerode (SC)

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.