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Cinco estratégias lúdicas que tornam o contato com os livros ainda mais prazeroso

Abril é marcado pelo Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado na terça-feira (18/4).

Foto_001-2016 (Casinha da leitura_menor)

Casinha da Leitura, estimular os pequenos para lerem para os mais jovens, entre outras ações são citadas pela educadora da Escola Barão como ações que inserem o hábito de ler no cotidiano das crianças

Abril é marcado pelo Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado na terça-feira (18/4). Em muitos casos é ele que insere as crianças no universo da leitura, as convida para uma viagem pelo mundo da imaginação e ajuda na aprendizagem das novas gerações. Como o livro é um importante elemento para o desenvolvimento daqueles que passam pela infância, educadores indicam estratégias lúdicas de inserção da leitura no cotidiano das crianças. “É preciso que a criança descubra que a literatura lhe traz conhecimento, criatividade e muita cultura. O universo da leitura proporciona um amplo desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Possibilita ampliação de vocabulário, de repertório cultural, de imaginação, de compreensão de sentimentos”, afirma a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola Barão, Sônia Meri Roders. A educadora afirma que as estratégias podem ser aplicadas no cotidiano escolar ou até mesmo em casa. Confira algumas sugestões:
Lerem entre si: estimular as crianças mais velhas, que tenham entre oito e 11 anos a ler uma obra infantil para aqueles que ainda não são alfabetizados pode diminuir a timidez, a insegurança e até as dificuldades de contato com o público.
Casinha da Leitura: criar ambientes prazerosos para que a criança tenha acesso à leitura, escolhendo obras que sejam do seu interesse.
Dia de ler: estipular um dia para que os pequenos leitores parem tudo o que estão fazendo para dedicarem alguns minutos para a leitura de uma obra da sua escolha. Inserir o hábito na rotina transmite segurança e tranquilidade às crianças, o que torna a prática ainda mais encantadora.
Ouvir histórias e manusear livros: a educadora conta que ao ouvir um conto, a criança desenvolve a oralidade. Quando manuseia a publicação, seja com gravuras ou não, é possível observar a escrita, interpretar situações, desenvolver a criatividade, a curiosidade e o prazer pela leitura.
Publicação compartilhada: a ideia é estimular as crianças a escreverem ou desenharem histórias e entregarem aos seus colegas para que eles levem para casa e acrescentem informações que tenham interesse. A professora da Escola Barão afirma que esta atividade desenvolve a oralidade e a expressão.

Foto_002-2016 (Casinha da leitura_menor)

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 99994-1265.
Escola Barão do Rio Branco
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau (SC)
Unidade Jardim Blumenau – Rua Nereu Ramos, 845, bairro Jardim Blumenau – Blumenau (SC).

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