fbpx

Círculo possui tecnologia que economiza mais de 90% de água

Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em email
Boas práticas ambientais na Círculo S/A

Círculo possui tecnologia que economiza mais de 90% de água. Redução do uso de energia e de toneladas de produtos químicos, entre muitas outras iniciativas, também garantem mais sustentabilidade à empresa que é certificada com boas práticas

Cada vez mais as empresas estão buscando soluções que geram menos impacto ao meio ambiente. Não é à toa que o termo ESG (do inglês Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), que recomenda práticas para uma administração e gestão responsável, está em alta e ganhando mais espaço. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), é importante conhecer medidas que promovem grandes resultados na preservação e cuidado com este bem tão precioso. A Círculo S/A, indústria têxtil que é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, já adota em diversos processos e produtos ações sustentáveis que são certificadas por diferentes entidades reconhecidas e movimentos que atuam em prol do bem do planeta.

A começar pelo Dye Clean, um processo que reutiliza os banhos de tinturas das linhas da Círculo S/A, mantendo a mesma qualidade da cor e da estrutura do fio. A técnica, também conhecida como tingimento limpo, foi adaptada de forma inovadora e, hoje, a empresa catarinense é a única fabricante brasileira de fios que aplica este processo. “Ela permite que a água do mesmo banho possa ser utilizada para vários tingimentos sem a necessidade de ser totalmente trocada, o que gera uma economia de 90,92% de água nos fios em que o processo foi implementado. Em um ano, a Círculo S/A deixou de utilizar 90 toneladas de produtos químicos. A tecnologia do Dye Clean impactou a empresa de diferentes formas, como a redução da salinização do efluente enviado ao Rio Itajaí-Açu, a redução de captação de água do rio, a diminuição de geração de lodo para o aterro sanitário, além de contribuir para a Política de Eficiência Energética, garantindo menor consumo de energia, água e vapor. A Círculo S/A é a única a tingir fio mercerizado com esta tecnologia no país”, explica Felipe Vidoto Dutra, coordenador de P&D.

Círculo possui tecnologia que economiza mais de 90% de água

Círculo possui tecnologia que economiza mais de 90% de água

O selo eureciclocertifica a empresa pela logística reversa de embalagens pós-consumo, através de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros. É uma garantia de que a marca investe no desenvolvimento da cadeia de reciclagem por meio da compensação ambiental de pelo menos 22% das suas embalagens, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Já o movimento Sou de Algodão surgiu em 2016 para despertar a consciência coletiva a respeito da moda e consumo sustentável. Reúne agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil para acompanhar e incentivar a jornada do algodão ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente responsável. A Círculo S/A participa desde 2020, reforçando o seu posicionamento de valorização e cuidado com a escolha da matéria-prima e de seus processos de produção.

A Círculo S/A está na etapa final para conquistar a certificação internacional OEKO-TEX, que exige uma série de testes e análises de amostras para comprovar que os produtos usados pela indústria têxtil não possuem substâncias nocivas que possam provocar danos à saúde. O objetivo é garantir confiança e segurança nos produtos desenvolvidos. A certificação é renovada anualmente, bem como os critérios que são revisados com a mesma frequência. A OEKO-TEX reúne 17 institutos independentes na Europa e no Japão, que desenvolvem métodos de teste e valores-limite para a indústria têxtil, para dessa forma, manter um padrão de qualidade dos produtos.

“Além de todas essas medidas, vale destacar o Inventário de Gases do Efeito Estufa, que fizemos para termos o indicador e planejar quais ações a empresa pode realizar para reduzir a quantidade de CO2 por quilo produzido. Hoje, estamos com 0,26 quilo de CO2 por quilo de fio produzido. A média das indústrias têxteis que possuem inventário está em 0,28 quilo de CO2 por quilo de produto. Estamos também em processo de acreditação pelo GHG protocol, que garantirá um registro dessas ações e um selo para utilizarmos em nossos produtos. Todas essas ações são bases para implementação do nosso sistema ESG e um alinhamento estratégico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, completa Dutra.

Círculo possui tecnologia que economiza mais de 90% de água

Produtos sustentáveis

O fio Barroco Natural da Círculo S/A é feito de algodão cru (100% da composição), não é tingido e nem alvejado. É produzido de forma ecológica, sem alteração da qualidade. Isso significa que o processo de fabricação economiza água, produtos químicos, energia e torna a quantidade de resíduos da produção praticamente inexistente. Possui diferentes espessuras, para oferecer mais qualidade e rendimento aos projetos, além de massa pura e fibras longas, o que garante uma durabilidade muito maior às artes manuais.

O barbante Apolo Eco é mais um produto da marca que tem a característica sustentável, composto de 85% algodão e 15% de outras fibras recicladas do processo têxtil. Possui três espessuras distintas, que servem para diversos projetos, obtendo resultados diferentes. É indicado, principalmente, para a confecção de peças de decoração e de acessórios, como bolsas de praia, por exemplo.

Os novelos dos fios da família Amigurumi são transportados dentro do plástico de acondicionamento, feito com resíduo do plástico descartado pela Círculo S/A, que é reciclado e recebe essa nova utilidade. Esse diferencial é identificado com um selo na embalagem de conservação e transporte dos fios.

Círculo possui tecnologia que economiza mais de 90% de água

Círculo possui tecnologia que economiza mais de 90% de água

Uniformes confeccionados com material reciclado

Pequenos gestos, que provoquem menor impacto ao meio ambiente, são importantes e fazem parte da cultura da Círculo S/A. Além de todas as medidas e certificações aplicadas na parte de processos, controle de qualidade e produtos, a apresentação da marca também mostra esse cuidado. Os colaboradores usam uniformes nos eventos que são confeccionados com algodão orgânico e as estruturas dos estandes são, em sua maioria, feitas de pallets reaproveitados.

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Inteligência em Comunicação e Conteúdo (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.