fbpx

Com gestão participativa, empresas acatam ideias de colaboradores para melhorar resultados

APIÚNA/BLUMENAU (SC) - Para fazer com que os colaboradores se tornem peças-chave no sucesso dos negócios, muitas empresas vêm criando programas diferenciados e que estimulam a equipe a encontrar caminhos para implementar melhorias no ambiente de trabalho, mostrando que todos ganham com isso.

empresa

Um dos projetos do GP Melhoria Contínua trouxe economia de R$ 500 mil para a Brandili
APIÚNA/BLUMENAU (SC) – Para fazer com que os colaboradores se tornem peças-chave no sucesso dos negócios, muitas empresas vêm criando programas diferenciados e que estimulam a equipe a encontrar caminhos para implementar melhorias no ambiente de trabalho, mostrando que todos ganham com isso. Um exemplo é o Grande Prêmio Melhoria Contínua, realizado pela Brandili. O programa é uma forma de reconhecimento e também de recompensa destinado aos colaboradores que transformam ideias em ações efetivas de melhoria.  “Queremos promover uma gestão mais participativa e ampliar o potencial criativo de nossas equipes, valorizando as iniciativas dos colaboradores que se dedicam para implementar mudanças positivas. Mais do que integrar os colaboradores e incentivar para que voltem seus olhares para oportunidades de melhorias dentro da empresa, queremos reconhecer a capacidade de construção de alianças para implementar novas práticas e estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. O programa dá força para que a proatividade gradualmente ganhe espaço, influenciada pelos bons exemplos”, comenta o diretor geral da empresa, Eduardo Bertoldi de Salvo.
A receptividade da equipe é tão grande que o programa está indo para a quinta etapa neste ano, sendo dividido em duas categorias para atender a todos os projetos. Um dos destaques é o colaborador Cleber Uler, de 33 anos. O analista de Expedição está há 17 anos na Brandili e ficou em primeiro lugar na categoria dos projetos tangíveis, que podem ser mensurados, e representam redução de custos e/ou ganho de receita para a empresa. O projeto foi realizado na matriz da empresa, em Apiúna (SC), otimizando o layout das estantes convencionais, onde ficam alocadas as caixas que irão para a expedição automatizada. Ao analisar a estrutura, junto com o colega Marcelo Lamim, auxiliar Administrativo da Expedição, os colaboradores chegaram à conclusão de que não precisaria aumentar a quantidade de estantes no local, mas sim, reestruturar o layout de distribuição das prateleiras. O projeto, apresentado em maio de 2015, gerou uma economia em torno de R$ 500 mil para a Brandili, baseado no custo que seria necessário para acomodar a quantidade de mercadorias adicionais que couberam no mesmo equipamento. Junto com outra equipe de trabalho, Cleber também apresentou um projeto em 2014, ficando entre os três primeiros colocados e indo para a finalíssima. Agora, ele aguarda novamente a etapa final do programa, marcada para novembro deste ano. “Estamos felizes e bem confiantes em ficar com uma boa posição, mas não tem como saber qual será o resultado final. Já estamos pensando em novos projetos para as próximas edições. Sempre temos pontos que podem ser melhorados. Trabalhamos  diariamente em cima disso”, comenta.
Conheça mais sobre o GP
– Grande Prêmio da Melhoria Contínua, mais conhecido como GP.
– São realizadas duas edições anuais e uma finalíssima com os destaques das etapas classificatórias.
– O reconhecimento é por ideias implementadas e colocadas em prática, que trouxeram bons resultados para a companhia.
– Participam colaboradores da Brandili das unidades de Apiúna, Blumenau e Otacílio Costa. Cargos de Liderança (supervisores, coordenadores, gerentes e diretores) não participam, apenas apoiam e incentivam a execução dos projetos.
– Dividido nas categorias tangível/quantitativa e intangível/qualitativa. A tangível/quantitativa abrange projetos que representam redução de custos e/ou ganho de receita para a companhia, a classificação se dá pelos resultados financeiros apresentados. Já na intangível/qualitativa, cada projeto é avaliado de acordo com os seguintes critérios: benefícios aos colaboradores – clima (geral da empresa); melhoria no ambiente físico de trabalho (estrutural); fazer melhor primeiro (proatividade); benefícios para a sociedade; benefícios para a criança; benefícios para a shopper (mãe); benefícios para o lojista.
– Premiações: vale-compras, dias de folga, troféus, camisas personalizadas, medalhas (pins), conforme colocação.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Camila Tibes – [email protected] – (47) 3322-0545/ (47) 9994-1534
Brandili
www.brandili.com.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.