fbpx

Como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos

Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em email
Como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos

Como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos. Você pode acessar o Gerenciador de Negócios através do link: https://business.facebook.com/ 

O Gerenciador de Negócios é a melhor forma de administrar suas atividades profissionais no Facebook, no Instagram e até mesmo do Whatsapp em um só lugar. Diferente de muitas ferramentas que existem, ele é gratuito e da empresa Meta, o que evita muitas dores de cabeça e problemas técnicos de bloqueio de ferramentas de terceiros (depois de escândalos como o Cambridge Analytica, a empresa Meta restringiu bastante o acesso de outras plataformas no Facebook e no Instagram). Por isso, neste artigo vamos te mostrar como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos.

Seja para economizar tempo ou concentrar todos os ativos no mesmo lugar, a maior vantagem do Gerenciador de Negócios é em relação ao gerenciamento de equipe. Nele, você pode adicionar seus colaboradores ou mesmo prestadores de serviço externo, com diferentes níveis de autorização para realizar as atividades e sem a necessidade de compartilhar senhas – algo tão importante hoje em dia.

Infelizmente muitas pessoas ainda não usam o Gerenciador de Negócios, seja por desconhecimento das possibilidades ou dificuldades nas configurações. Para ajudar, você encontra aqui uma forma rápida de configurar a sua conta e ligar os seus ativos (perfil, página, conta de anúncios e muito mais). Mas antes disso, é preciso entender o que é o Gerenciador de Negócios.

Para que serve o Gerenciador de Negócios?

O Gerenciador de Negócios também é conhecido como Meta Business Suite e oferece uma série de opções para ajudar com seus conteúdos nas plataformas sociais. Com ele, você pode:

– Gerenciar as suas caixas de entrada em um só lugar: você pode conferir e responder mensagens e comentários do Facebook, do Instagram e do Messenger, seja de forma manual ou mesmo criando uma série de respostas automáticas para agilizar o processo.

– Publicar em várias plataformas: você pode publicar ou programar suas postagens no Facebook e no Instagram, tanto no feed, quanto nos stories (com a versão Business Suite). Além disso, há a possibilidade de criar um fluxo de rascunhos, para estabelecer uma rotina de revisões antes de publicar.

– Criar Anúncios: você pode fazer o tráfego pagode uma maneira mais organizada, concentrando as Contas de Anúncio no seu Gerenciador de Negócios e ter ferramentas mais avançadas para fazer os planejamentos, tanto de postagens do Facebook, como do Instagram, em posicionamentos diferentes.

Primeiro Passo para Criar um Gerenciador de Negócios: aprenda como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos

Como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos

1. Você deve acessar www.business.facebook.com, com o seu perfil pessoal do Facebook logado.

2. Na página que abrir, clique no botão azul no canto superior direito em CRIAR CONTA

3. Insira o nome da sua empresa, seu nome e o endereço de e-mail profissional. Importante! Não é possível usar um e-mail grátis, como @gmail ou @hotmail. É preciso ser um e-mail ligado a um domínio próprio @nomedasuaempresa. Depois de preencher, clique em ENVIAR.

4. Insira os detalhes da empresa solicitados e clique em ENVIAR.

Segundo passo para adicionar pessoas ao Gerenciador de Negócios

Como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos

1. Depois de clicar em enviar, você será direcionado para uma página parecida com a exibida acima.

2. Nela, você já encontra todos os atalhos para as principais ferramentas de gerenciamento, mas antes disso é preciso ligar os seus chamados ativos.

3. No canto inferior esquerdo, há um ícone em forma de RODA DENTATA, chamado CONFIGURAÇÕES DO NEGÓCIOS. Clique nele.

Como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos

4. Você será levado para uma página similar a exibida acima. Nela, você deve configurar Usuários (pessoas responsáveis pelas funções da sua página) e Contas (Páginas, Contas de Anúncios, Contas do Instagram…).

5. Na primeira delas clique em USUÁRIOS > PESSOAS. Na tela que abrir (como na imagem acima), clique em ADICIONAR (botão azul) para convidar as pessoas responsáveis. Nesta etapa você deve colocar o e-mail do perfil do Facebook da pessoa e atribuir uma função: ACESSO DE FUNCIONÁRIO para pessoas que vão fazer apenas algumas funções específicas ou mesmo prestadores de serviço, como uma agência / ACESSO DE ADMINISTRADOR é o nível mais alto, que a pessoa pode controlar tudo o que está ligado ao Gerenciador de Negócios (inclusive remover outras pessoas, por isso o acesso de administrador só deve ser dado para pessoas de confiança ou prestadores de serviço que assumam a responsabilidade.

Terceiro passo para configurar um ativo (página do Facebook, por exemplo)

Como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos

1. Depois de adicionar as pessoas, você deve adicionar seus ativos. Aqui vamos usar como exemplo adicionar uma página do Facebook.

2. Para isso, é necessário em primeiro lugar ser Administrador da Página do Facebook (verifique em Funções Administrativas da Página) e a página não ter ninguém como Proprietário ainda.        

3. Para adicionar a página, clique em CONTAS > PÁGINA. Na tela que abrir clique em ADICIONAR (botão azul) e analise as opções. A primeira opção ADICIONAR PÁGINA é ideal para quem é dono da página do Facebook e quer mais controle. A segunda SOLICITAR ACESSO é normalmente usado por prestadores de serviço e agências. Já a terceira CRIAR é caso você ainda não tenha uma página profissional no Facebook.

4. O mesmo processo descrito acima também serve para os demais ativos em CONTAS, como Contas de Anúncios e Contas da Instagram.

Quais os próximos passos para saber como configurar o Gerenciador de Negócios em três passos básicos?

O Gerenciador de Negócios oferece uma série de ferramentas para você fazer o uso profissional do Facebook e Instagram. Mas, para isso, é preciso ter dedicação para explorar todas as possibilidades ou contar com o apoio profissional.

A boa notícia é que a Oficina das Palavras oferece serviços de consultoria e treinamento personalizado para você ou sua equipe aprenderem a usar todo o potencial do Gerenciador de Negócios, através de encontros focados e práticos, com demonstrações ou mesmo a configuração direta para aprender enquanto vê.

Ficou com alguma dúvida de como configurar o básico do seu Gerenciador de Negócios? Quer aprender as funções avançadas? Entre em contato com a gente por aqui.

Texto de Joel Minusculi, jornalista e especialista em Mídias Sociais que vive mergulhado em todas as atualizações das plataformas e navega por várias planilhas de análise de dados. Tem experiência com páginas, perfis, sites e blogs de vários segmentos, desde venda de pneus, passando por barcos que dão a volta ao mundo, até de apartamentos de luxo. Nas horas vagas gosta de buscar inspiração em games, seriados e outras coisas legais.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.