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Como criar uma estratégia de Marketing de Influência

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Como criar uma estratégia de Marketing de Influência

Antes de começar a falar sobre como criar uma estratégia de Marketing de Influência, é preciso relembrar um pouco sobre esse método. O Marketing de Influência é basicamente as ações realizadas com influenciadores e produtores de conteúdo que já conversam com o público que sua empresa quer atingir, gerando assim maior visibilidade e confiabilidade para sua marca.

Para que essas ações sejam um verdadeiro sucesso é preciso ficar atento a algumas estratégias que farão toda a diferença. Leia o texto até o final para não perder nenhuma dica.

Conheça seu público

É preciso ter o seu público com muita clareza na hora de criar uma estratégia de Marketing de Influência. Cada produtor de conteúdo tem um nicho específico, seja lifestyle, esporte, viagem, culinária, moda e beleza, jogos, entre outros, e por isso é preciso entender o que sua empresa oferece, qual problema ela soluciona? Qual o público que você quer atingir? E esses são apenas passos básicos, para que comece a fazer sua pesquisa de influenciadores. Entender isso e escolher um influencer que realmente converse com sua marca faz toda a diferença.

Como criar uma estratégia de Marketing de Influência
Fotos: Freepic

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Como criar uma estratégia de Marketing de Influência: tenha os objetivos em mente

Uma das dicas mais importantes de como criar uma estratégia de Marketing de Influência é essa: defina bem os objetivos que quer alcançar com esta ação. Seja a divulgação de um produto, ou da própria marca, lançamentos, gerar leads, etc. Tendo os objetivos traçados, é necessário começar a estruturar um plano de ação pensando no orçamento disponível, como a ação vai aproximar do seu objetivo e como a ação deve ser trabalhada são apenas alguns pontos a serem levados em consideração.

Conheça os influenciadores

Os influenciadores já tomaram conta da internet, literalmente! Existem desde os nano (com até 5mil seguidores) até os macro (com milhares/milhões de seguidores), mas não se iluda com os números, é preciso muito mais que isso para escolher um produtor para trabalhar com sua empresa. Algo muito importante é o engajamento, que mostra se o conteúdo produzido por esse influencer realmente conversa com seu público, se tem interação. Afinal de contas, não adianta ter milhões de seguidores que não são reais, que não interage com o conteúdo gerado. Neste sentido, as ações com micro influenciadores, inclusive tem crescido, pois o engajamento que possuem mostra como eles realmente atingem seu público alvo.

Como criar uma estratégia de Marketing de Influência

Defina também as redes sociais que mais conversam com seu público

Hoje o que não faltam são redes sociais, mas é preciso ter em mente que cada uma fala com uma determinada faixa etária; um público diferente. Então, além de definir o influenciador, é preciso também ver em qual rede social você irá investir. Podem ser todas, se isso for atingir seu público, mas pode ser apenas uma também. Por exemplo, o público do Instagram não é o mesmo do TikTok. E, claro, o influenciador cobrará por cada trabalho que fizer em cada rede diferente, pois com formatos distintos, é preciso criar um conteúdo específico para cada uma. Por isso, vale a pena ver em qual rede social seu público alvo está, e investir nela.

Crie um briefing junto com o influenciador entre as dicas sobre como criar uma estratégia de Marketing de Influência

Você já definiu seu público, seus objetivos e também escolheu qual influenciador mais conversa com sua marca. Uma vez que a parceria foi firmada, é preciso criar um briefing junto ao influencer para definir como será a divulgação. A empresa pode definir os detalhes que gostaria que fossem citados, mas é preciso lembrar também de ouvir o influenciador, pois ele conhece o próprio público que o segue e sabe as formas de divulgação que mais podem funcionar. Não vai adiantar contratar um influencer se não deixar também com que ele tenha sua liberdade criativa, isso faz toda a diferença. Por isso é importante uma reunião de briefing, assim você pode falar sobre seus objetivos e trocar ideias com o produtor de conteúdo sobre como ele pode ser aplicado da melhor forma.

Defina também as redes sociais que mais conversam com seu público

Acompanhe os resultados como última dica sobre como criar uma estratégia de Marketing de Influência

Para fechar nossa lista de como criar uma estratégia de Marketing de Influência, uma dica de ouro: acompanhe todos os resultados da sua campanha. Uma boa dica é usar as hashtags que irão facilitar sua vida na hora de monitorar a ação. Também é importante solicitar as estatísticas do influenciador referente a ação (lembre-se de deixar isso acordado de início), assim poderá ver o real alcance das publicações. Observar de perto os resultados é extremamente importante para planejar as próximas ações, entendendo o que funcionou ou não.

Agora você já sabe como criar uma estratégia de Marketing de Influência e sua importância para seu negócio. Essas são apenas dicas básicas, mas você pode contar com o apoio de profissionais especializados que farão todo esse processo, ainda mais aprofundado, garantindo excelentes resultados. Aqui na Oficina das Palavras, nós somos experts no assunto, então pode contar com a gente. Entre em contato, ou deixe uma mensagem e vamos conversar sobre a melhor estratégia para seu negócio.

Texto de Elaíse Cidral, cuja paixão pelos livros e por contar histórias a fez ingressar no Jornalismo. Elaíse trabalhou em rádio e televisão, onde atuou desde a produção até a apresentação. A especialização em Gestão em Comunicação Empresarial tem ampliado sua área de conhecimento. A experiência anterior e os contatos com a imprensa regional e estadual auxiliam ainda mais sua atuação na Oficina como criadora de conteúdo.

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