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Como divulgar minha empresa na TV

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Como divulgar minha empresa na TV

Como divulgar minha empresa na TV

Impulsionados pela pandemia, nos últimos dois anos os streamings marcaram presença nas casas dos brasileiros. Logo, surge a dúvida se ainda vale a pena o investimento nos anúncios em programas e comerciais de televisão. A resposta é sim! Neste artigo, você descobrirá o porquê e três possibilidades que respondem à pergunta “como divulgar a minha empresa na TV?

Mesmo com o avanço dos aplicativos de séries e filmes, a pesquisa mais recente da Kantar Ibope, principal empresa responsável pelos índices de audiência no Brasil, com dados de 2020, revela que 82% dos brasileiros entrevistados preferem acompanhar as notícias e grandes eventos, como campeonatos esportivos, pela televisão. Além disso, no mesmo ano, mais de 204 milhões de brasileiros assistiram televisão, deixando o aparelho ligado diariamente por mais de sete horas, 37 minutos a mais que no ano anterior. Nesse sentido, 2022 será um grande ano para a televisão, com eleições e copa do mundo.

E se engana quem acredita que a televisão é um canal de informações ou passatempo apenas dos cringes. É só analisar a repercussão que os programas de auditório, jornais, reality shows e novelas têm nas redes sociais, como Instagram e TikTok, um ambiente movimentado, em sua maioria, por pessoas mais jovens.

Após compreender sobre o uso de um dos meios de comunicação mais antigos nos dias atuais, falta saber a melhor maneira de divulgar o seu negócio e como colocá-lo na televisão. Confira:

1. Como divulgar minha empresa na TV? Com a ponte entre você e os veículos de comunicação

Como divulgar minha empresa na TV? Com a ponte entre você e os veículos de comunicação

A assessoria de imprensa é uma das principais respostas para quem está procurando saber “como divulgar a minha empresa na TV?”. Se você já assistiu a uma entrevista na televisão com o seu concorrente sobre um assunto que você também poderia participar, precisa conhecer os serviços do assessor de imprensa. Para entender mais, estamos vivendo a era da reputação. Cada vez mais os empreendedores precisam entender a importância de aparecer, mostrar positivamente a sua imagem e o seu negócio. Na maioria das vezes, a credibilidade e o retorno impactam mais quando o responsável pela empresa se mostra expert nos seus produtos e temas relacionados do que um comercial tradicional no meio da programação.

O contato com a mídia televisiva é um dos serviços oferecidos pela assessoria de imprensa. Após conhecer a empresa, seus diferenciais e anseios, o assessor de imprensa faz uma curadoria de temas relevantes e desenvolve uma estratégia de divulgação. A partir dela, produz releases e sugestões de pautas que serão divulgados entre os veículos, de maneira espontânea, isso quer dizer, sem precisar investir dinheiro pelo espaço. Contar com esse especialista proporciona inúmeras vantagens, pois ele entende das técnicas e processos para direcionar a sugestão espontânea para programas certeiros, que tenham interesse no assunto na sua programação, aumentando as chances de conquistar o espaço e, consequentemente, atingir um público que faz sentido com os serviços da empresa.

Além disso, como existe uma proximidade entre o assessor de imprensa e os produtores, repórteres e até mesmo apresentadores, também é comum os próprios profissionais da imprensa procurarem pelo assessor em busca de cases para uma determinada matéria. Assim, a assessoria de imprensa se torna uma ponte entre os veículos de comunicação e os seus clientes.

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2. A sua empresa no horário nobre da programação

2. A sua empresa no horário nobre da programação

Quantas vezes você adquiriu um produto após ver o comercial na televisão? Afinal, como diz aquele velho clichê, “a propaganda é a alma do negócio”. Além da assessoria de imprensa, outra maneira de colocar a sua empresa na televisão é por meio da publicidade. Neste caso, conquistar o sonhado espaço é mais fácil, pois ele é pago e passa por tratativa comerciais.

Mas, cuidado! Vale lembrar que não adianta nada investir na compra do horário nobre na maior emissora se a publicidade não chamar atenção do seu público. Adequação de conteúdo e audiência são fundamentais. Por exemplo, se o produto é para o público infantil, escolha veicular quando a programação for destinada para os pequenos. No caso de produtos para homens, por exemplo, que tal apostar no intervalo do futebol?

Para realizar a adequação do conteúdo com os telespectadores, e assim conquistar melhores resultados nas vendas, a dica é contar com as estratégias dos especialistas nesse mercado. Assim, mesmo não sendo obrigatório, a maioria das marcas prefere contratar uma agência, que também será responsável pelo intermédio entre a emissora, o produtor audiovisual, diretores e equipes.

A agência, após conhecer a empresa e o produto que será divulgado, montará uma estratégia e apresentará ao cliente. Com os espaços publicitários, o contratante poderá escolher os horários, datas e até detalhes como cores, design e palavras-chaves na campanha. É sinalizado como um conteúdo comercial.

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3. Como divulgar a minha empresa na TV? Conquiste a atenção para a sua marca

3. Como divulgar a minha empresa na TV? Conquiste a atenção para a sua marca

Agora que você conhece as duas principais maneiras de colocar a sua empresa na televisão, já ouviu falar em Branded Content? O termo, que em português significa conteúdo de marca, está sendo destaque na hora de criar um conteúdo televisivo e reúne informação, entretenimento e publicidade. O desafio é ir além de uma simples divulgação de algum produto específico, mas chamar atenção para a marca, com uma história que engaje e provoque identificação o público, através de um conteúdo envolvente, relevante e de qualidade.

Para tornar isso possível, toda a ação precisa ser bem pensada e estruturada. O primeiro passo para criar a estratégia de conteúdo em torno da marca e não do produto é identificar a persona que procura atingir. Ao invés de criar um material padrão de propaganda, que provavelmente será ignorado pela audiência, se bem estruturado, ele passa a ser direcionado para o público-alvo. Lembrando, de nada vale contratar o horário nobre e senão aproveitá-lo ao máximo.

Exemplos de cases de Branded Content que costumam fazer sucesso são os comerciais de grandes marcas em comemoração ao Natal e Ano Novo. São marcas que optaram por fazer algo especial, muitas vezes mostram sutilmente os produtos, com materiais que realmente despertam a atenção, cativam e muitas vezes até viralizam nas redes sociais.

Por fim, o segredo é o resultado final despertar interesse e casar com a proposta de valor da empresa em questão, posicionando a marca na mente do consumidor. Criatividade é fundamental, mas o conhecimento das regras e estratégias de comunicação também é necessário, você pode contar com os criadores de conteúdo da assessoria de imprensa nessa produção.

Extra: Branded Content x Marketing de conteúdo

É normal surgirem dúvidas sobre as diferenças entre o Branded Content e marketing de conteúdo, ambos realmente são similares, mas têm as suas características próprias. O Branded Content segue a estratégia de fortalecer a divulgação e o posicionamento da marca para os clientes e possíveis novos clientes, sem necessariamente gerar vendas imediatas ou criar aquela vontade por um produto. Já o marketing de conteúdo também atua desenvolvendo a marca, mas pensando em educar a audiência sobre um produto ou serviço específico, gerar leads e desenvolver parcerias estratégicas, por exemplo.

Agora que você tem as respostas de “como divulgar a minha empresa na televisão?”, se precisar do auxílio para emplacar o seu negócio, entre em contato com a gente. Precisa de mais orientações? Estamos prontos com estratégias pensadas exclusivamente para te auxiliar em todas as etapas.  

Texto de Victória Girotto, criadora de conteúdo e jornalista em constante atualização na área de Marketing Digital. Victória iniciou sua carreira na Oficina das Palavras, onde atua como criadora de conteúdo e pôde confirmar a paixão pela assessoria de imprensa descoberta na faculdade. Conectada desde nova, adora escrever para redes sociais e já contribuiu com blogs de diversos segmentos, incluindo moda, viagem e até de serviços hidráulicos. E por falar em viagem, seu lugar preferido no mundo é no carro, ônibus ou avião para um novo destino, sempre fotografando cada detalhe

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