fbpx

Como se preparar para um intercâmbio?

Como se preparar para um intercâmbio? Beto Bihari, organizador da Expo Intercâmbio, lista as seis principais dicas para planejar uma experiência internacional

Como se preparar para um intercâmbio? Beto Bihari, organizador da Expo Intercâmbio, lista as seis principais dicas para planejar uma experiência internacional

Dados divulgados pela pesquisa Selo Belta 2023, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), apontam que 28,6% dos entrevistados têm a intenção de viajar para outros países durante o primeiro semestre de 2024, enquanto 21% planejam fazer um intercâmbio em 2025 ou posteriormente. Conhecer países e culturas diferentes, aprimorar idiomas e conquistar experiências internacionais que combinem estudo, trabalho e turismo são os principais motivos que fazem com que muitos brasileiros procurem um intercâmbio. De olho nesse segmento em constante expansão, Blumenau receberá no dia 4 de maio, a Expo Intercâmbio, evento gratuito que reunirá cerca de 15 instituições de ensino e agências especializadas para atender o público interessado em oportunidades no exterior.

O intercâmbio representa uma grande chance de jovens e adultos adquirirem vivências culturais e conhecimentos relevantes para suas vidas pessoais e profissionais. “Costumo dizer que aprender ou aprimorar um novo idioma é uma consequência do intercâmbio. O grande ganho é a experiência de vida, a resiliência em se adaptar a diferentes lugares e culturas, uma habilidade importantíssima para a carreira profissional e para lidar com questões pessoais também”, afirma Beto Bihari, um dos organizadores da Expo Blumenau.

Para uma experiência positiva, o ideal é se planejar e contar com profissionais e empresas especializadas que sejam confiáveis para dar todo o suporte e evitar ao máximo imprevistos e surpresas desagradáveis no caminho. Por isso, Beto Bihari elenca as seis principais dicas para quem quer fazer um intercâmbio.

Vamos às respostas sobre como se preparar para um intercâmbio?

  1. Defina seus objetivos: tenha clareza sobre o que você espera alcançar com o intercâmbio.
  2. Pesquise e compare: explore diferentes destinos, programas e agências de intercâmbio. Busque opiniões com quem já foi para o lugar que você pretende ir, entre em contato com instituições que você tem interesse e veja também se os valores e ofertas de cada escola e agência correspondem com as suas expectativas e disponibilidade financeira. A Expo Intercâmbio é uma grande oportunidade de aproximar interessados de quem já viajou e de instituições e agências que oferecem os programas. “Queremos apresentar as inúmeras possibilidades e fazer com que os interessados se sintam mais seguros em suas escolhas, levando em consideração o investimento, as expectativas e os formatos desejados. Acreditamos que Santa Catarina e, em especial a região do Vale do Itajaí, concentra um grande público potencial”, explica Bihari.
  3. Planeje-se financeiramente: organize seu orçamento e pesquise formas de financiar o intercâmbio, se necessário.
  4. Cuide da documentação: essa é uma etapa bem detalhada, mas necessária. Um pequeno descuido pode causar grandes frustrações. Por isso, não hesite em buscar profissionais que possam te auxiliar neste passo a passo.
  5. Adaptação cultural: pesquise sobre a cultura do país de destino e esteja aberto a novas experiências.
  6. Suporte e acompanhamento: se você escolheu o seu intercâmbio com uma agência especializada, tenha sempre o contato dela em mão para auxiliar em qualquer intercorrência ou dúvida que possa surgir antes, durante ou após a viagem.

Dicas de quem já foi para aproveitar bem o intercâmbio

Estar imerso em outra cultura traz muitos aprendizados e desafios, segundo os viajantes. E a principal recomendação é estar bem preparado, pesquisando a cultura do país para onde se pretende viajar e conhecendo bem as opções disponíveis. A professora de inglês Heloise Regis tem 29 anos e já fez cinco intercâmbios: três para os Estados Unidos e dois para a África do Sul. Com tanta experiência na bagagem, a recomendação de Heloise é aproveitar ao máximo o que o destino tem a oferecer. “São culturas ricas que proporcionam uma nova perspectiva do mundo”, pontua a professora.

Já a recomendação da estudante Maitê Barni Boaventura, de 16 anos, para quem for a Dubai, é levar roupas para lidar com os extremos da temperatura. “Sempre bom ter um casaquinho por perto, além de se preparar para comidas muito apimentadas”, avisa.

Para Josias Kogi, 23 anos, agricultor natural de Bela Vista do Toldo (SC), o importante é nunca desistir de viajar. “Acredite no seu sonho! Foi a melhor experiência da minha vida”, afirma Josias, que passou dois anos trabalhando na Irlanda.

Como se preparar para um intercâmbio?

Expo Intercâmbio

A Expo Intercâmbio é uma iniciativa da Path Business & Marketing Solutions, uma consultoria de negócios formada por três sócios, Beto Bihari, Cristina Martins e Rodrigo Collaro, com ampla experiência na indústria da educação internacional. A Expo Blumenau será realizada no dia 4 de maio, no Quality Hotel, em Blumenau. A entrada é gratuita e é necessário fazer um rápido registro neste link: https://expointercambio.com/registre-se/. A programação da feira inicia às 14h.

Serviço

  • O quê: Expo Intercâmbio Blumenau
  • Quando: 4 de maio
  • Horário: das 14h às 19h
  • Onde: Quality Hotel Blumenau, Rua Hermann Huscher, 670 – Vila Formosa, Blumenau (SC)
  • Inscrições gratuitas: https://expointercambio.com/registre-se/

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.