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Como ter sucesso nas redes sociais

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A escolha dos canais certos define o sucesso nas redes sociais

Mais do gravar um vídeo legal, escrever um texto chamativo e escolher hashtags adequadas, para saber como ter sucesso nas redes sociais e resultados constantes e crescentes é preciso planejar. Muita gente ainda acha que isso é desnecessário, porque parece ser tão fácil só publicar algo e esperar a chuva de likes – afinal, é só dar uma rolada no feed que a gente encontra milhares de perfis de sucesso. O que a maioria não sabe é todo o trabalho que há por trás de cada conteúdo que circula on-line.

Um bom planejamento de redes sociais deve ter como essência a identidade da marca, ao mesmo tempo que considera a realidade de cada plataforma que será produzido conteúdo e seus critérios técnicos, como regras, formatos e tendências de público.

Afinal, como ter sucesso nas redes sociais de forma planejada?

Tudo começa antes mesmo de criar o perfil digital. Uma marca com uma identidade definida, com missão, visão e valores bem claros, já sai na frente na hora de montar um planejamento para as redes sociais. Isso porque, através desses pontos, é possível traçar os primeiros caminhos possíveis para criar uma estratégia. Uma das metodologias mais comuns para começar é:

  • Transformar valores da marca em adjetivos pessoais (ESSÊNCIA) – De que forma a marca quer apresentar produtos e serviços nas redes sociais?
  • Transformar a missão da marca em um propósito (PROMESSA) – Por que a marca está apresentando produtos e serviços nas redes sociais?
  • Transformar a visão da marca em um destino (MOTIVAÇÃO) – Como o conteúdo apresentado pela marca vai ajudar a marca a chegar onde quer?
Como ter sucesso nas redes sociais
Foto: Pixabay

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A escolha dos canais certos define o sucesso

Segundo a pesquisa mais atual do We Are Social, o Youtube é a principal plataforma social dos brasileiros, seguida do Facebook, Instagram, Twitter, Tiktok e Pinterest. É importante notar que cada uma delas tem uma abordagem e estilos diferentes, que podem ser aproveitados pelas marcas de acordo com as respostas da Missão, Visão e Valores. De forma resumida:

Youtube: a plataforma é essencialmente focada em vídeos, sendo as tendências do faça você mesmo (ensinando a fazer coisas) e o storytelling (contar uma história) dois bons pontos iniciais de estratégias. Sem contar que os links do Youtube podem ser facilmente compartilhados de outras formas, como e-mail ou mesmo mensagens de Whatsapp.

Facebook: apesar de a plataforma ter um declínio de público nos últimos anos, ainda há possibilidades para serem exploradas, principalmente em públicos mais abertos e com poder médio ou baixo de compra. A maior vantagem do Facebook ainda é a possibilidade de textos mais elaborados e links nas postagens.

Instagram: o foco principal da plataforma são imagens bem trabalhadas (principalmente em vídeos), inclusive baseadas no termo “instagramáveis” – por isso é muito importante a captação de imagens feitas por um profissional, com um bom banco de imagens para alimentar as postagens por um bom tempo. Hoje é um dos canais com mais potencial de engajamento do público e alcance das publicações.

Pinterest: é uma plataforma de referências, que não tem uma periodicidade tão sequencial como os outros canais, mas é um importante acervo de conteúdo. É rede social de nicho visual, por isso muitas vezes pode não ser ideal para uma estratégia inicial com menos recursos financeiros.

TikTok (sugestão de criar perfil): a plataforma tem um dos melhores índices de distribuição de conteúdo de forma orgânica (base de usuários que mais cresce e potencial viral). A lógica dela é criar conteúdos baseados em tendências, como danças ou mesmo truques de edição. É uma plataforma aberta para experimentações e que pode servir de inspiração de conteúdo para os demais canais sociais.

Ao entender a lógica de cada rede social será possível criar estratégias de branding, seja para mais visibilidade (pois a marca será exposta em nichos diferentes), ou aumentar a conexão da marca com os clientes (finais e vendedores), por exemplo. Mas sempre é importante pensar que a primeira estratégia é sempre baseada em visibilidade, pois é o primeiro nível do Funil de Conversão. 

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O conteúdo das redes sociais é regido por regras técnicas
Foto: Pixabay

O conteúdo das redes sociais é regido por regras técnicas

Os famigerados códigos que definem a distribuição das postagens das redes sociais, mais conhecidos como algoritmos, são regras criadas em cada plataforma para organizar o grande fluxo de conteúdo. Em cada lugar as regras mudam, sejam para atender os interesses da empresa responsável ou mesmo adequar as questões de estilo.

– Guia de formatos dos conteúdos do Youtube: mesmo sendo uma plataforma prioritariamente de vídeos, aqui há informações importantes de tempo, tamanho, formato e configurações dos conteúdos publicados.

– Guia de formatos das postagens do Facebook e do Instagram: aqui você encontra os tamanhos e formatos necessários para publicar imagens, vídeos, carrossel, coleção no feed, stories e outros posicionamentos do Facebook e do Instagram.

– Guia de formato das postagens do LinkedIn: como o anterior, aqui estão cada tipo de conteúdo possível no LinkedIn, de acordo com o objetivo.

– Guia de formatos do Pinterest: os pins, coleções e publicações no Pinterest possuem definições próprias, que seguidas corretamente ajudam na visualização pelo público.

– Guia de formatos do TikTok: além dos critérios técnicos, o guia do TikTok tem sugestões conceituais de criação de conteúdo.

Além do que os guias apresentam, ainda existem questões “secretas” de cada empresa, algoritmos de distribuição que são a parte estratégica de cada plataforma. Estes pontos devem sempre ser analisados em pesquisas gerais de mercado, como o Estudo Anual do HubSpot, que considera tendência e dados gerais.

E o que mais é necessário para o sucesso nas redes sociais?

Um planejamento básico ainda deve considerar um estudo detalhado do público-alvo da marca, seu comportamento nos canais escolhidos, a criação de uma persona da marca e de um calendário editorial que inclua todos os pontos tratados anteriores.

Pode parecer muita coisa de início, mas um bom planejamento de redes sociais facilita muito o trabalho a longo prazo, principalmente na questão: como ter sucesso nas redes socais? Por isso, é recomendado sempre ter o suporte de profissionais e uma equipe dedicada para executar ações de planejamento e produção de conteúdo para as redes sociais.

A Oficina das Palavras pode ajudar você no planejamento das redes sociais

Com 15 anos de atividades e sempre se moldando para entender as novidades e atender as diferentes plataformas, a Oficina das Palavras se preocupa em todo o processo, do planejamento e execução da comunicação nas empresas até o monitoramento de resultados. A equipe especializada de profissionais de redes sociais está pronta para ajudar a planejar, produzir conteúdo, gerenciar canais, fazer tráfego pagoe instruir quem quer aprender mais sobre o mundo do marketing digital.

E se após a leitura deste texto você ainda ficar com alguma dúvida sobre como ter sucesso nas redes sociais e em como a Oficina das Palavras pode ajudar no seu negócio, é só entrar em contato com a gente por aqui.

Texto de Joel Minusculi, jornalista e especialista em Mídias Sociais que vive mergulhado em todas as atualizações das plataformas e navega por várias planilhas de análise de dados. Tem experiência com páginas, perfis, sites e blogs de vários segmentos, desde venda de pneus, passando por barcos que dão a volta ao mundo, até de apartamentos de luxo. Nas horas vagas gosta de buscar inspiração em games, seriados e outras coisas legais.

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