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Como tornar um conteúdo viral na internet ou redes sociais?

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Como tornar um conteúdo viral na internet ou redes sociais?

A primeira coisa que você precisa saber é: não existe uma fórmula mágica padrão sobre como tornar um conteúdo viral na internet ou nas redes sociais. O que acontece é uma grande roleta de possibilidades que, de tempos em tempos, sorteia um vencedor no hall da fama dos conteúdos. E como em jogos de sorte e azar, quem estiver mais preparado para entender as regras tem mais chances de fazer a sua jogada no momento certo.

Em outras palavras, a distribuição escalável de um conteúdo na internet ou nas redes sociais depende de uma sequência que atenda tendências, formatos, regras e, o mais importante, depende do interesse do público em tornar viral no momento que é publicado. Tudo isso para os algoritmos fazerem a melhor entrega possível, de acordo com os parâmetros de cada plataforma e a atual relação do seu público-alvo com as suas plataformas digitais.

Muitos profissionais de Marketing e teóricos buscam (há bastante tempo) criar a “Pedra Filosofal” do conteúdo viral, mas tem muita coisa em jogo quando se trata de sucesso automático, principalmente sem precisar pagar mais para isso acontecer nas plataformas. O livro “Cultura da Conexão: Criando Valor e Significado por meio da Mídias Propagável”, de Henry Jenkins, Sam Ford e Joshua Green, pode ajudar muito a entender o fenômeno de como tornar um conteúdo viral na internet ou redes sociais.

Mas afinal, como tornar um conteúdo viral na internet ou nas redes sociais?

Um conteúdo viral normalmente é relacionado com sucesso, de ter muitas pessoas falando sobre, compartilhando ou transformando em memes. É quando uma postagem tem um grande alcance, impactando muitas pessoas que, por sua vez, acham o conteúdo tão interessante que continuam a compartilhar e aumentar ainda mais o raio de propagação.

Alguns exemplos de grandes virais da história da internet incluem Gangnam Style, o Rei do Camarote, a Paródia de Bang, Pen-Pineapple-Apple-Pen, o Sumiço do Menino do Acre, o Fluff Challenge, a Caneta Azule a Cardi B e o coronavírus. Temas e formatos muitos diferentes um do outro, que marcaram suas épocas em diferentes contextos – o que torna mais difícil ainda encontrar um denominador comum do que faz um viral ser um viral.

O mais importante é que um viral não é um conteúdo forçado, que obrigue a quem receber a espalhar mesmo não fazendo sentido. O viral é muito mais aquilo que o seu público recebe e entende para compartilhar dentro de suas próprias redes sociais, do que aquilo que você quer comunicar. Inclusive, um viral não precisa ser um sucesso mundial em larga escala, desde que ele alcance o maior número de pessoas dentro do nicho / segmento que é proposto.  

Como tornar um conteúdo viral na internet ou redes sociais?

Ninguém pode tornar um conteúdo viral na internet ou rede sociais, mas…

O que normalmente existe é uma promessa bem vaga: crie um conteúdo “viral” para a internet e redes sociais que você terá sucesso. Acontece que muitos profissionais de comunicação usam esta ideia para tratar de maneira genérica uma ação que precisa de planejamento e dados para funcionar. É claro que existem conteúdos virais espontâneos, feitos por pessoas simples sem qualquer preparo ou base de dados para fundamentar, mas isso é simplesmente probabilidade.

Pense que, por exemplo, a cada minuto são produzidos 695 mil stories no Instagram. Agora considere quantos desses vídeos produzidos chegam até você. Desses, quantos você para durante os 15 segundos para prestar atenção. Por fim, quantos desses que você prestou atenção valem o seu clique para espalhar de forma viral. E tudo isso ainda depende do seu humor no dia, porque um mesmo tipo de conteúdo pode ser absorvido de maneira diferente, conforme o comportamento do público-alvo.

As bolhas da internet e das redes sociais tiram esta noção do todo, do mar de conteúdos que disputam a atenção das pessoas conectadas o tempo topo. Por isso, não é possível ter uma fórmula mágica pronta de como tornar um conteúdo viral na internet ou nas redes sociais, mas é possível analisar a corrente de dados e ver o momento e o formato certos de soltar o conteúdo.

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Como tornar um conteúdo viral na internet ou nas redes sociais? É possível usar dados para ter mais chances

No livro “A Cultura da Conexão” é feita uma análise de como as empresas começam a produzir conteúdo na internet e nas redes sociais “pensando que oferecerão textos de mídia que farão algo na audiência (que as infectem) em vez de textos com os quais audiência faça algo (propaguem o conteúdo)”, por isso elas podem ficar iludidas que estão no controle das pessoas.

Embora os profissionais de Marketing sonhem com uma audiência composta de pessoas que transmitem passivamente suas mensagens oficiais / comerciais / burocráticas (viralmente), eles sabem que a realidade é muito mais desordenada: os fãs que criam novo material ou que encaminham o conteúdo existente na mídia, querem, principalmente, comunicar algo a seu próprio respeito.

Por isso, é muito importante entender o seu público-alvo e o nicho que ele está inserido, para poder produzir conteúdo que tenha algum significado de valor dele, não só o que vai gerar lucro para quem está comunicando. Para tanto, é importante sempre analisar dados de comportamento do consumidor, seja através de pesquisa ou mesmo das ferramentas de dados das suas plataformas.

Como tornar um conteúdo viral na internet ou redes sociais?

Como tornar um conteúdo viral na internet ou nas redes sociais? Veja essas 5 dicas

  1. Fique ligado nas tendências de conteúdos. Isso pode ser feito analisando o que faz sucesso internacional, por exemplo, e adaptando a ideia para um contexto local ou para que faça sentido para o seu público-alvo / nicho de mercado. Outra maneira é utilizar ferramentas, como o site http://www.explodingtopics.com/topics-this-month, que mostra temas que as pessoas mais estão buscando de acordo com palavras-chave – e a partir disso criar o seu próprio conteúdo. 
  • Produza os conteúdos nos formatos adequados, pois os algoritmos de todas as plataformas digitais dão prioridade na distribuição de materiais que estejam de acordo com o que se encaixa em seus espaços. Do Facebook e do Instagram, por exemplo, pode ser consultado aqui: https://www.facebook.com/business/ads-guide
  • Sigas as regras das plataformas que você publicar conteúdo. Caso você queira viralizar um assunto que seja considerado sensível ou restrito, as chances de viralizar são quase zero. Por exemplo, o Facebook e o Instagram restringem bastante conteúdo relacionado com emagrecimento: https://www.facebook.com/business/help/2489235377779939
  • Entenda o interesse do seu público. Faça enquetes, converse nos comentários das postagens com quem comenta, mande e-mails para clientes mais próximos, converse pessoalmente quando possível ou mesmo faça pesquisas de mercado. O importante é ter a visão externa sobre o conteúdo que você quer trabalhar, para evitar um olhar viciado sobre aquilo que quer trabalhar.
  • Desenvolva a sua criatividade. Porque os conteúdos virais da internet e das redes sociais são principalmente publicações fora da curva, que seguem questões de configurações técnicas, mas tem como maior diferencial a forma que conversa e incentiva quem recebe a compartilhar.

A Oficina das Palavras pode ajudar

Todas as dicas descritas anteriormente fazem parte dos serviços oferecidos pela Oficina da Palavras para ajudar você a alcançar mais resultados com o seu conteúdo na internet e nas redes sociais. Nós podemos auxiliar com profissionais ligados nas tendências on-line e atualizados nas principais regras das plataformas.

Por exemplo, com o Smart Marketing você pode ter um estudo sobre tendências de conteúdo, estudo de público-alvo e sugestões de formatos atuais para executar uma estratégia de Assessoria de Comunicação, Mídias Digitais e Marketing de Influência.

E, se após a leitura deste texto você ainda ficar com alguma dúvida sobre como tornar um conteúdo viral na internet ou rede sociais e em como a Oficina das Palavras pode ajudar no seu negócio, é só entrar em contato com a gente por aqui.

Como tornar um conteúdo viral na internet ou redes sociais?
Texto de Joel Minusculi, jornalista e especialista em Mídias Sociais que vive mergulhado em todas as atualizações das plataformas e navega por várias planilhas de análise de dados. Tem experiência com páginas, perfis, sites e blogs de vários segmentos, desde venda de pneus, passando por barcos que dão a volta ao mundo, até de apartamentos de luxo. Nas horas vagas gosta de buscar inspiração em games, seriados e outras coisas legais.

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