fbpx

Como vender através das minhas redes sociais?

Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em email
Como vender através das minhas redes sociais?

Antes de tudo é preciso entender que, devido ao novo cenário que vivemos, muitas atividades antes presenciais ganharam uma versão digital, incluindo o hábito de consumo das pessoas. Por isso, entender como vender através das redes sociais hoje não é um diferencial, é uma necessidade. E tudo é baseado nos hábitos de consumo do seu público-alvo, criando assim novas oportunidades nas novas formas de agir das pessoas.

O detalhe principal de como vender através das redes sociais é oferecer uma experiência dinâmica, baseada em uma plataforma fácil de interação com o público e que conduza as pessoas pelos melhores caminhos até a conversão. Mas antes disso, é preciso criar uma relação forte com o seu público, afinal, redes sociais são para socializar.

Mas antes de começar a vender através das redes sociais…

É preciso entender que vender pelas redes sociais depende de um sistema de entrega de produtos e serviços muito organizado. Pois da mesma forma que precisa que seja fácil para as pessoas realizarem a compra, a entrega daquilo que for comprado tem que atender as expectativas, seja para manter uma relação a longo prazo, seja para o cliente satisfeito ser mais uma divulgação da marca – e não uma métrica negativa no relatório de satisfação.

Depois é preciso sempre verificar se o seu produto, seu preço, a sua promoção e a sua praça (mais conhecidos como os 4 Ps do Marketing) estão alinhados com as suas promessas e as expectativas do público-alvo. Lembre-se hoje que é muito fácil para as pessoas darem só aquela “olhadinha” nos seus produtos e pesquisarem on-line opções similares pelo menor preço. Uma boa pesquisa de mercado na etapa de planejamento das suas redes socias  pode ajudar muito.

Como vender através das minhas redes sociais?
Foto: Pixabay

Leia também

Qual é a melhor forma de vender pelas redes sociais?

A resposta para esta pergunta vai depender de quanto tempo e recursos você tem para investir na criação do processo. Mas em todas elas é preciso sempre considerar um bom planejamento de conteúdo, para chamar a atenção das pessoas, despertar o interesse de algumas delas para os seus produtos / serviços, engajar em uma estratégia de envolvimento e assim, gerar a oportunidade da venda.

Uma estratégia simples e com baixo custo

O mais prático é abrir um canal em uma rede social de maior volume, como Facebook e Instagram. As próprias ferramentas oferecem opções para publicações de forma gratuita (orgânicas) em um primeiro momento, seleção de público-alvo e pontos de comunicação direta com o público, através de comentários, caixas de mensagens e até mesmo vídeos ao vivo. Aqui o ideal é pensar em um fluxo periódico, de cerca de três postagens semanais, explorando os formatos do momento e sempre chamando seu público para a conversa. Por exemplo, no final do texto da postagem sempre colocar algo como “se você quiser saber mais, ligue agora para o telefone indicado ou nos envie uma mensagem por aqui”. Assim você faz com que as pessoas descubram mais sobre a sua marca, seus produtos / serviços e dá um caminho direto para a venda (seja pelo telefone ou a caixa de entrada da rede social).

Uma estratégia elaborada e com um custo maior

A melhor parte das redes sociais é que elas são escalonáveis. A partir do momento que você cria uma estratégia básica consistente, você pode ampliá-la através de muitas formas. Por exemplo, nas redes sociais você pode fazer o chamado tráfego pago, postagens patrocinadas que vão além do limite de distribuição orgânico do conteúdo, para aumentar o número de pessoas impactadas pela sua marca. Também é possível criar canais de e-commerce automatizados, que monitoram cada etapa do processo de venda através das redes sociais e fornecem detalhes do que funcionou e do que não funcionou – e assim ser otimizado. As próprias plataformas sociais, como o Instagram, oferecem ferramentas de “Shopping”, onde é possível cadastrar produtos.

Você está lendo sobre “como vender através das minhas redes sociais?”

Como vender através das minhas redes sociais?
Foto: Pixabay

O que publicar nas redes sociais para vender mais?

É na fase do planejamento de conteúdo das redes sociais que é definido o que é preciso ser produzido para alcançar os objetivos. Para uma estratégia de vendas, é indicado o Princípio de Pareto para a quantidade de publicações comerciais e conceituais. Por exemplo, 20% do conteúdo deve ser responsável por 80% dos leads (oportunidades de vendas) gerados. Assim, em um planejamento de cinco postagens semanais, uma delas seria totalmente voltada para a venda, enquanto as outras quatro abordariam outros pilares básicos do planejamento.

Pode parecer pouco, mas é preciso entender que as pessoas não estão nas redes sociais apenas para comprar produtos e serviços. Elas buscam um envolvimento com aquilo que interagem, por isso também existe hoje tão forte o chamado Inbound (envolvimento, em inglês) Marketing.

Uma ajuda profissional pode diminuir seus custos de vender pelas redes sociais

Se você quer vender mais pelas redes sociais há dois principais caminhos: você mesmo pode aumentar seus conhecimentos e aplicar na sua marca ou você pode contratar uma pessoa ou empresa com experiência de mercado. E em ambos os casos a Oficina das Palavras pode ajudar.

No primeiro caso a Oficina das Palavras oferece cursos e consultorias dedicadas, seja através de um número personalizado de horas ou através do Smart Marketing – uma análise pontual das principais necessidades de comunicação da sua marca. Aqui você tem o apoio de profissionais formados nas áreas de interesse e certificados, que indicar as melhores estratégias para os seus resultados.

Em um segundo momento, se você não tem tempo para absorver tantas novidades sobres as redes sociais, você pode contar com o serviço de planejamento, gerenciamento e produção de conteúdo para redes sociais da Oficina das Palavras. Aqui a sua marca ganha o reforço de uma equipe que fará toda a execução necessária, de acordo com seus objetivos, para alcançar resultados.

Conheça as soluções para as suas redes sociais da Oficina das Palavras

Com 15 anos de atividades e sempre se moldando para entender as novidades e atender as diferentes plataformas, a Oficina das Palavras se preocupa em todo o processo, do planejamento e execução da comunicação nas empresas até o monitoramento de resultados. A equipe especializada de profissionais de redes sociais está pronta para ajudar a planejar, produzir conteúdo, gerenciar canais, fazer tráfego pago e instruir quem quer aprender mais sobre o mundo do marketing digital.

Quer saber mais como a equipe de mídias sociais da Oficina das Palavras pode ajudar no seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe por aqui.

Texto de Joel Minusculi, jornalista e especialista em Mídias Sociais que vive mergulhado em todas as atualizações das plataformas e navega por várias planilhas de análise de dados. Tem experiência com páginas, perfis, sites e blogs de vários segmentos, desde venda de pneus, passando por barcos que dão a volta ao mundo, até de apartamentos de luxo. Nas horas vagas gosta de buscar inspiração em games, seriados e outras coisas legais. 

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.