fbpx

Conheça os artistas catarinenses que estarão na 2ª edição do Festival Cultura Viva

Conheça os artistas catarinenses que estarão na 2ª edição do Festival Cultura Viva

Conheça os artistas catarinenses que estarão na 2ª edição do Festival Cultura Viva. Em novo formato, evento é gratuito e será realizado no Teatro Carlos Gomes nos dias 10 e 11 de junho

 Começou a contagem regressiva para a 2ª edição do Festival Cultura Viva. Em um formato mais intimista e próximo ao público, o evento gratuito será realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes, e contará com quatro atrações catarinenses: Carlos Ventura, Márcio Fulber & Bando, Judejo e Banda e Pirão Catarina.

Carlos Henrique Ventura é trombonista, arranjador e faz parte da Banda Municipal de Blumenau desde 2016. Ele já gravou quatro DVDs e participou de diversas apresentações na cidade, levando muita cultura e conhecimento sobre a música. Nesta apresentação no festival, ele demonstra toda sua paixão pela música brasileira trazendo um repertório repleto de samba, choro, bossa nova e samba jazz de artistas consagrados como Tom Jobim, Marcos Valle, Vinicius de Moraes, Pixiguinha entre outros grandes nomes. Ao seu lado estarão o baterista Jimmy Allan, o trompetista Bruno Soares, o baixista Caio Fernando e o tecladista Rafael Girardi. “Precisamos mesmo de projetos que tenham como objetivo fomentar, apresentar e engrandecer cada vez mais a nossa cultura”, destaca Ventura.

Conheça os artistas catarinenses que estarão na 2ª edição do Festival Cultura Viva
Foto: Daniel Zimmermann

Márcio Fulber & Bando, formado por Márcio Fulber (vocalista, acordeonista e trombonista), Ruan Carlos da Silva (saxofonista e arranjador), Gabriel Menin Soares (contrabaixista acústico), Daniela Bueno (percussionista/washboard) e Bernardo Boz Caitano (violonista), é o primeiro grupo a compor músicas em português no estilo Dixieland, um subgênero oficial do Jazz, nascido com apresentações junto aos desfiles militares no início do século 20, na cidade de New Orleans, Sul dos EUA. Em pouco tempo, o estilo encantou o mundo e influencia a música mundial até hoje. Para o festival, os artistas trazem músicas típicas do Dixieland e também algumas autorais. “Queremos mostrar ao público uma sonoridade vibrante, alegre e cheia de energia com arranjos de sopro e instrumentos inusitados, como o washboard (tábua de lavar roupa), tradicional do estilo”, conta Fulber.

Conheça os artistas catarinenses que estarão na 2ª edição do Festival Cultura Viva
Foto: André Pelisser

Conheça os artistas catarinenses que estarão na 2ª edição do Festival Cultura Viva

Já a Judejo e Banda apresenta um repertório completamente autoral, repleto de influências da música brasileira e com nuances de Rock and Roll e Blues. Juliana Luise Muller, vocalista da banda, tem um extenso currículo artístico, de participações em especiais nos anos 1980 a apresentações internacionais. Ela vem acompanhada do baixista Marcos LP Bass, do violonista Gabriel Carneiro, da percussionista Lais de Abreu e do baterista Ricardo Bordignon, todos alunos ou formados no Conservatório de Música Popular de Itajaí. A proposta do show é oferecer ao público uma apresentação única e especial. “Valorizamos a diversidade de gêneros e ritmos da nossa música, trazendo para nossas composições elementos da cultura brasileira”, explica Juliana.

Conheça os artistas catarinenses que estarão na 2ª edição do Festival Cultura Viva
Foto: Divulgação

Fundada em 2012, a banda Pirão Catarina é formada por Vandinei Schimitt (vocalista, violonista e compositor), Antonio Solano Lenfers (guitarrista), Thiago Luis Valgas (percussionista), baixista Felipe Pawlovski (baixista) e Quevin Mateus Lenhani (baterista). Eles propõem uma apresentação intimista no festival, uma mistura da batucada da percussão com a distorção da guitarra, preenchida com a melodia de três vozes. O repertório traz ritmos brasileiros e latinos, abrangendo composições próprias e releituras de grandes nomes da região. “De inspiração, temos o cotidiano do homem simples misturado à natureza que nos cerca”, destacam os músicos.

Em novo formato, evento é gratuito e será realizado no Teatro Carlos Gomes nos dias 10 e 11 de junho
Foto: Aline Cristina

A iniciativa de disponibilizar completa estrutura técnica, de som, luz, produção, divulgação, apoio de palco e cachê aos artistas faz parte do Projeto Cultura Viva, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e valorizar os artistas de Santa Catarina. Idealizado e realizado pelo Teatro Carlos Gomes, o projeto é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, e conta com o apoio das empresas Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Rede Cooper, DCondor Distribuidora, Dicave, Karsten e Rede Top.

Próximas atrações

Na primeira edição do Festival Cultura Viva, realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, se apresentaram o baixista Caio Fernando, de Blumenau; o duo Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena, de Joinville; o Grupo Vocal Syahamba, de Timbó; e a Banda Pororoca, de Blumenau.

No total, 12 atrações catarinenses serão contempladas com o Projeto Cultura Viva que, além de proporcionar essas apresentações no palco do Teatro Carlos Gomes, ainda oferece 50 bolsas de estudo na área de música orquestral. O edital para seleção das quatro últimas atrações será lançado ainda este ano.

Conheça os artistas catarinenses que estarão na 2ª edição do Festival Cultura Viva

  • SERVIÇO
  • O quê: 2ª edição do Festival Cultura Viva
  • Onde: Teatro Carlos Gomes
  • Quando: dias 10 e 11 de junho (sábado e domingo)
  • Horários: 17h – Carlos Ventura – Trombone em clássicos da Música Popular Brasileira (dia 10);
  • 19h – Márcio Fulber & Bando – A Saga do Artista de Rua (dia 10);
  • 17h – Judejo e Banda (dia 11);
  • 19h – Pirão Catarina – Navegando em Calmaria (dia 11).
  • Ingresso: gratuito

Teatro Carlos Gomes

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.