fbpx

Das Bier trouxe mestre-cervejeiro do Recife para aprimorar a bebida produzida em SC

GASPAR (SC) – Ele é pernambucano, do Recife. Adotou Santa Catarina há três anos onde consegue colocar em prática a profissão que exerce há 28. Antônio Soares de Souza, de 53 anos, é o mestre cervejeiro da Das Bier, primeira cervejaria artesanal do simpático município de Gaspar, no Vale do Itajaí, rico nas características européias, por conta da colonização principalmente germânica. A dificuldade que enfrentou por aqui foi a diferença dos sotaques, ainda mais quando o assunto são os nomes de ruas, geralmente batizadas com a mistura de letras e consoantes que formam os sobrenomes em alemão. E só.

Souza é uma das pessoas que exerce uma função cada vez mais valorizada não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil e no mundo, graças ao costume cada vez mais freqüente dos degustadores de bebidas premium. Como no mercado existem cada vez mais cervejarias artesanais, as possibilidades de trabalho para um mestre-cervejeiro são muito amplas. 

Mas para seguir a profissão é preciso persistência e dedicação. O trabalho consiste em assinar fórmulas de tipos diferentes de chope ou cerveja, selecionar a matéria-prima – como a cevada e o lúpulo – e acompanhar passo a passo o processo de fabricação da bebida. “Nossa responsabilidade é enorme. Temos que garantir qualidade acima de tudo”, destaca o mestre-cervejeiro da Das Bier.

Segundo ele, com o aumento da renda dos brasileiros a tendência é de que o consumo aumente. "As empresas estão expandindo a produção e, regionalmente, surgem fabricantes de pequeno e médio porte. Ou seja, há uma demanda de trabalho e poucas pessoas para atendê-la," explica.

 

Como ser um mestre cervejeiro

Para chegar ao patamar de um bom mestre cervejeiro o trabalho é intenso. É preciso estar capacitado, fazendo a preparação principalmente no Exterior. “Aqui no Brasil só existe um curso técnico pelo SENAI na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro”, conta o mestre cervejeiro, Antônio Soares de Souza.

Fora do país existem cursos na Alemanha, Espanha, Bélgica e Estados Unidos para a formação de profissionais, que aprendem tudo sobre a produção, seleção e consumo da cerveja, inclusive os detalhes sobre harmonização de vários tipos da bebida com os diversos cardápios.

Souza teve formação dentro de uma grande companhia cervejeira do Brasil, onde trabalhou 17 anos, durante estes anos passou por diversos setores da empresa como fabricação, fermentação, maturação e filtração do líquido precioso. Agora é o responsável pela Cervejaria Das Bier, que oferece quatro tipos de chope. Para o diretor comercial e de logística da artesanal de Gaspar, Emerson Bernardes, a presença de um mestre-cervejeiro como Souza é fundamental. “Ele é a garantia de qualidade e aprimoramento do nosso produto”, ressalta. O mestre escuta o elogio e rebate. “Por mim, vou seguir aqui em Gaspar para mostrar que a Das Bier tem uma das melhores cervejas artesanais não só do Estado e sim de todo o país”, finaliza.

 

A Cervejaria Das Bier

Em alemão, Das Bier quer dizer “A Cerveja”. Esta foi a primeira artesanal do município de Gaspar. A produção de chope segue a Lei de Pureza Alemã, de 1516. Entre as receitas, a cervejaria mantém os chopes do tipo Weisen, Braunes Ale, Pilsen e Natural. O espaço Pesca e Lazer funciona nas sextas das 14h às 18h30min. Aos sábados e domingos o atendimento é das 7h30min às 18h30min.

 

Cervejaria Das Bier

www.dasbier.com.br 

Rua: Rua Bonifácio Haendchen, 5.311, Belchior Alto, Gaspar (SC)

Telefone: (47) 3397-8600

Horário do bar da fábrica: de quarta à sexta, das 17h às 24h | Sábados, das 15h às 24h | Domingos, das 15h às 23h.

Horário do Espaço Pesca e Lazer: sextas, das 14h às 18h30min|. Sábados e domingos, das 7h30min às 18h30min

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

_PTK0671.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.