fbpx

Dia do Comerciário é comemorado neste final de semana

BLUMENAU (SC) – Uma manifestação em 1932 marcou a história do país e também de um setor inteiro da economia brasileira. Uma marcha com mais de cinco mil comerciários foi até o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro entregar reivindicações ao presidente Getúlio Vargas. O fato fez a jornada de trabalho diminuir de 12 para oito horas e garantiu a folga dos trabalhadores nos domingos e feriados. Desde lá o dia 31 de outubro passou a ser o Dia do Comerciário.

As conquistas daquela época refletem no prazer de quem trabalha atualmente. Pessoas como Ruth Holler. Há 26 anos na profissão, ama o que faz. “Eu me sinto realizada. É um prazer fazer o melhor para organizar tudo e atender os clientes”, diz a gerente das Lojas Flamingo em Blumenau. A opinião é a mesma de Solange Duwe, também há muito tempo no mercado. “São 20 anos de dedicação. É muito trabalhoso, mas extremamente gratificante fazer o que faço. Quero me aposentar aqui”, comenta a gerente da loja Maison Maina.

Além das leis trabalhistas, o setor evoluiu e muito. As duas experientes gerentes reconhecem o quanto a concorrência aumentou. Tanto quanto os desafios de se manter no comércio. “Hoje a dica é estudar os clientes e se especializar. É interessante cada estabelecimento focar em um determinado produto. E mais importante ainda é tratar cada cliente de maneira personalizada”, fala Ruth. “Apesar de todo este tempo no mercado o aperfeiçoamento é sempre importante” avalia Solange.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau reconhece a importância e a visão desses trabalhadores. “É preciso valorizar o Dia do Comerciário. É com a ajuda de todos que cada ano que passa conseguimos melhorar a nossa cidade e contribuir para o crescimento de toda a região”, completa o presidente da CDL, Paulo Cesar Lopes.

 

CDL Blumenau

Alameda Rio Branco, 165

Telefone: (47) 3221-5735

www.cdlblumenau.com.br

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.