fbpx

Diferenciais fazem as cooperativas crescerem em meio à crise

BLUMENAU (SC) – Que a crise é também um momento de oportunidades, não é nenhuma novidade.

Foto_001_2016 (Agencia Blumenau)
Crédito mais acessível e produtos personalizados são alguns dos benefícios oferecidos
Os efeitos de um cenário econômico instável fizeram com que consumidores e organizações repensassem as suas despesas e apostassem na criatividade. Pesquisar mais, reduzir custos e poupar investimos de alto valor são só algumas das alternativas para amenizar os impactos no bolso. Dentro desse cenário, as cooperativas de crédito chamam a atenção pelos diferenciais oferecidos, como, por exemplo, isenção do IOF, taxas de crédito reduzidas e o retorno das sobras no capital. Tudo isso, fez com que o sistema se destacasse em meio às demais instituições financeiras.
Para Rafael Ratzmann, gerente da agência de Brusque da Unicred Blumenau, o momento econômico atinge todos os setores da indústria e comércio, mas, em contrapartida, pode gerar novas oportunidades de negócio. “Ao mesmo tempo em que os consumidores estão mais cautelosos em relação a novas despesas, surgiram novas oportunidades de negócios. De um modo geral, é um período excelente para as cooperativas de crédito, já que as instituições privadas limitaram as linhas de crédito”, explica.
Foto_002_2016 (Atendimento)
Em uma cooperativa de crédito, os associados são vistos como donos do negócio e podem participar das decisões da instituição. Outras vantagens, como linhas de crédito diferenciadas, taxas de juros menores, assessoria financeira, programas educacionais e distribuição de sobras ao fim de cada exercício têm chamado a atenção para novos associados. “A Unicred Blumenau é uma instituição sem fins lucrativos, portanto, todo o lucro obtido é distribuído entre os cooperados, além disso, todos os anos é feita a prestação de contas, focando na transparência do negócio”, complementa.  Atualmente, a Unicred Blumenau conta com mais de 8,2 mil associados e está presente em nove cidades do Vale do Itajaí e Alto Vale. Mas por que apostar nas cooperativas de crédito? Confira o comparativo:
Taxas de juros (para crédito):
Cooperativas: de 1,4 a 3,95 %
Bancos: 3,5 a 8%
Cheque especial:
Cooperativas: 6,9%
Bancos: de 9% a 14%
Cartão de crédito (juros do rotativo):
Cooperativas: 9,99% a.m.
Bancos:  14% a 19% a.m.
Impostos (relacionados a operações de crédito para o consumidor final)
Cooperativas: IOF de 0,38% no ato das operações
Bancos: IOF de 0,38% no ato + 3% a.a. para Pessoa Física e 1,5% para Pessoa Jurídica
Retorno das Sobras/Lucro dos Brancos:
Cooperativas: Unicred Santa Catarina R$  77 milhões, sendo Blumenau R$ 7,4 milhões
Bancos: zero
Informações para imprensa – Oficina das palavras:
Tamires Kardauke – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
Unicred Blumenau
Rua Nereu Ramos, 476, Centro

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.