fbpx

Dramaturgia contemporânea é apresentada e discutida no Municipal de Itajaí

ITAJAÍ (SC) – Com 22 anos de atuação na cidade, a Téspis Cia de Teatro realizará agora em março um evento que pretende discutir a cena teatral contemporânea sob diversos ângulos, mas, sobretudo, no que diz respeito à dramaturgia.


Evento “Laboratório Cena Contemporânea” será de 2 a 6 de março
ITAJAÍ (SC) – Com 22 anos de atuação na cidade, a Téspis Cia de Teatro realizará agora em março um evento que pretende discutir a cena teatral contemporânea sob diversos ângulos, mas, sobretudo, no que diz respeito à dramaturgia. Chamado de Laboratório Cena Contemporânea, será realizado de 2 a 6 de março no Teatro Municipal com acesso gratuito a toda programação. O projeto foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Brasfrigo S.A. e o apoio do Sesc/SC.
Compondo a programação do evento, a Téspis dará um panorama de sua produção atual, apresentando três de seus mais recentes espetáculos, ao lado do Teatro Sim!!!Por Que Não?!; um dos grupos teatrais mais atuantes de Florianópolis e Juliana Galdino; atriz que trabalhou com Antunes Filho e atualmente é atriz e diretora da Cia. Club Noir  de São Paulo. O Laboratório Cena Contemporânea também tem como objetivo promover uma série de atividades ligadas ao tema em questão.
A dramaturgia contemporânea entendida aqui, de acordo com Stephan Baumgartel (pós-doutor e professor da Udesc) e Afonso Nilson Souza (mestre em teatro e analista de programação social do Sesc) é “aquela que difere da que apenas está sendo escrita hoje em dia, mas que apresenta um projeto literário no qual se indaga não só as características, contradições, medos e esperanças de uma vida humana no mundo atual, mas, sobretudo, a capacidade performativa da linguagem de criar essa vida e esse mundo para nós seres humanos”.
Para tanto a ideia é criar um espaço de reflexão onde várias atividades possam dialogar sobre quais elementos se está buscando dinamizar para criar um teatro que encontre ressonância na atualidade.  Estão previstas apresentações de espetáculos e de leituras de textos, debates e oficinas que se complementem.
A Téspis Cia de Teatro dentro da sua produção teatral, tem se interessado nestes últimos anos, particularmente, em trabalhar com dramaturgia contemporânea. Para tanto, o diretor artístico da companhia, Max Reinert, estudou durante quatro anos no Núcleo de Dramaturgia Sesi/Paraná – Teatro Guaíra, orientado pelo dramaturgo e diretor Roberto Alvin (Cia Club Noir/SP), onde produziu e continua produzindo diversos textos (alguns deles montados pela própria companhia e outros por grupos de teatro de Florianópolis, Curitiba e Dourados (MT).
Max Reinert também  é ator e, ao longo de sua carreira, participou de diversos festivais no Brasil e também no Exterior, tendo levado seus espetáculos a Portugal, Chile, Argentina, Paraguai e Venezuela, onde recebeu diversas indicações e prêmios.
Programação
2/3 (quarta-feira)
– 18h30min às 20h30min – Oficina “Dramaturgia e a Cena” com Stephan Baumgartel (Florianópolis/SC)
– 19h e 21h – Espetáculo “Tomara que não chova ou a incrível história do homem que se transformou em cachorro” (Téspis Cia de Teatro/Itajaí/SC). Espetáculo com limitação de 100 pessoas na plateia.
3/3 (quinta-feira)
– 9h às 12h – Oficina “Criação dramatúrgica contemporânea-tradição/ruptura/singularidade” com Max  Reinert (Itajaí/SC)
– 18h30min às 20h – Oficina “Dramaturgia e a Cena” com Stephan Baumgartel (Florianópolis/SC)
– 20h – Espetáculo “Hipotermia” (Teatro Sim!!!Por Que Não?! de Florianópolis/SC)
4/3 (sexta-feira)
– 9h às 12h – Oficina “Criação dramatúrgica contemporânea-tradição/ruptura/singularidade”, com Max  Reinert (Itajaí/SC)
– 20h – Leitura do texto “Índice 22” (de Max Reinert) pela atriz e diretora Juliana Galdino (Club Noir / São Paulo/SP). Limitação de 100 pessoas na plateia.
5/3 (sábado)
– 9h às 12h – Oficina “Criação dramatúrgica contemporânea-tradição/ruptura/singularidade”, com Max  Reinert (Itajaí/SC)
– 19h30min às 21h – Oficina “Dramaturgia e a Cena” com Stephan Baumgartel (Florianópolis/SC)
– 19h e 21h – Espetáculo “Meteoros” (Téspis Cia de Teatro/Itajaí/SC). Limitação de 100 pessoas na plateia.
6/3 (domingo)
– 9h às 12h – Oficina “Criação dramatúrgica contemporânea-tradição/ruptura/singularidade”  com Max  Reinert (Itajaí/SC)
– 17h – Leitura do texto “Blow me up ou Sobre a Natureza dos Homens Bomba” (Max Reinert) pelos atores do GET  – Grupo de Estudos Teatrais orientados pela Téspis Cia de Teatro (Itajaí/SC)
– 18h30min às 20h – Oficina “Dramaturgia e a Cena” com Stephan Baumgartel (Florianópolis/SC)
– 20h – Espetáculo  “Esse corpo meu?” (Téspis Cia de Teatro/Itajaí/SC)
Serviço:
O quê: Laboratório Cena Contemporânea
Quando: de 2 a 6 de março
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Horário: variado, de acordo com o espetáculo, leitura ou oficina
Ingressos: gratuitos, porém limitados, que devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras
Slain Franco – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265
Téspis Cia de Teatro

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.