fbpx

Educadora física esclarece verdades e mitos sobre a prática de atividades de baixo impacto

Educadora física esclarece verdades e mitos sobre a prática de atividades de baixo impacto

Educadora física esclarece verdades e mitos sobre a prática de atividades de baixo impacto

            Uma alimentação equilibrada e a prática contínua de atividade física são indicações unânimes para todos que querem ter uma vida mais saudável em todos os sentidos. Além da melhora nos indicadores estéticos e de saúde,  esse hábito também contribui com a saúde mental. Mas a dúvida é saber qual o melhor exercício para cada um dos benefícios listados acima.  

            Maili Manske é educadora física com mais de 14 anos de experiência e especializada em bike indoor, uma modalidade de atividade física sem impacto e que mistura ritmo e diversão. Para ela, qualquer exercício físico promove bem-estar, trabalha a autoestima, liberara hormônios importantes para o corpo, além de proporcionar a socialização. “Acima de tudo, se exercitar faz bem para a autoestima. Quando estamos com disposição, conseguimos criar um hábito saudável de treino, fortalecendo o organismo física e imunologicamente. O coração, o pulmão e os músculos ficam mais fortes. O exercício aumenta também os hormônios da felicidade, reduz o risco de doenças, tanto físicas como mentais, diminui os níveis de colesterol, auxilia no controle da hipertensão e da diabete, melhora a flexibilidade, agilidade e a coordenação motora para uma velhice saudável”, finaliza.

Para auxiliar na escolha do exercício físico ideal, a educadora física esclarece algumas verdades e mitos.

Educadora física esclarece verdades e mitos sobre a prática de atividades de baixo impacto: existem exercícios que são mais importantes que outros?

Mito. Você deve incluir em sua rotina dois pontos fundamentais: exercícios cardiorrespiratórios e exercícios de fortalecimento. Assim, seu corpo receberá todos os estímulos que precisa. Mas é fundamental buscar a orientação com um profissional habilitado para realizar os movimentos corretamente e evitar futuras lesões. Se esforce para passar pelos desafios iniciais, aí tudo fica mais fácil, e entenda que o melhor tipo de exercício é aquele que você gosta.

A hora da atividade influencia no objetivo.

Verdade. Existem estudos que mostram resultados diferentes dependendo do horário da atividade. Porém, independentemente de pesquisas científicas, o melhor horário para praticar exercícios físicos, é aquele que se encaixa na sua rotina. Respeite os sinais do seu organismo, alimente-se e durma bem para ter um rendimento adequado.


Dependendo da idade, é preciso cuidar com o tipo de exercício.

Mito.Não existe idade específica para se exercitar. Para menores de 10 anos é indicado atividades lúdicas para desenvolver equilíbrio, mobilidade articular, coordenação motora, entre outros. Para as demais idades, é responsabilidade do profissional de educação física zelar pelo cuidado e saúde do seu aluno.



Educadora física esclarece verdades e mitos sobre a prática de atividades de baixo impacto: os exercícios físicos impactam na saúde mental?

Verdade. Quando você realiza uma rotina de exercícios que gosta, estimula o equilíbrio das emoções. Os exercícios aumentam os quatro hormônios “da felicidade”: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Faz com que você tenha autoestima, crie amizades, consiga gerir a sua vida de maneira mais tranquila. O exercício é essencial para a oxigenação do cérebro. Libera tensões, faz você se sentir mais disposto e com mais clareza no raciocínio. A prática com regularidade realmente aumenta a confiança, a autoestima e redefine a mente.



Exercício de baixo impacto trabalha o corpo inteiro.

Verdade. A bike indoor, por exemplo, emagrece, acelera o metabolismo, trabalha o corpo por inteiro. Pode ser realizado por pessoas que precisam evitar grandes impactos e a intensidade pode ser individualizada e adequada a cada aluno. Ela utiliza música na sua atividade e isso é outro grande diferencial.

Bike indoor é uma atividade mais difícil.

Mito. A bike indoor é uma atividade de baixo impacto, liberada para alunos de todas as idades. É um esporte que mexe muito com o corpo e a mente, para concentração dos movimentos. Contudo, o ritmo da música e professores que dominem as técnicas da atividade deixam o clima contagiante, fazendo com que cada aluno melhore o seu desempenho aula após aula.

Educadora física esclarece verdades e mitos sobre a prática de atividades de baixo impacto

Educadora física esclarece verdades e mitos sobre a prática de atividades de baixo impacto

Estúdio especializado em bike indoor chega a Blumenau

No final de outubro, Blumenau ganhará uma unidade da Velocity, maior rede de estúdios boutique de bike indoor do Brasil, que terá como sócias Maili Manske e a empresária Nadine Géniès. A empresa é única no país a usar o ritmo da música para guiar a aula. “Essa metodologia faz com que o aluno se desconecte de seus problemas e entre numa reflexão profunda, criando um ambiente propício para atrair boas energias. A perfeita sincronia entre o movimento do corpo gera um fluxo de energia intensa em prol das funções vitais. É um treino para o corpo e mente”, finaliza a educadora física.

Velocity

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Inteligência em Comunicação e Conteúdo (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.