fbpx

Ensino Bilíngue estimula o conhecimento e o raciocínio lógico

BLUMENAU (SC) – O ano de 2016 começou e os preparativos para a volta às aulas também.

bilingue
Professora da Escola Barão do Rio Branco, Gisele Vanin, explica as diferenças entre este modelo de ensino e as aulas de idiomas e cita os principais benefícios para os estudantes
BLUMENAU (SC) – O ano de 2016 começou e os preparativos para a volta às aulas também. Tendência nos últimos anos, o ensino bilíngue tem se tornado um dos principais modelos educacionais do Brasil e do mundo por inserir mais de um idioma na Educação Básica e no dia a dia dos estudantes. A professora da Escola Barão do Rio Branco, Gisele Vanin, explicou detalhes sobre o ensino bilíngue, citou todas as vantagens do modelo para os estudantes e as principais diferenças com as aulas de idiomas:
O que é o Bilinguismo?
Professora Gisele Vanin: O conceito de bilinguismo é amplo e muito discutido entre os estudiosos da área. Ocorre quando se tem algum nível de comunicação em um segundo idioma. Isso quer dizer que o indivíduo não precisa ser necessariamente fluente pleno em duas línguas, desde que ele consiga se comunicar em algum nível de qualquer uma das quatro habilidades linguísticas. É, portanto, um processo em constante construção.
Quais são as principais diferenças entre o Ensino Bilíngue e as aulas de idiomas?
O ensino de idiomas tem como objetivo a aquisição de uma língua estrangeira. O aluno frequenta as aulas porque quer dominar um idioma para poder se comunicar naquela língua. Já o Ensino Bilíngue tem uma perspectiva mais ampla. O aluno, além de adquirir uma segunda língua, constrói conhecimentos relativos a outras áreas, como ciências, matemática ou estudos sociais. O aluno aprende a língua e através da língua.
O Ensino Bilíngue também busca expandir o conhecimento cultural de outros países. Como este conhecimento pode ser aprimorado?
Uma das formas é possibilitar o acesso a livros, revistas, filmes, etc. Tudo em suas versões originais, sem terem passado pelo processo de tradução. Além disso, o domínio de uma segunda língua atrelada a conhecimentos de diversas áreas possibilita um olhar muito mais sensível com relação aos aspectos culturais de outros países.
Quais as principais vantagens do Ensino Bilíngue?
É comprovado cientificamente que as pessoas cuja formação foi bilíngue têm maior facilidade de assimilação e um raciocínio lógico muito mais apurado que aquelas que tiveram formação somente em sua língua materna. O domínio da segunda língua adquirido no Ensino Bilíngue torna a comunicação, tanto na língua materna quanto na segunda língua, muito mais rica e fluída. Além disso, bilíngues desenvolvem uma atenção natural a situações linguísticas muito mais apuradas, o que os torna capazes de interagir em diferentes contextos de forma muito mais assertiva.
Para que o estudante se adapte ao ensino bilíngue ele precisa já ter domínio dos dois idiomas? E os pais? Precisam dominar mais de um idioma?
Dependendo da etapa escolar na qual o aluno irá ingressar, não há necessidade. Por exemplo, no Infantil V ou no 1º ano, a criança consegue ingressar sem nenhum pré-requisito linguístico. Já a partir do 2º ano, é necessário. Os pais não precisam dominar o segundo idioma. Entretanto, é fundamental que a criança perceba na família a valorização da aprendizagem de ambas as línguas, materna e estrangeira. É muito importante que os pais estimulem os filhos. Proporcionar materiais como filmes, livros e brinquedos que exponham a criança à língua, além de complementar o processo do Ensino Bilíngue, promove confiança e segurança para a criança.
A Escola Barão passa a oferecer neste ano de 2016 o ensino bilíngue para crianças do Infantil V e 1º ano do Ensino Fundamental. Como será o currículo do Barão Bilíngue My School (inglês)  e Meine Schule (alemão)?
No Infantil V o currículo do bilíngue contemplará: Movimento e Música, Natureza e Sociedade, Matemática e Literatura. As abordagens serão feitas por meio de interações e brincadeiras, tornando o processo de ensino-aprendizagem prazeroso e significativo. No 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental, o Barão Bilíngue prioriza a alfabetização e o letramento no segundo idioma. A partir dessa etapa, Artes e Esportes passam a fazer parte do dia a dia, com aulas semanais. Do 3º ao 5º ano, Ciências e Estudos Sociais também serão oferecidos. E em 2017 será aberta a turma de 2º ano, e assim por diante até chegarmos ao 5º ano.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Escola Barão do Rio Branco
www.escolabarao.com.br
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Velha – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.