Escola Barão, de Blumenau (SC), promove programa voltado para a Educação 4.0

Escola Barão, de Blumenau (SC), promove programa voltado para a Educação 4.0

Com acesso cada vez mais facilitado às informações, crianças e adolescentes são bombardeados de conteúdo de todas as áreas e por todos os lados. Isso tem feito surgir uma geração de pequenos questionadores, que não se contentam mais com uma breve ou supérflua explicação e cujas discussões saem de casa, chegam à escola e seguem com os colegas. Ou no sentido contrário também. Portanto, torna-se ainda mais essencial o alinhamento entre pais e professores. E foi pensando nisso, que a Escola Barão, de Blumenau (SC), iniciou 2019 com um projeto que discutiu a integração desse ecossistema.

O já tradicional Encontro de Pais da Escola Barão abordou o tema “Ecossistema 4.0: Escola, Família e Mundo”. A palestra foi conduzida pelo consultor Daniel Keller. Nos encontros, foi abordada a importância de melhorar o relacionamento com os filhos, de estar mais integrado às atividades escolares e os desafios de perceber e se adaptar às mudanças de perfil de cada geração e do mundo. A palestra foi transmitida ao vivo pela página da Barão no facebook, que possibilitou o acesso de pais que não puderam acompanhar pessoalmente e também para o público de interesse. O vídeo segue aqui disponível àqueles que queiram se inteirar sobre o assunto.

A temática Educação 4.0 está norteando as atividades da escola, oferecendo ao estudante aprender por meio do desenvolvimento de projetos, experiências e metodologias com muita prática. Dessa forma, o estudante não apenas irá conhecer os conceitos, mas estimular sua capacidade cognitiva, socioemocional, científica e tecnológica, possibilitando uma formação completa para lidar com as informações frenéticas que vêm pautando o mundo.

Toda essa metodologia foi construída juntamente com os professores participantes do Programa de Inovação Continuada, projeto realizado dentro da Escola desde o início de 2019 que tem essa mesma finalidade de envolver a escola, a família e a comunidade no desenvolvimento dos estudantes. Para contribuir ainda mais nesse processo, a Barão conta com a parceria do professor doutor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, autor do livro Educação 4.0 e Metodologia Vivencial Ativa (MVA). A gestora pedagógica da Barão, professora Laura Cristina Peixoto Chaves, explica qual a importância de debater esse assunto. “Considerando os desafios da contemporaneidade da educação e do ensino, a Escola Barão busca respostas na ciência e na tecnologia para atualizar a sua proposta pedagógica e o seu modelo educacional. Para tanto, faz-se necessário envolver professores e famílias dentro de um projeto de inovação educacional”.

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Larissa Segatte – conteudo@grupoodp.com.br – +55 (47) 3322-0545 / (47) 99994-1534

 

Escola Barão do Rio Branco 
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau (SC)
Unidade Jardim Blumenau – Rua Nereu Ramos, 845, bairro Jardim Blumenau – Blumenau (SC)

 

 

Nenhum comentário

Comente!

Top