fbpx

Especialista orienta sobre a melhor forma de gastar o 13º salário

BLUMENAU (SC) – Todo fim de ano é a mesma coisa: de um lado estão as expectativas para as férias e os planos para o 13º salário; do outro, as despesas acumuladas ao longo do ano e as tradicionais contas que marcam o início do próximo ano, como o IPVA, IPTU e material escolar.

13osalario
Com planejamento é possível pagar contas acumuladas e garantir férias tranquilas
BLUMENAU (SC) – Todo fim de ano é a mesma coisa: de um lado estão as expectativas para as férias e os planos para o 13º salário; do outro, as despesas acumuladas ao longo do ano e as tradicionais contas que marcam o início do próximo ano, como o IPVA, IPTU e material escolar. Seja para amenizar as dívidas, fazer compras, viajar ou até mesmo investir, a verdade é que o 13º salário é a recompensa por um ano inteiro de trabalho e as dúvidas de como utilizar essa bonificação são comuns. O gerente da Unicred Blumenau, André Luis Faria, dá algumas dicas de como administrar esse dinheiro extra. Confira:
Quais são as suas dicas para quem ainda está fazendo planos para o 13º salário?
André Luis Faria: Em primeiro lugar é planejar o que se pretende fazer com o salário extra. Considere a sua realidade financeira, seus objetivos em curto, médio e longo prazo e também as despesas típicas de início de ano, como o IPTU, IPVA, materiais escolares e outros. Não se esqueça de reservar uma parte para você, afinal, é uma recompensa por todo um ano de trabalho.
O dinheiro extra no fim do ano, muitas vezes, motiva as compras. Como lidar com as “tentações” e evitar despesas em longo prazo?
André: É natural que com o dinheiro em mãos as tentações para as compras sejam maiores, portanto, procure seguir o seu planejamento. O erro muitas vezes não está em comprar, mas sim, em como comprar. Pesquisar também vale para esta época do ano. Muitas vezes, é possível encontrar os mesmos produtos com uma variação significativa de valores. Outra dica é: priorize as compras à vista. Além disso, aposte na criatividade na hora de comprar os presentes de fim de ano.
O 13º é também um suporte para pagar as contas acumuladas ao longo do ano. Que despesas devem ser priorizadas?
André: Essa estratégia é muito comum, principalmente se considerarmos as incertezas do cenário atual. Analise as suas contas, usando como critério as taxas de juros, prazos de pagamento e fatia da renda comprometida. Antecipe as despesas com maior bonificação de juros e redução do valor comprometido na renda familiar.
Qual é o maior erro que as pessoas cometem ao receber o 13º salário?
André: O maior equívoco é incorporar essa bonificação como renda mensal, na hora de realizar o orçamento familiar ou assumir uma nova dívida. Isso pode gerar problemas financeiros no futuro, afinal, o 13º é uma recompensa, e não parte do seu salário. Para mudar os hábitos de consumo, a sugestão é poupar pelo menos 50% do 13º, assim, você garante um começo de ano mais tranquilo.
Foto: Rory Trotter
Informações para imprensa – Oficina das palavras:
Tamires Kardauke – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
Unicred Blumenau
www.unicred.com.br/blumenau
Rua Nereu Ramos, 476, Centro

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.