fbpx

Estudantes de Blumenau são premiados em concurso entre continentes

BLUMENAU (SC) – Mais do que a proximidade das férias, dezembro começou trazendo outras alegrias para estudantes da cidade.

Jovens apresentaram projeto para preservação, turismo e lazer no Rio Itajaí-Açu

Foto_009-2014 (premio pasch)

BLUMENAU (SC) – Mais do que a proximidade das férias, dezembro começou trazendo outras alegrias para estudantes da cidade. Alunos da Escola Barão do Rio Branco foram premiados no concurso intercontinental “Cidades à beira de rios”, promovido pelo Projeto Pasch, do Ministério das Relações Exteriores e do Governo Alemão em parceria com o Instituto Goethe e o Instituto Cultural da República Federal da Alemanha. Ao todo, a ação contou com mais de 100 estudantes participantes e apresentação de 46 trabalhos de escolas alemãs de três continentes.
Os estudantes Ana Clara Ignácio Costa, Arthur Barth Reiter, Carolina Poffo, Eduarda Borba e Giorgia Zonta Paladini conquistaram o primeiro lugar com o tema 3: “O rio como artéria vital e chance para um desenvolvimento sustentável da cidade”. Os jovens apresentaram um projeto para desenvolvimento do município, no qual o Rio Itajaí-Açu foi colocado como elemento central. A professora Iracema Krueger afirma que o grupo representante da Barão enfatizou a necessidade de aproveitar os recursos naturais, turísticos e de lazer, dando destaque ao rio. “Na prática, eles sugerem recriar o Vapor Blumenau com o Blumenau II, com pontos determinados para embarque e desembarque. Este barco deveria conter, além de um excelente restaurante com comidas típicas alemãs, pessoas que falem alemão e usem trajes típicos”, explica a professora. A proposta ainda prevê orientação turística e resgate histórico com exposição de fotos no local.
O projeto dos estudantes ainda vai além e sugere a implantação de um teleférico na região da Prainha, para atrair ainda mais visitantes ao município. “Esta seria uma maneira de aproveitar o turismo gerando renda, divulgando nossa história e cultura e despertando para a consciência da preservação da natureza, em especial, do rio, o que poderia auxiliar na preservação ambiental e na prevenção das enchentes”, acrescenta a professora.
Com o primeiro lugar na categoria, os participantes ganharam incentivos estudantis e certificados de participação em concurso de chancela internacional. O próximo passo será levar o projeto para análise dos representantes municipais. Ainda não há data para apresentação das sugestões. “É lógico que isso exige um projeto minucioso, mas com grandes perspectivas de sucesso”, acredita a professora.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Escola Barão do Rio Branco
www.escolabarao.com.br
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Velha – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.