fbpx

Estudantes podem aprimorar conhecimento nas melhores universidades do exterior

BLUMENAU (SC) – Para alguns estudantes, Verão, sol e altas temperaturas não são sinônimos de férias e descanso.

barao

Cursos de extensão ajudam os jovens a segmentar a área de conhecimento
BLUMENAU (SC) – Para alguns estudantes, Verão, sol e altas temperaturas não são sinônimos de férias e descanso. Muitos jovens aproveitam este tempo para realizar um intercâmbio ou para planejar uma viagem durante o ano. Segundo o relatório anual Open Doors, produzido pelo Instituto de Educação Internacional (Institute of International Education – IIE*), no ano letivo de 2013-2014, mais de 13 mil brasileiros ingressaram em instituições de ensino superior norte-americanas, um número 22% maior do que o período anterior. Em busca de maior variedade cultural, qualidade de ensino e corpo docente de destaque, os estudantes estão desejando aprender nas melhores universidades do mundo. Para abranger ainda mais o conhecimento, os jovens escolhem os cursos de extensão em diversas áreas, como na saúde, tecnologia, comunicação, entre outros. A Professora Gisele Vanin, da Escola Barão do Rio Branco, afirma que participar destes intercâmbios ajuda a segmentar a área de atuação. “Além da vivência linguística, esses intercâmbios proporcionam um experiência acadêmica que possibilita ao estudante estar num contexto internacional ligado à sua área de interesse profissional. Essa vivência proporciona uma bagagem que, além de incrementar seu currículo, auxilia em sua escolha profissional”.
Um exemplo deste tipo de intercâmbio é o Projeto Latus oferecido pela Escola Barão em parceria com a empresa World Study. Os estudantes podem escolher participar de cursos de extensão em universidades de prestígio científico internacional, entre elas Columbia, George Washington, Harvard, Yale, Stanford, Johns Hopkins University, Massachussets Institute of Technology, entre outras. Serão ministradas aulas sobre Diplomacia Internacional, Liderança, Saúde e Tecnologia, como design de games, robótica e animação 3D.“Esse tipo de intercâmbio ainda permite que o aluno conheça melhor as práticas pedagógicas de universidades de outros países, auxiliando na decisão de cursar uma graduação fora do Brasil”, acrescenta a educadora.
A professora relembra que o intercâmbio é uma experiência que incentiva o conhecimento da língua estrangeira e cultural. Ela comenta que esta oportunidade também atende quem quer ficar há poucos quilômetros de casa, já que uma opção é estudar no Chile com aulas de espanhol em Santiago, acomodação e convivência com famílias tradicionais e passeios culturais.
Há cerca de 10 anos, a Escola também oferece intercâmbios para a Alemanha e para o Canadá. A Barão é pioneira na região na oferta de três línguas estrangeiras no currículo escolar. O inglês foi inserido como matéria curricular obrigatória a partir do 1º ano do Ensino Fundamental e os estudantes do Ensino Médio ainda podem escolher pelo Alemão ou o Espanhol como línguas optativas para incrementar o conhecimento. “Estudos demonstram que quanto mais cedo a criança for exposta a uma língua estrangeira, maior será a probabilidade de apreender o sistema da língua materna, potencializando sua aprendizagem”, afirma a gestora Pedagógica, professora Adriana Corrêa.
*Fonte: http://goo.gl/Ap8z2b
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Sabini Roncaglio – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534.
Escola Barão do Rio Branco
www.escolabarao.com.br
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Velha – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.