fbpx

Excesso de sol e piscina pode prejudicar a saúde

JOINVILLE (SC) - Calor, sol, praia, piscina, diversão e as férias anunciam a chegada da estação mais desejada do ano.

Foto_037-2014 (Verao)

Dermatologista orienta sobre os principais cuidados que devem tomados
JOINVILLE (SC) – Calor, sol, praia, piscina, diversão e as férias anunciam a chegada da estação mais desejada do ano. A empolgação com a época ensolarada e que apresenta diversas opções de lazer ao ar livre, às vezes, deixa passar batido os cuidados essenciais que devemos ter com a pele. Para garantir bons momentos priorizando a saúde, a dermatologista da Clínica Livon, Dra. Vanessa Cristina Soares, responde alguns questionamentos com diversas dicas básicas e fáceis para serem seguidas.
Qual a melhor forma de proteger a pele dos raios UV?
Fotoproteção é um conjunto de medidas que objetivam reduzir a exposição solar e com isso reduzir os danos causados pela radiação UV. A fotoproteção tópica é feita através do uso de protetores solares e a fotoproteção mecânica é feita através do vestuário, tendas, chapéus e óculos de sol. Os fotoprotetores tópicos e mecânicos, quando associados, promovem uma proteção solar mais eficaz.
As roupas impedem a incidência de raios UV na pele?
O vestuário protege a pele contra a radiação UV, mas é preciso ficar atento ao tipo do tecido. Roupas de algodão e com trama apertada são as mais efetivas, pois filtram em torno de 50% da radiação.
Qual a quantidade de protetor solar que deve ser utilizado?
A aplicação dos protetores solares pode ser baseada na “regra da colher de chá”. Para o rosto e pescoço é recomendado aplicar o equivalente a uma colher rasa de chá. Já para proteção do corpo se deve aplicar uma colher de chá para cada membro superior, duas colheres de chá para cada membro inferior e duas colheres de chá para todo o tronco. Lembrando que os fotoprotetores tópicos devem ser reaplicados a cada duas ou três horas.
Há diferença entre o protetor solar corporal e o protetor para o rosto?
Quanto ao efeito fotoprotetor não. Tanto os protetores solares faciais quanto corporais devem proporcionar proteção contra os raios UVA e UVB. Alguns podem ter substâncias para efeitos secundários, como controladores da oleosidade, pigmentos e antioxidantes. Os formatos também podem variar, encontrados na forma de creme, gel creme, spray, gel ou bastão.
Quais os fatores de proteção mais indicados?
A proteção contra a radiação UVB é medida através do FPS que deve ser igual ou superior a 30. Já a proteção contra radiação UVA dever ser de um terço do FPS
Atualmente existem no mercado óleos entre 15 e 30 FPS que garantem proteção e bronzeado. Esses produtos são confiáveis? Eles podem substituir o protetor solar?
Não são recomendados fotoprotetores tópicos com FPS inferior a 30.
Qual o horário mais recomendado para o banho de sol?
A exposição solar deve ser feita antes das 10h da manhã e após as 15h da tarde, devendo ser considerado o horário de verão e nunca sem protetor solar.
Qual a quantidade diária aceitável de exposição direta ao sol sem que haja grandes danos à pele?
Não há um consenso sobre a quantidade diária aceitável de exposição solar, pois muitas variáveis estão envolvidas. Cada tipo de pele tem uma tolerância diferente ao sol e também deve ser considerado o índice de radiação UV de cada localidade.
Além das praias, muitas pessoas recorrem aos clubes para se refrescar no verão.  Quais os principais problemas que o uso frequente da piscina pode causar?
Banhos de piscina frequentes e demorados podem causar ressecamento da pele e dos cabelos. A pele úmida, principalmente dos pés pode facilitar a proliferação de fungos e o surgimento de micoses.
Quais os principais cuidados?
Para prevenir ressecamento da pele, o uso de hidratantes corporais é recomendado. O uso de produtos capilares com fotoproteção auxilia na prevenção do ressecamento causado pelo cloro e pelo sol.
Existe algum produto que protege a pele do cloro da piscina?
É recomendado que após o banho de piscina, a pessoa tome uma ducha para retirar o excesso de cloro e, logo em seguida, aplique no corpo todo um hidratante corporal, ainda com a pele um pouco úmida para aumentar a penetração.
É verdade que o cloro neutraliza a ação do protetor solar?
Não. Porém, é recomendado o uso de protetores solares resistentes à água e deve ser feita a reaplicação frequente.
 
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Patrícia Wippel – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265
Clínica Livon
www.clinicalivon.com.br
Rua Orestes Guimarães, 814
América – Joinville (SC)

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.