Exposição internacional chega a Pomerode na próxima semana

Exposição internacional chega a Pomerode na próxima semana

Aplaudida na Alemanha, exposição fotográfica retrata a emigração alemã em cinco continentes

O fotógrafo alemão Jörg Müller, que já trabalhou para National Geographic, Der Spiegel e Stern, dentre outras publicações de renome internacional, dedicou os últimos cinco anos ao projeto “5x Deutschland“, ou “Cinco Vezes Alemanha”, para mostrar as características comuns entre comunidades de ascendência germânica espalhadas pelo mundo. No continente sul-americano, a representante foi Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, que será o primeiro local a receber a exposição de fotografias documentais fora da Alemanha. As obras, que incluem registros feitos também em cidades do México, África do Sul, Romênia e Sibéria, estarão em exibição no município a partir da segunda-feira (21/1), data em que Pomerode comemora os 60 anos de emancipação político-administrativa.

A abertura da exposição acontecerá às 9h30min, na Galeria Erwin Curt Teichmann, no Centro Cultural de Pomerode, localizado na Rua Hermann Weege, 111. No local, os visitantes terão pouco mais de um mês para conhecer as obras captadas ao redor do mundo. Tão logo na terça-feira (22/1), o fotógrafo prestará visitação guiada às obras das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Para Ivone Lemke, diretora da Fundação Cultural de Pomerode, a exposição tem grande significado, pois valoriza a cultura e celebra os 60 anos de história escrita pela imigração alemã no município. “Pomerode se sente orgulhosa em ser contemplada neste projeto fotográfico de nível mundial, visto que é de extrema importância para a valorização cultural da nossa comunidade. A exposição é documental e ratifica a forma como promovemos nosso município, uma vez que somos conhecidos em toda nação como “A cidade mais alemã do Brasil”. Para os catarinenses, a exposição lança um olhar novo sobre a própria identidade, mostrando a imigração alemã em Santa Catarina como um de muitos esforços de alemães que, gerações atrás, lançaram-se pelo mundo sonhando com uma vida melhor.

© Joerg Mueller, www.joergmuellerfotografie.de

Mais sobre a “5x Deutschland”

De 2014 a 2018, o fotógrafo mergulhou na realidade local de cinco regiões de imigração alemã pelo mundo. De Litkowa, na Rússia, indo para Oberwirschaw, na Romênia, vindo a Pomerode, no Brasil, até Manitoba, no México e Wartburg, na África do Sul. As fotos transportam o espectador à companhia dos descendentes de alemães nestes locais, retratando tanto momentos do cotidiano destas pessoas quanto festividades ou ocasiões religiosas das comunidades.

Os cinco anos de pesquisa e registros foram destaque na imprensa internacional, em uma das reportagens sobre a exposição, o jornal Die Zeit, um dos mais importantes da Alemanha, traz detalhes de cada uma das regiões visitadas pelo fotógrafo e revela Pomerode como “uma parte próspera da Alemanha, no meio do Brasil”.

O trabalho estava exposto até agora na sede mundial do Instituto Goethe, em Munique. Em Pomerode, a exposição poderá ser visitada de quarta a sexta-feira das 13h às 17h e sábados e domingos das 11h às 16h, no Centro Cultural de Pomerode até o dia 28 de fevereiro. A entrada é gratuita. Em Pomerode, a Exposição “5x Deutschland” é uma realização da Fundação Cultural de Pomerode e Focus Photo und Presse, e tem patrocínio do Instituto Goethe, Nikon, Cervejaria Schornstein, Weiku do Brasil e Zoo Pomerode.

 

Serviço:

O quê: Exposição Fotográfica “5x Deutschland”
Quando: De 21 de janeiro a 28 de fevereiro
Onde: Centro Cultural de Pomerode – Rua Hermann Weege, 111, Centro
Entrada Gratuita.

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Liliane Machado – jornalismo1@grupoodp.com.br – + 55 (47) 9 8465-0676

 

Festa Pomerana

Nenhum comentário

Comente!

Top