fbpx

Favorita do Inverno, feijoada tem opções para todos os gostos

BLUMENAU (SC) – Com a chegada do Inverno, além dos casacos e cobertas, outra combinação perfeita com o frio é a de comidas e bebidas quentes.

Foto: Rede Top / Divulgação
Foto: Rede Top / Divulgação

BLUMENAU (SC) – Com a chegada do Inverno, além dos casacos e cobertas, outra combinação perfeita com o frio é a de comidas e bebidas quentes. Tradição brasileira para o ano inteiro e grande favorita do Inverno, a feijoada é uma opção certeira para esquentar o almoço dos dias mais gelados. A versão mais tradicional do prato faz parte da cultura nacional, com carnes como orelha, rabo e pé de porco na receita. Mas existem opções de feijoada para todos os gostos, do light ao vegetariano.
Em alguns lugares do Brasil o feijão utilizado na receita pode variar, mas é o feijão preto que mais se destaca. Entre as carnes, uma boa receita tradicional não pode ficar sem pé de porco, rabo, bacon, costelinha e linguiça. A dica do supervisor do açougue da Rede Top Lontras, Diego Koprowski, e do açougueiro Osmar Bittelbrunn, é iniciar o preparo dois dias antes, cozinhando as carnes separadamente. “Outro detalhe que pode dar um toque especial à receita é separar o caldo do cozimento das carnes para depois adicionar ao caldo do feijão. Carnes que possuem cartilagem, como pé, orelha e rabo de porco, são importantes para o sabor do prato, mas podem não agradar visualmente os seus convidados. Nossa dica é retirá-las da panela antes de servir”, explicam.
Para quem não dispensa a feijoada, mas prefere uma versão mais leve, uma boa saída é trocar as carnes mais gordurosas por carne seca magra e cubos de lombo suíno sem gordura. A linguiça suína também pode ser substituída pelas suas variações de frango ou peru. E para o público vegetariano, como transformar essa receita tradicional sem perder o sabor? Legumes como nabo, berinjela e tomate podem se juntar ao tofu (queijo a base de soja) para não deixar ninguém de fora na hora de apreciar uma boa feijoada.
Prepare a sua feijoada tradicional
Rendimento: 20 porções
2kg de feijão preto
1Kg de carne seca
500 gramas de orelha de suíno1Kg de rabo de suíno
2Kg de pé de suíno
1kg costelinha defumada de suína
2kg de bacon de fumado
2 kg de linguiça calabresa
Tempero:
500 g de cebola picada
100g cebolinha verde picadinha
50g salsinha picadinha
8 folhas de louro
200g de alho
Sal a gosto
Modo de preparo: Coloque o feijão de molho por 12 horas, coloque a carne seca para ferver duas vezes, antes de cozinhar, cozinhar passo a passo as carnes duras, em seguida as carnes moles. Quando estiver em meia fervura, coloque o feijão. Finalmente tempere o feijão. Sirva com couve, repolho, arroz branco, laranja (em salada) farinha de mandioca, farofa, torresmo.
Compras na Rede Top geram doações à Rede Feminina de Combate ao Câncer
Fazer as compras para a feijoada ainda pode ser uma ação de solidariedade. No caderno de ofertas especial de Inverno da Rede Top você encontra a maior parte dos ingredientes para a receita, e o selo da campanha Rosa Top destaca os itens que participam da ação social da rede. Parte da renda obtida com a venda dos produtos é revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Sobre a Rede Top
Iniciada em 1997 por um grupo de empresários e oficializada em 2002, a Rede Top Supermercados, sediada em Blumenau, conta com sete associados, 27 lojas em 15 municípios, cerca de 1,8 mil colaboradores e uma estimativa de faturamento de 510 milhões em 2014. Além de atendimento especializado aos clientes a Rede Top possui um forte engajamento solidário participando de diversas ações sociais com o intuito de contribuir com a sociedade de forma geral.
Informações para imprensa – Oficina das palavras:
Lucas Paraizo – [email protected] – (47) 3322-0545 / 9994-1534
Rede Top
www.redetop.com.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.