fbpx

Fio orgânico cultivado no Peru é lançamento da Made by You para produções artesanais

Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em email
Novidade faz parte do mix de produtos mais sustentáveis oferecidos pela marca. O fio orgânico cultivado no Peru é lançamento da Made by You para produções artesanais

Novidade faz parte do mix de produtos mais sustentáveis oferecidos pela marca. O fio orgânico cultivado no Peru é lançamento da Made by You para produções artesanais

Apresentar alternativas mais sustentáveis para o artesanato é um dos propósitos da Made by You. Por isso, a marca de kits handmade, amplia o seu mix de produtos que reduzem os impactos ambientais com o lançamento do fio #79 Algodão Tangüis Orgânico Color, cultivado no Peru, sem pesticidas ou inseticidas, com redução de água e energia na sua produção.

A fibra que compõe o fio #79 possui certificação GOTS – Global Organic Textile Standard, o padrão de processamento têxtil líder mundial para fibras orgânicas, incluindo critérios ecológicos e sociais, apoiado por certificação independente de toda a cadeia de abastecimento têxtil. “Ter um padrão comum significa que os processadores e fabricantes têxteis podem exportar seus tecidos e roupas com uma certificação orgânica que é aceita em todos os principais mercados. Essa transparência também dá aos consumidores o poder de escolher produtos verdadeiramente orgânicos, provenientes de cadeias de suprimentos verdes”, comenta Luana Geiss, do marketing da Made by You.

Fio orgânico cultivado no Peru é lançamento da Made by You para produções artesanais

Dentre as características deste fio biodegradável e mais sustentável, podemos destacar o menor consumo de água no cultivo do algodão, menor emissão de gases de efeito estufa, redução de emissões responsáveis pela acidificação dos oceanos, diminuição da eutrofização (excesso de nutrientes na água, o que leva a um aumento excessivo de algas) e menor uso de energia primária. O produto final foi desenvolvido no Peru e possui certificação do órgão regulador do país no que se refere ao tratamento da água utilizada no processo produtivo, além de possuir também certificação em todos os corantes, não apresentando toxinas no processo de tingimento.

O fio #79 Algodão Tangüis Orgânico Color está disponível no site da Made by You em uma cartela de três cores exclusivas e em dois tamanhos: novelo com peso de 100 gramas  e de 50 gramas. “Muita maciez e rendimento são as principais características do fio #79, ideal para trabalhos em crochê e também para outras técnicas artesanais. Disponível em cores suaves, pode ser usado em peças diversas de vestuário, tanto adultas quanto infantis, e em itens de decoração, que ficam leves e com textura delicada”, recomenda Andreia Camilo, do Marketing da Made by You.

Fio orgânico cultivado no Peru é lançamento da Made by You para produções artesanais

Fios sustentáveis são destaque na Made by You

No mix de produtos mais sustentáveis da Made by You, se destacam os fios vegan, de algodão cru, feitos de cana-de-açúcar, algodão organicamente colorido, de cânhamo, de linho & viscose e de fibras recicladas.

Os fios veganos, compostos por fibras de algodão ou acrílico, são indicados para crochê e tricô. Utilizam produtos químicos sem nenhum ingrediente de origem animal no processo de amaciamento e tingimentos das fibras. Tem ainda o fio de algodão cru, que não passa pelo tingimento ou alvejamento. Desta forma, se reduz a quantidade de água, o consumo de energia, de produtos químicos e de resíduos durante o processo de fabricação. É também um fio biodegradável, que se decompõe com facilidade no ambiente quando descartado.

O fio feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar é também um grande diferencial da Made by You. Apresenta como vantagens o baixo custo, a biodegradabilidade, é reciclável, exige pouca energia para a sua produção e, por ser um material orgânico, no fim da sua vida útil pode ser decomposto e utilizado como fertilizante dos solos. A sua decomposição inicia cerca de 150 dias após a deposição por compostagem e encerra em 240 dias.

O fio de algodão orgânico naturalmente colorido da Paraíba, foi desenvolvido em parceria com a Embrapa e com a Natural Cotton Color. Ele é plantado por pequenos produtores, em sistema de agricultura familiar no assentamento rural da reforma agrária Margarida Maria Alves, no município de Juarez Távora (PB). A plantação ocupa 18 hectares de terra em sistema de sequeira, sem nenhum tipo de adubo ou inseticida sintético. O algodão já nasce colorido e não necessita de qualquer tipo de tingimento químico.

Fio orgânico cultivado no Peru é lançamento da Made by You para produções artesanais

Já o fio de cânhamo é uma fibra forte e até quatro vezes mais resistente que outras fibras naturais. Seu cultivo reduz o uso de água em até 90% quando comparado ao cultivo de algodão. Dentre as muitas vantagens da fibra, ela cresce rapidamente em quase toda parte precisando de pouca atenção, não esgota os nutrientes do solo, é fácil de colher, bloqueia os raios UV e é antifúngico.

O fio de linho & viscose é durável e biodegradável. O cultivo do linho apresenta menor quantidade de pragas e, por isso, faz uso de pouco, ou nenhum, agrotóxico ou fertilizante. A cultura do linho também tem um ótimo aproveitamento, o que significa que praticamente tudo da planta é utilizado (fibras, óleos, sementes etc.), sendo considerada, assim, uma cultura mais sustentável. A fibra do linho é a mais longa fibra vegetal, alcançando de 30 a 120 centímetros de comprimento. Quanto maior é o comprimento de uma fibra natural, mais resistente ela é, portanto mais nobre.

E, por fim, o fio de fibras recicladas é produzido a partir de resíduos têxteis da indústria da moda. Depois de recolhidas e separadas por cor, as aparas de tecido passam pelo processo de desfibramento e retornam a um estado de fibra e são fiadas para se tornar fio. Com 85% de fibras de algodão e 15% de outras fibras em sua composição, esse processo traz o melhor aproveitamento e promove a circularidade dos insumos já existentes no mundo.

Fio orgânico cultivado no Peru é lançamento da Made by You para produções artesanais. Certificações de consumo consciente do algodão

A Made by You possui a certificação BCI (Better Cotton Iniciative), que preconiza a conscientização e orientação do cotonicultor, colaboradores e demais agentes da cadeia produtiva do algodão para a importância de relações trabalhistas justas e da responsabilidade socioambiental no campo. A marca de kits handmade pertence também ao movimento Sou de Algodão, que promove a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, e reúne todos os integrantes da cadeia produtiva e da indústria têxtil da fibra de algodão, desde o homem do campo até o consumidor final, passando por tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes.

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Inteligência em Comunicação e Conteúdo (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.