Fios brasileiros se destacam nos principais eventos internacionais de artesanato. Empresa têxtil Círculo leva seus produtos para H+H Cologne, na Alemanha, e H+H Americas, nos Estados Unidos
Presente em mais de 50 países da América, África, Europa e Oceania, a Círculo segue focada na expansão internacional e em apresentar seus produtos de algodão de alta qualidade e formas de se trabalhar os fios em projetos diferenciados, com a criatividade única dos brasileiros. Para isso, irá participar de duas das principais feiras de artesanato do mundo: a H+H Cologne, realizada em Colônia, na Alemanha, de 22 a 24 de março, e a H+H Americas, em Chicago, nos Estados Unidos, entre 1º e 3 de maio. Ambas voltadas ao público B2B, para fomentar novas conexões e negócios.
A H+H é a principal feira internacional de artesanato criativo e suprimentos para hobby focado no B2B. Em 2023, contou com a participação de 280 empresas de 41 países, reunindo grandes players do setor, que apresentaram produtos e serviços aos mais de 12 mil visitantes. A brasileira Círculo, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, marcará presença pelo oitavo ano consecutivo e aproveita esse grande ponto de encontro da indústria artesanal em nível mundial para prospectar, fechar negócios, consolidar parcerias e aumentar a sua visibilidade mundo afora.
“Já somos reconhecidos pela qualidade dos nossos fios de algodão e por apresentar produtos práticos e inovadores para o fazer manual, como os kits de amigurumi que possuem todos os itens necessários para criar projetos de bonecos fofos, delicados e que podem ser colecionados. Levamos a nossa brasilidade, nossa forma criativa de inovar e criar novas possibilidades com o artesanato, e é isso que notamos que encanta também os nossos parceiros comerciais internacionais”, comenta o CEO da Círculo, Osni de Oliveira Junior.
Fios brasileiros se destacam nos principais eventos internacionais de artesanato: H+H Americas
Outro importante evento do mercado artesanal é a H+H Americas. Realizada em Chicago, é dos mesmos organizadores da H+H Cologne, e ano passado reuniu 263 expositores de 22 países, atraindo mais de 2,5 mil participantes. Para essa feira, a Círculo está empenhada em levar cinco lançamentos, um espaço baby dedicado a fios infantis e aos kits de amigurumi, incluindo a coleção Lovey assinada pelo influencer artesão Jonah Hands e, ainda, uma aula de crochê para iniciantes e outra de amigurumi com a artesã parceira da marca, Christine Escanes.
Na H+H Americas serão apresentadas cinco grandes novidades da Círculo voltados para projetos de moda. São os fios: Bossa Nova (100% lã merino superwash), InLove Slim (100% algodão brasileiro), Luckyfeet (composto por 75% Lã Merino Superwash e 25% Poliamida, com tingimento manual dos fios que proporcionam cores únicas, ideal para confecção de meias), Glamour (55% algodão e 45% viscose) e Aloe Vera, que consiste em uma mistura perfeita das fibras aloe vera, algodão e viscose.
“A composição dos fios, especialmente os de lãs merino e algodão brasileiro, são certamente diferenciais que atraem os nossos consumidores no exterior. A lã merino garante peças quentes e duráveis, é ideal para a temporada de frio, além de ser resistente ao desgaste e à lavagem, enquanto o algodão brasileiro absorve rapidamente a transpiração e, por isso, é indicado para os designs de meia estação. Todos os fios são feitos com fibras macias, delicadas, e resultam em peças confortáveis e com um bom caimento no corpo. Conseguimos oferecer uma ampla cartela de cores, desde as mais vibrantes às mais neutras e clássicas, de tons únicos ou com efeitos como o degradé e brilho, que tornam os projetos ainda mais exclusivos”, comenta o CEO da Círculo, Osni de Oliveira Junior.
Além disso, chegarão às prateleiras das lojas norte-americanas as novas cores dos fios que já são comercializados por lá, como a Peach Fuzz, eleita a cor do ano 2024 pela Pantone. Outro destaque serão os kits de amigurumi, que reúnem todos os itens necessários para confeccionar bonecos. “Esse produto é um sucesso onde lançamos. Ele é prático, indicado para vários níveis de dificuldade, do iniciante ao avançado, e possui uma grande variedade de itens temáticos, colecionáveis e incríveis para presentear. Desenvolvemos uma coleção exclusiva para o mercado norte-americano em parceria com o influencer artesão Jonah Hands, composta por naninhas fofas com temas de animais, como girafa, coelho, leão e urso”, explica Junior.
Os Estados Unidos são um grande mercado em potencial e, hoje, a Círculo atua em quase todo o país, com alcance de 37 estados e na Amazon. “Começamos pela Flórida e logo tivemos uma grande adesão aos nossos produtos. Vamos fortalecer nossa atuação junto às lojas especializadas na venda de fios nos EUA, proporcionando a oportunidade de vender e promover a experiência dos fios da Círculo a seus consumidores. Queremos estar presentes com os melhores fios de algodão do mercado e levar nosso carinho pelo artesanato e artesãos a todos os continentes. Desenvolvemos estratégias distintas de internacionalização, adaptadas de acordo com diferentes mercados e necessidades dos nossos clientes, distribuidores e lojistas. Um dos objetivos da marca no curto prazo é consolidar a Círculo no mercado norte-americano, expandir sua atuação na Europa e fortalecer a presença na Oceania. Hoje, a Círculo já é a marca com maior market share em fios de algodão no Brasil e na América Latina”, avalia Maryah Borges de Castro, gerente de Exportação da Círculo.
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