fbpx

Grupo Vocal ensaia repertório em latim, inglês e dialeto zulu

BLUMENAU (SC) – Mesclar várias culturas em uma só apresentação artística.

Proposta estimula o intercâmbio de informações sobre diversas culturas e países

BLUMENAU (SC) – Mesclar várias culturas em uma só apresentação artística. Esta é a proposta do Grupo Vocal, da Escola Barão do Rio Branco. São cerca de 50 crianças e jovens, com idades entre cinco e 16 anos, que ensaiam e cantam músicas em latim, inglês e no dialeto zulu, além do português. O grupo conta com um repertório multicultural que será levado aos asilos, hospitais e centros de educação de Blumenau, a partir deste mês de abril.
Neste projeto estão inseridas músicas como a “Amavalovolo”, animada canção africana, do dialeto zulu, que conta com uma coreografia de nível iniciante e que estimula o público a levantar e participar. A produção conta ainda com a “Adiemus de Karl Jenkis”, apresentada em latim, a “Have You Ever Seen The Rain?”, da banda norte-americana Creedence Clearwater Revival e composições nacionais como “A Benção”, de Celso Viáfora e “Feito Borboleta” de Fernando Guimarães, com arranjo de Débora Andrade. “O repertório do Grupo Vocal é vasto, sendo minha opção metodológica mostrar novas culturas através da música”, conta a professora Bruna Hedler.
Antes de inserir a proposta, a educadora exibe imagens e vídeos sobre o povo e os hábitos dos locais de origem da composição. Os participantes também são estimulados a realizar pesquisas e a mostrar as suas impressões para os colegas de turma. Ainda neste ano, o Grupo Vocal pretende acrescentar ao repertório canções em japonês e em alemão. Nicole Cugnier de Oliveira Hess, que tem apenas 11 anos de idade, é uma das integrantes. Ela afirma que nos quatro anos em que está no grupo aprendeu a cuidar da sua voz, as técnicas vocais e como se apresentar nos locais públicos. Além disso, ela diz que adora o momento do canto, pois se sente mais tranquila e alegre. “Gosto muito de aprender o significado das letras das músicas e das diversas maneiras de conhecer outras culturas”, conta.
O grupo faz parte do Barão Arte e Cultura, espaço da Escola Barão que estimula a diversidade artística. O Grupo Vocal abrange estudantes e a comunidade em geral. Os interessados em participar podem ter mais informações através do site ou do (47) 3322-6133.
Próximas apresentações do Grupo Vocal:
Abril: Início das atividades em hospitais, centros de educação e asilos de Blumenau;
Junho: Apresentação no Festival Ecológico da Canção (Feeco);
Novembro: Participação do Dia do Canto, em Joinville.
*A programação ainda não está completa.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Escola Barão do Rio Branco
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Velha – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.