fbpx

Hospital Marieta abre Complexo Madre Teresa inaugurando novo espaço da Unacon

Hospital Marieta abre Complexo Madre Teresa inaugurando novo espaço da Unacon

Hospital Marieta abre Complexo Madre Teresa inaugurando novo espaço da Unacon. Unidade de Alta Complexidade em Oncologia fica agora maior, mais moderna e poderá dobrar a capacidade de atendimento

Um marco para os pacientes com câncer da região da Amfri e mais um grande passo na história do Hospital Marieta. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), ganha novo espaço no terceiro andar do Complexo Madre Teresa, edifício anexo à estrutura da unidade hospitalar que funciona no Centro de Itajaí e cuja obra era um sonho antigo da população. A inauguração do serviço de atendimento a pacientes com câncer nesta segunda-feira (27/2) dá início a uma nova fase com ainda mais humanização e respeito àqueles que necessitam de cuidados especiais.

“Para nós é uma imensa alegria poder entregar à comunidade esse novo espaço, moderno, acolhedor, humanizado e que fará a diferença na vida de tantos pacientes oncológicos, pessoas geralmente fragilizadas e que agora contarão com um novo alento, uma nova esperança”, ressalta a Irmã Simone Santana, diretora geral do Hospital Marieta.

A estrutura que vinha atendendo desde 2008, quando inaugurada, contemplava cinco consultórios médicos e um de equipe multiprofissional formada por nutricionistas, psicólogos, assistente social e enfermeiros especializados, além de 24 poltronas de quimioterapia. No Ambulatório de Especialidades, são sete consultórios médicos.

Essa nova estrutura, no entanto, vai mais do que dobrar a capacidade de atendimento da população. Serão 10 consultórios médicos, quatro consultórios de equipe multiprofissional e 33 poltronas de quimioterapia. Já o novo Ambulatório de Especialidades passará a contar com 17 consultórios médicos. “Considerando o valor investido na obra como um todo, estes pavimentos de Unacon e Ambulatório abertos hoje correspondem a cerca de R$ 15 milhões”, diz Tatiane Chemin, gerente de operações do Hospital Marieta.

Hospital Marieta abre Complexo Madre Teresa inaugurando novo espaço da Unacon

Hospital Marieta abre Complexo Madre Teresa inaugurando novo espaço da Unacon

A demanda atual de atendimento na Unacon é de 3,9 mil consultas por mês e 1.585 tratamentos mensais que englobam quimioterapia, hormonioterapia e/ou imunoterapia. Também são realizadas 100 cirurgias todos os meses. Há ainda o Serviço de Radioterapia, no qual são realizadas 1.100 sessões mensais. Ele está localizado em um prédio em outro endereço, na Avenida Joca Brandão. Já no ambulatório, o volume de pacientes atendidos gira em torno de 3.300 ao mês. A previsão é de iniciar os trabalhos no local a partir de 6 de março.

O Hospital Marieta é vocacionado para diferentes e importantes especialidades médicas atendidas na Unacon: Cabeça e Pescoço, Coloproctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Ginecologia, Mastologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Urologia.

Hospital Marieta abre Complexo Madre Teresa inaugurando novo espaço da Unacon

O Complexo Madre Teresa

Para melhorar o atendimento e otimizar os serviços, o Hospital Marieta inaugura o Complexo Madre Teresa, novo prédio anexo ao atual, onde serão expandidos alguns departamentos. Com investimentos totais de R$ 134 milhões, o espaço terá 21 mil metros quadrados divididos em 15 pavimentos. Neles estarão modernos Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Unacon, Ambulatório de Especialidades, Pronto Socorro e 241 novos leitos.

Hospital Marieta abre Complexo Madre Teresa inaugurando novo espaço da Unacon

O Complexo Madre Teresa

Histórico do Hospital Marieta

Inaugurado em 28 de janeiro de 1956 e administrado desde 1985 pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI), o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen caracteriza-se como um hospital terciário, mantendo serviços ambulatoriais, hospitalares e de apoio diagnóstico. Atende a Média e a Alta complexidade, sendo referência para a Região dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) que tem hoje cerca de 700 mil habitantes, o que representa 9,65% da população de Santa Catarina. Encontra-se entre as maiores instituições hospitalares do território catarinense, com capacidade instalada de 357 leitos, 1.325 colaboradores, 300 médicos residentes e 42 residentes de medicina.

O Hospital Marieta é uma instituição privada que presta serviço aos pacientes através de vínculo com o Sistema Único de Saúde, possuindo Certificação de Entidade Filantrópica, se constituindo, hoje, como o principal centro de atendimento de Itajaí e região. É também o mais procurado pela população, tendo 93% dos seus atendimentos dirigidos ao SUS.

Os números de atendimento do Hospital Marieta são muito expressivos, sendo que em 2022 foram realizadas em média 4.538 atendimentos de Pronto Socorro ao mês e 1.934 internações mensais, resultando em 11.535 procedimentos cirúrgicos, 4.135 partos e 657.407 exames (laboratoriais, métodos gráficos, radiologia, métodos videoscópicos).

autoridades participaram da abertura

Hospital Marieta abre Complexo Madre Teresa

. Linha do tempo

  • 1999 – Abertura de leitos de UTI, Alta Complexidade em Neurocirurgia;
  • 2003 – Reforma do Centro de Neonatologia, Centro Obstétrico e alojamento conjunto;
  • 2005 – Inauguração do Incor, Alta Complexidade em Cardiologia, abertura de 10 leitos de UTI adulto;
  • 2006 – Alta Complexidade em Ortopedia/Traumatologia;
  • 2008 – Inauguração Unacon, Alta Complexidade em Oncologia;
  • 2010 – Alta Complexidade em Eletrofisiologia;
  • 2018 – Habilitação em transplante renal;
  • 2020 – Abertura da Radioterapia;
  • 2020-2022 – Abertura de 80 leitos de UTI Covid.;
  • 2023 – Abertura do novo espaço da Unacon, Pronto Socorro e Ambulatório de Especialidades, dando início ao uso do Complexo Madre Teresa.

Fotos em alta: Governo do Estado – https://www.flickr.com/photos/governosc/albums/72177720306339308

Hospital Marieta  

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.