fbpx

Hospital Marieta entra na lista dos grandes hospitais que realizam cirurgia de alta complexidade de câncer no reto

ITAJAÍ (SC) – O Hospital Marieta Konder Bornhausen, referência em diferentes especialidades, realizou um procedimento médico de alta complexidade de forma demonstrativa para um grupo de médicos de Blumenau, Brusque, Joinville e Jaraguá do Sul.

Foto_015-2015 (cirurgia coloretal)

Procedimento igual só é realizado em Barretos (SP) e Salvador (BA)
ITAJAÍ (SC) – O Hospital Marieta Konder Bornhausen, referência em diferentes especialidades, realizou um procedimento médico de alta complexidade de forma demonstrativa para um grupo de médicos de Blumenau, Brusque, Joinville e Jaraguá do Sul. Esta é a segunda vez no Brasil que a cirurgia é realizada diante deste contexto educacional. A primeira foi no congresso Brasileiro de Coloproctologia, mês passado, no Rio de Janeiro. Esta cirurgia é realizada no hospital há um ano e meio e tem como benefício a preservação da musculatura anal, podendo evitar a colostomia definitiva em pacientes com tumores de reto baixo.
Segundo o proctologista Gustavo Becker Pereira, a cirurgia de retossigmoidectomia via transanal foi realizada por duas equipes simultâneas. Esta cirurgia para pacientes de câncer no reto inferior atualmente é realizada somente em três centros em nível nacional: Salvador, Barretos e no Hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí.
Segundo o médico, este projeto de desenvolvimento da videocirurgia colorretal visa a formação de um centro de referência e treinamento avançado no hospital catarinense. “Neste caminho, além das cirurgias, temos um evento científico (Simpósio de Coloproctologia do Vale do Itajaí – “Sicovi”) que vem crescendo junto com a participação em encontros científicos em todo o país”, destaca Gustavo Becker Pereira. Ele relata que em 2015 o Serviço de Coloproctologia levou o nome da instituição nas principais agendas nacionais como o Congresso Brasileiro de Cirurgia, o Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congresso Sul Brasileiro de Doenças Digestivas, Congresso Sulbrasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais. Também houve participação em palestras, organização, moderações e apresentações de aproximadamente 20 trabalhos.
O Hospital Marieta
A história de acolhimento às pessoas no entorno da Foz do Rio Itajaí Açu começou em 1956 e acompanhou boa parte do desenvolvimento dos municípios da região. Baseado no Centro de Itajaí, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen está perto de completar 60 anos e realiza atendimentos de alta complexidade, além dos serviços de urgência e emergência. Tem um corpo clínico formado por 258 médicos, de 35 diferentes especialidades. Está sob gerenciamento do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI), de São José dos Campos (SP) desde 1985. Com 224 irmãs de caridade, o IPMMI gere cinco hospitais no Brasil, obras em três países, além de asilos, casas de idosos, pastorais de bispos e mantém responsabilidade em relação às obras de caridade.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Daiane Basso – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
www.hospitalmarieta.org.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.