fbpx

Liderança de SC nos índices nacionais de doação de órgãos tem reflexo positivo em Itajaí

Santa Catarina foi destaque no último balanço realizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Entre os dados levantados pelo Hospital Marieta, unidade registrou a menor taxa de recusa estadual

Santa Catarina foi destaque no último balanço realizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O Estado é líder no país em doações e transplantes de órgãos, totalizando 36,8 doadores efetivos por milhão de população (pmp). No Brasil, o aumento foi de 3,5% em números de doadores, atingindo 14,6 pmp. Em Itajaí, o Hospital Marieta registrou dados positivos em doação e transplantes de órgãos, incluindo a menor taxa de recusa do Estado.
O cálculo base da ABTO registrou aumento de 22% doadores catarinenses efetivos. O Hospital Marieta celebra um dos melhores índices de doação de órgãos dos últimos anos. Em 2016 foram realizadas 14 doações de órgãos efetivas, 56 transplantes de tecido ocular (córnea) e apenas dois registros de contraindicação para doação. Entre janeiro e março deste ano, o hospital registrou quatro doações efetivas e 26 transplantes de córneas.
Entre 2016 e 2017, o Hospital Marieta, que atende pacientes da região da Foz do Rio Itajaí, registrou a menor taxa de recusa de Santa Catarina. Apenas 12% das famílias entrevistadas não autorizaram a doação de órgãos. A pesquisa da ABTO mostrou leve queda na recusa familiar no país, mas reforça que ainda é alto. Atualmente, o índice nacional é de 43% e 26% em Santa Catarina.
A ABTO divulga anualmente os números atualizados para um ano anterior. No ano passado, os índices de Santa Catarina chegaram próximos aos dois principais países com destaque em doação: a Espanha (39,7 pmp) e a Croácia (39,9 pmp). O Estado ultrapassou os percentuais de três países destaques em doação, entre eles Bélgica (32,4 pmp), Portugal (28,6 pmp) e Estados Unidos (28,5 pmp).
“Nossos índices são reflexos de uma melhora estadual e nacional na captação e doação de órgãos. Temos uma equipe multidisciplinar vocacionada para procedimentos de alta complexidade, que dispõe de profissionais qualificados, com médicos, psicólogos e enfermeiros”, avalia a diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mércia Lemes.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Fernanda Vieira – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 99994-1265.
Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen – Itajaí (SC)
www.hospitalmarieta.org.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.