fbpx

Limpeza periódica da caixa d’água ajuda a prevenir focos do mosquito aedes aegypti

BLUMENAU (SC) – A caixa d’água que não recebe limpeza e cuidado adequados pode ser um dos principais locais para a proliferação do mosquito aedes aegypti, que colocou diversas regiões do Brasil em alerta por ser o transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus e que é apontado também como um dos causadores de casos de microcefalia.

Foto_031-2015 (Caixa - WIKIMEDIA)
Especialista ensina como limpar e desinfetar reservatório
BLUMENAU (SC) – A caixa d’água que não recebe limpeza e cuidado adequados pode ser um dos principais locais para a proliferação do mosquito aedes aegypti, que colocou diversas regiões do Brasil em alerta por ser o transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus e que é apontado também como um dos causadores de casos de microcefalia. Com a chegada do Verão, a atenção deve ser redobrada, pois as altas temperaturas combinadas com as chuvas aceleram o ciclo do mosquito, que encontram locais propícios para depositarem os ovos, o que aumenta o surgimento de novos focos. “O recomendado normalmente é fazer a limpeza da caixa d’água a cada seis meses. Entretanto, com o risco do mosquito, especialmente no Verão, é importante dar atenção a este local com mais frequência e a outros que possam acumular água dentro de casa. Sempre verifique se a tampa do reservatório está bem fechada, para evitar a entrada de qualquer tipo de mosquito”, comenta o especialista em hidráulica, Paulo Censi.
O profissional também indica os passos de como fazer a limpeza e desinfecção adequada da caixa d’água:
1-     Feche o registro e esvazie a caixa d’água abrindo torneiras e dando descargas.
2-     Feche a saída quando a caixa estiver quase vazia. Aproveite essa água para fazer a limpeza do reservatório, evitando que a sujeira não desça pelo cano.
3-     Utilize panos, escova macia ou esponja para esfregar as paredes e o fundo da caixa. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
4-     Use balde e panos para retirar a água suja que restou da limpeza.
5-     Com a caixa limpa, deixe entrar água até encher e adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de água.
6-     Aguarde por duas horas para efetuar a desinfecção do reservatório.
7-     Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e da residência.
8-     Para finalizar, tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
9-     Não se esqueça de anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa para lembrar quando será necessária a próxima.
10- Finalmente abra a entrada de água.
Paulo Censi lembra ainda que é importante deixar correr a água depois da caixa limpa até que a água apresente um aspecto límpido. Em tempos de economia de água, uma dica é instalar produtos que ajudem neste quesito em torneiras, chuveiros e descargas, que chegam a diminuir o desperdício em até 50%. “Para torneiras e chuveiros a dica é fazer a instalação de redutores de vazão e para as descargas, a alternativa é utilizar mecanismos com duplo acionamento, que podem substituir sistemas antigos de maneira fácil e rápida”, recomenda o especialista.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Patrícia Wippel – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Censi Sistemas Hidrossanitários
Rua Bahia, 4253, Salto Weissbach, Blumenau (SC)
www.censi.com.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.