fbpx

Logo começa a temporada de baleias em Santa Catarina


De junho a novembro, Santa Catarina vive um fenômeno espetacular no Litoral Sul. Centenas de baleias da espécie franca deixam as águas geladas da Patagônia e vêm dar à luz e amamentar seus filhotes na costa catarinense. A região que vai de Içara até Florianópolis foi transformada numa grande área de proteção ambiental desses mamíferos, que chegam a medir 17 metrosde comprimento e pesam até cinco toneladas. As baleias costumam ser vistas com mais frequência em Imbituba e Garopaba.

Em 2017, porém, foi o menor avistamento de baleias desde 2002. Somente 78 delas foram vistas em dois sobrevoos realizados pelo Projeto Baleia Franca entre julho e setembro, período de maior ocorrência dos animais na região. Em média, são avistadas 110 baleias no Litoral Centro-Sul de Santa Catarina, a maioria fêmeas acompanhadas dos filhotes recém-nascidos, em fase de amamentação.

Além das condições climáticas e os fenômenos naturais como o El Niño, os estudiosos também creditam na ação humana como uma interferência. Por isso, ao visitar Santa Catarina nesta época, confirme se as empresas que estão fazendo os passeios de barco são registradas. Esta é a garantia de que você, enquanto turista, não está contribuindo para a redução de baleias visitantes.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.