fbpx

Museus expõem as características marinhas da Costa Verde & Mar

COSTA VERDE & MAR (SC) – A temporada de Verão está só começando e a região já recebe muitos visitantes de todas as partes do Brasil e da América Latina.

museu
O maior museu oceanográfico da América Latina foi recém-inaugurado e já é a mais nova atração de lazer e cultura para quem frequenta a região
COSTA VERDE & MAR (SC) – A temporada de Verão está só começando e a região já recebe muitos visitantes de todas as partes do Brasil e da América Latina. Além de visitar as praias e conferir todas as belezas naturais, os turistas podem conhecer as características marinhas e a história local através dos museus da Costa Verde & Mar. Entre as principais opções estão o aquário marinho em bombinhas, o acervo municipal e o Ecomuseu Univali de Porto Belo, o Etno-Arqueológico de Itajaí e o recém-inaugurado maior museu oceanográfico da América Latina em Balneário Piçarras.
Museu Oceanográfico: Ao todo são mais de mil metros quadrados de exposição que abrigam coleções de grupos de relevância científica como as maiores coleções de conchas e mamíferos marinhos da América Latina. Os visitantes poderão encontrar espécies raras de tartarugas marinhas, tubarões e raias. O acervo pertence à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e já é referência em toda a América. O Museu Oceanográfico fica no campus da Universidade, em Balneário Piçarras, e as visitações podem ser realizadas de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos fins de semana das 10h às 18h.
Aquário marinho: É considerado o primeiro museu neste estilo em Santa Catarina e conta com cerca de 3 mil invertebrados marinhos como esponjas, corais, estrelas, conchas, lagostas, caranguejos, ouriços, pepinos do mar, entre outros. Localizado no bairro José Amândio, na cidade de Bombinhas, o aquário marinho também abriga o Centro de Estudos do Mar (Cemar). Atende diariamente das 10h às 20h durante a temporada de Verão e das 14h às 18h na baixa temporada.
Etno-Arqueológico: Dedicado à memória dos imigrantes da região e à arqueologia pré-histórica, o local conta com acervo do Sambaqui Rua do Papagaio, de Bombinhas, relacionado ao folclore e artesanato marinho e rural. O visitante ainda encontra um laboratório de arqueologia, núcleo de pesquisa etnográfica e um espaço educativo. O museu fica no bairro Itaipava, em Itajaí. O atendimento é realizado de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos fins de semana das 14h às 18h.
Acervo Municipal de Porto Belo: Além de conhecer mais sobre a história de Porto Belo, o visitante encontra no local algumas partes de um esqueleto de baleia, entre outros animais marinhos. Localizado na principal avenida do centro do município, é de fácil acesso para os interessados. O acervo funciona de segunda-feira a sábado, das 12h às 18h e nos dias de receptivo de transatlânticos.
Ecomuseu Univali: Localizado na ilha de Porto Belo, o local conta com tartarugas marinhas, repteis e botânica da região. Com a exposição de peças arqueológicas e biológicas o museu apresenta parte da história das comunidades litorâneas. O visitante pode participar também de atividades educacionais e turísticas. Para conhecer é necessário fazer o embarque no píer turístico da cidade. O Ecomuseu atende das 9h às 17h até o final de março.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
COSTA VERDE & MAR
Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR
www.costaverdemar.com.br
www.facebook.com/costaverdemar
https://twitter.com/costaverdemar.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.