fbpx

No meio da cidade, restaurante aposta na leveza de um ambiente ligado à natureza para servir cortes nobres de carnes

A chegada de uma estação mais quente traz junto a busca por lugares com um clima mais veranil. E nada melhor do que um espaço que seja um convite para se cercar de natureza. Em Blumenau (SC), o restaurante Figueira se contrasta com o ambiente urbano. Localizado em um dos bairros mais movimentados da cidade, próximo aos pavilhões da Oktoberfest, o estabelecimento oferece ao público um ambiente descontraído e aconchegante em meio ao verde. “Para integrar o ambiente à natureza e ter um espaço com muito frescor, contamos com árvores, flores, frutas, ervas e água”, comenta Caio Fontenelle, proprietário do local.
Recém-reformado, o restaurante apresenta uma nova área de espera junto a um jardim externo, o que torna esse momento mais agradável na busca por se desconectar da correria do dia a dia. Um espaço que harmoniza com as opções de entradas leves e tradicionais da casa, como palmito na brasa, provoleta, queijo coalho e saladas. “Criamos bancos ao longo da entrada, junto ao jardim, assim os clientes já podem começar a desfrutar do espaço, consumir bebidas e entradas mesmo enquanto esperam. A ideia não foi mudar o espírito do restaurante, que já é super consolidado, mas sim repensar alguns detalhes da arquitetura que ajudariam a compor ainda melhor o espírito do Figueira”, explica a arquiteta Isabela Almada.

Essa sensação de relaxamento segue pelo deck, com mesas menores e mais despojadas para se divertir com os amigos enquanto saboreia a encorpada carta de cervejas, que vai desde as artesanais da região até rótulos internacionais premiados, ou drinks com combinações bem refrescantes. Mais adiante, está o Salão do Lago, com mesas maiores e dispostas em ambientes mais reservados em torno de um lago com peixes, onde a diversão é garantida para as crianças, que ganham ração para alimentá-los. Esse culto à natureza, percebido em todo o restaurante, existe desde a sua fundação. Os móveis são fabricados a partir da reciclagem de madeiras, como dormentes de estrada de ferro e cruzetas de poste, e as luminárias foram confeccionadas utilizando materiais alternativos e reciclados, a exemplo de isoladores de poste, telas de ferro de demolição e galhos de bambu.
Com mais de uma década de atuação e referência quando se fala em carnes nobres na região conhecida como Vale Europeu, o Figueira aposta em pratos sofisticados, mas que partem de uma base caseira, onde o sabor é valorizado através de um preparo que extrai o melhor de cada ingrediente. A churrasqueira, por exemplo, é movida à lenha e foi desenhada com base nos moldes uruguaios (parrilla) de preparo de carne, o que proporciona um leve sabor defumado e respeita o tempo de preparo adequado para cada um dos 25 tipos de corte, entre eles, alguns mais comuns como Picanha, Entrecot e Costela, e outros bem diferenciados, como T-Bone e Prime Rib. Além disso, a churrasqueira serve para aquecer toda a água quente utilizada no restaurante, evitando a eletricidade.
 
Ficha técnica:
Nome: Restaurante Figueira
Endereço: Rua Mariana Bronnemann, 527, Bairro Velha, próximo à Vila Germânica, em Blumenau (SC)
Ano de fundação: 2006
Espaço: 1,5 mil metros quadrados
Especialidade: Carnes nobres
Horário de Atendimento: De terça à sexta: a partir das 18h30min
Sábado: a partir das 19h. Domingo: das 11h30min às 14h45min.
Projeto arquitetônico: Isabela Almada / TAO Arquitetura
Mais informações: www.figueirarestaurante.com.br
 
Fotos em alta: https://we.tl/t-PVaTfqdOHU
 
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Camila Tibes – [email protected] – (47) 3322-0545/ (47) 99994-1534
Restaurante Figueira
Rua Mariana Bronnemann, 527 – Velha. Blumenau (SC)
Telefone: (47) 3285-6020

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.