fbpx

Nova direção já trabalha para a acreditação do Hospital Marieta

ITAJAI (SC) - Atenta às melhorias de infraestrutura e de gestão, a nova direção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen chega para somar à equipe de trabalho que há quase seis décadas leva acolhimento e saúde à população da região.

diretoria

Certificação funciona como uma ISO 9000 para garantia de qualidade nos processos de saúde e gestão
ITAJAI (SC) – Atenta às melhorias de infraestrutura e de gestão, a nova direção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen chega para somar à equipe de trabalho que há quase seis décadas leva acolhimento e saúde à população da região.  Entre as metas dos novos diretores está a acreditação, uma padronização de qualidade semelhante à certificação ISO 9000. Somente 4% dos hospitais do Brasil têm este reconhecimento. Em Santa Catarina são apenas nove unidades, todas particulares. O Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que administra o Marieta, já tem experiência no processo, pois também gere outros já acreditados.
Chancelada pela ISQUA (Internacional Society For Quality in Health Care), esta novidade controlará todos os processos de saúde e de gestão. Como é um procedimento voluntário, a organização é que manifesta o interesse em ser avaliado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.
Enfermeira de formação, pós-graduada em Gestão Hospitalar, pós-graduada em Gestão de Meio Ambiente e pós-graduada em Gestão e Auditoria em Saúde, e integrante do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, Irmã Mércia Lemes é a nova diretora geral do Hospital. Tem na bagagem 15 anos de trabalho em outras unidades de saúde, a exemplo do Hospital Madre Teresa de Belo Horizonte. “Nosso desejo é investir ainda mais na assistência humanizada à população de Itajaí e região”, diz a diretora.
Já o administrador hospitalar Nivaldo Cunha é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Administração Hospitalar, pós-graduação em Gestão de Negócios e professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão Hospitalar das Faculdades São Camilo. Ele é membro executivo do Grupo de Gestores do Instituto das Pequenas Missionárias há cinco anos, tendo como experiência ampliada a atuação como membro executivo também do Hospital Felício Rocho, ambos de Belo Horizonte, somando 15 anos de experiência na área hospitalar. Nivaldo chega para atuar como diretor administrativo do Marieta.
Para os novos diretores otimizar os processos e manter os atendimentos é o principal motivador deste trabalho. São cerca de 300 mil atendimentos anuais. O Hospital Marieta registra ainda todos os anos 20 mil internações, 4 mil partos, 80 mil atendimentos de urgência e emergência e 20 mil cirurgias. “O Hospital Marieta tem uma vocação natural para a alta complexidade em diversas especialidades, esta é a nossa melhor atuação”, diz o diretor administrativo.
Atendimentos
O volume de atendimentos registrado no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen corresponde praticamente a toda a população de Balneário Piçarras, Ilhota, Bombinhas, Luís Alves, Penha, Porto Belo e Itajaí. Para contribuir nas melhorias e ampliação dos atendimentos, está em andamento a obra do Complexo Madre Teresa. Serão 21 mil metros quadrados de área construída.
Para a construção da obra, foram firmados até o momento dois convênios (6588/2012-9, no valor de R$ 4,9 milhões, para etapas de sondagem, levantamentos topográficos e projetos; e 2013TR004615, no valor de R$ 41,5 milhões para construção da parte estrutural do Complexo Madre Teresa, com 15 pavimentos. Até agora, cerca de 33% da obra foram concluídos. Com a nova unidade, o Hospital Marieta que tem uma média de 300 mil atendimentos anuais, incrementará os serviços de Ressonância Magnética, ampliará a unidade de tratamento oncológico, terá 10 novos leitos para UTI Neonatal, 13 salas cirúrgicas, 20 novos leitos para UTI adulto e ao todo 201 novos leitos de internação. Para o aparelhamento e mobiliário do Complexo Madre Teresa, a direção do Marieta está trabalhando em parceria com o Governo do Estado para elaboração e firmamento de novos convênios.
O Hospital Marieta
A história de acolhimento às pessoas no entorno da Foz do Rio Itajaí Açu começou em 1956 e acompanhou boa parte do desenvolvimento dos municípios da região. Baseado no Centro de Itajaí, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen está perto de completar 60 anos e realiza atendimentos de alta complexidade, além dos serviços de urgência e emergência. Tem um corpo clínico formado por 258 médicos, de 35 diferentes especialidades. Está sob gerenciamento do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI), de São José dos Campos (SP) desde 1985. Com 224 irmãs de caridade, o IPMMI gere cinco hospitais no Brasil, obras em três países, além de asilos, casas de idosos, pastorais de bispos e mantém responsabilidade em relação às obras de caridade.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Daiane Basso – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
www.hospitalmarieta.org.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.