fbpx

O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio

Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em email
O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio

O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio

Desde que surgiu em 1906, na Pensilvânia (EUA), a assessoria de imprensabusca trazer visibilidade, formar reputação, ganhar autoridade, tornar uma marca conhecida e comunicar em massa. A busca por espaços, neste caso, é de forma espontânea, ou seja, sem o pagamento de valores como é comum com a publicidade. Não é à toa que a Apple, fabricante do Iphone, historicamente realiza o lançamento de seus produtos em coletivas de imprensa. Com isso, conquista milhares de espaços que, se fossem pagos, custariam uma verdadeira fortuna.

Para entender o que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio é importante contextualizar essa atividade jornalística. Já são mais de 100 anos de história. Os tempos mudaram, as ferramentas se tornaram outras, mas mesmo depois de um século de existência, a assessoria de imprensa continua como forte ferramenta de divulgação e de atestado de autoridade para marcas de diferentes portes.

Com a velocidade da informação na internet, se sobressai quem entende deste novo cenário 4.0. Assessores de imprensa passaram a ampliar suas atribuições para garantir que os conteúdos sejam criados com base nas regras de SEO (ou Search Engine Optimization). De maneira simplificada, é produzir os materiais com palavras-chaves, hiperlinks e orientados pelos dados necessários para garantir melhor posicionamento nos sites de buscas.

Ou seja, além de aparecer à frente das outras marcas, o conteúdo assertivo tem forte contribuição também nas vendas. É um trabalho dedicado, que exige planejamento e investimentos. Mas que, quando bem feito, traz inúmeros resultados.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio, saiba que, com uma assessoria de imprensa bem estruturada, é possível conquistar a tão sonhada autoridade da marca. E poder usufruir de itens como os citados abaixo:

O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio
Foto: Pixabay

Leia mais

1) O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio? Reconhecimento da marca

Ninguém mais realiza uma compra sem entrar no Google e fazer uma pesquisa sobre o que deseja adquirir. E ao encontrar o que quer, o consumidor vai em busca de informações sobre quem está oferecendo. Chegou a hora de mostrar sua reputação ao mercado. Isso se consegue com um planejamento estratégico de comunicação que, entre as demais ferramentas, utilize a assessoria de imprensapara transformar a marca em notícia. Ao longo de meses, a veiculação de dados, informações e entrevistas sobre seu negócio tornarão sua marca reconhecida. E de maneira positiva. 

O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio

2) Estar no ranking dos buscadores da internet

As citações em reportagens, os press releases desenvolvidos pela assessoria de imprensa e distribuídos entre os jornalistas e o conteúdo dos canais próprios contribuem para que uma marca ganhe posicionamento em sites como o Google. Se a construção desse histórico informativo for com temas pertinentes e também conectados a palavras-chaves importantes para o negócio, quem for procurar nos buscadores encontrará informações relevantes sobre a empresa. É uma forma de sair à frente. Ganha quem consegue ficar nas primeiras posições de pesquisa.

O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio
Foto: Pixabay

3) Ser citado nas redes sociais

Ao virar notícia graças ao conteúdo divulgado aos meios de comunicação pela assessoria de imprensa, as marcas têm grandes chances de serem repercutidas nas redes sociais. Embora não seja possível controlar os posicionamentos pessoais (mesmo a mais positiva das histórias terá comentários negativos), esse burburinho traz engajamento e ajuda no reconhecimento de marca.

4) Receber Selo de Verificado nas redes sociais

Um dos critérios para ganhar o selo de verificação de plataformas como o Instagram e o TikTok é a autoridade da marca. Ao juntar arquivos e links com reportagens em que sua marca aparece, as chances de receber a “condecoração” são grandes. Mas não é uma única aparição que vai trazer o selo! É importante ter um trabalho consistente de produção de conteúdo que mostre o trabalho relevante e real da marca.

Ser citado nas redes sociais
Foto: Pixabay

O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio: ODP participa de todo o planejamento estratégico da comunicação das marcas

Com 15 anos de atividades e sempre se moldando para entender as novidades e atender as diferentes plataformas, a Oficina das Palavrasse preocupa em todo o processo, do planejamento à execução da comunicação nas empresas. A equipe de assessores de imprensa atua em conjunto com a equipe de especialistas de conteúdo digital e tráfego pago para elaborar estratégias que atendam essa nova demanda de mercado.

Nossa equipe se relaciona com jornalistas do Brasil e do mundo, sabe como se aproximar e estuda o perfil de cada veículo de comunicação para oferecer temas que tenham relação com aquele meio. Ao sinal positivo para uso daquela informação, nosso papel passa a ser o de contribuinte: ajudamos com os detalhes necessários, organizamos entrevistas, apresentamos outras fontes e personagens para reportagens, enfim, entregamos o que o jornalista precisa para facilitar o trabalho dele neste processo de construção da notícia.

Por já termos um histórico junto às redações do Brasil e do Exterior, além dos anos de atividades como assessores de imprensa, a equipe da Oficina das Palavras conhece os critérios para virar notícia. Os melhores dados, os porta-vozes que farão render, o melhor horário para contatar o repórter… todos estes detalhes fazem a diferença. 

A experiência, o envolvimento, o relacionamento e o conhecimento são itens de atração do resultado. A Oficina das Palavras está aqui para ouvir seus anseios e ajudar a planejar a melhor estratégia.

Quer saber como a assessoria de imprensa pode ajudar no seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe por aqui.

O que é assessoria de imprensa e como pode ajudar o seu negócio: ODP participa de todo o planejamento estratégico da comunicação das marcas
Foto: Pixabay

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.