fbpx

O que é e como fazer assessoria de imprensa

O que é e como fazer assessoria de imprensa

Foi com esta estratégia de comunicação que começou a história da Oficina das Palavras há quase 16 anos. Portanto, falar sobre o que é e como fazer assessoria de imprensa, é algo que dominamos muito bem. É através dela que as empresas constroem e mantêm relacionamento com os veículos de comunicação. Ou seja, a assessoria de imprensa é a ponte entre as empresas e os veículos de comunicação, a fim de divulgar projetos, serviços e/ou produtos.

Estima-se que a atividade tenha dado seus primeiros passos no início do século 20. Mais precisamente em 1906, quando um jornalista norte-americano saiu da redação e abriu o primeiro escritório de relações públicas do mundo que se tem conhecimento. No Brasil, o início da assessoria de imprensa fica entre as décadas de 1960 e 1970. Foi nesse período que uma multinacional estruturou um setor interno de atendimento à imprensa, além do surgimento da primeira agência nacional com esse foco de serviço.

Leia outros artigos como este sobre “O que é e como fazer assessoria de imprensa:

O que é assessoria de imprensa

É uma ferramenta de comunicação que tem como objetivo principal conquistar espaços na mídia de forma espontânea. Isto significa: aparecer em jornais, revistas, sites, TV, rádios ou outras plataformas de conteúdo de forma gratuita, sem pagar anúncio.

Com essas conquistas, as marcas ganham visibilidade e, principalmente, credibilidade. Afinal, o público verá veículos de comunicação e/ou jornalistas, comprometidos com a qualidade da informação e de forma isenta, mencionar a marca e até mesmo utilizar o porta-voz como especialista. Isso vai gerando autoridade. E, dessa forma, vai se construindo a reputação do negócio, consolidando aquele negócio como referência no assunto.

Sob esse ponto de vista, a assessoria de imprensa deve ser constante. É preciso que a empresa se faça presente na mídia com frequência. Por isso, é importante contar com profissionais especializados, que possuem um olhar apurado para o negócio, capaz de traduzir os projetos da organização em assuntos que tenham interesse público.  

O que é e como fazer assessoria de imprensa

Como fazer assessoria de imprensa

Para começar, assessoria de imprensa se faz com relacionamento. Tanto com os veículos de comunicação quanto entre o assessor e a empresa. O primeiro caso, vale ressaltar, não significa ser amigo. A amizade pode, inclusive, ser apontada como um conflito de interesses. É preciso separar bem as coisas. Manter um relacionamento com o veículo de comunicação significa entender sua linha editorial, respeitar seu organograma (conhecer a equipe e o que cada um faz), ser educado, ético e cordial.

Um jornalista que atua como assessor de imprensa conhece os critérios de noticiabilidade. Não irá tomar tempo do colega que está na redação com pautas que tenham cunho comercial. Ele saberá colher as informações da empresa e filtrar o que é de interesse público. Ou indicará o que a empresa precisa mostrar para que, de fato, valha uma publicação. Outro passo importante é se manter atento às novidades da comunicação, às tendências de plataformas e conteúdos, às oportunidades que podem surgir para a empresa. Portanto, mantenha o mailing (a lista de contatos) sempre atualizada, para saber onde e em que área cada jornalista está atuando.

Já o relacionamento entre o assessor e a empresa é fundamental para que exista confiança. O assessor precisa, antes de qualquer pessoa, conhecer os objetivos da organização e todos os seus bastidores. Nada será veiculado sem aprovação. Porém, esse conhecimento prévio ajudará a formatar a melhor forma de se trabalhar uma informação. Assim como também pode prevenir ou amenizar um gerenciamento de crise.

O que é e como fazer assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa digital

Agora que você já sabe o que é e como fazer assessoria de imprensa, vamos falar sobre a atuação dela no campo digital. No início da atividade, com poucos veículos de comunicação disponíveis, determinados locais eram vistos como o ápice do trabalho do assessor. Depois, com o surgimento da internet e a criação de mais veículos, era preciso direcionar bem o conteúdo. Ou seja, entender o que é e como fazer assessoria de imprensa foi se transformando em estratégia. Cada assunto passava a render para um formato, um canal, um horário diferenciado. Agora, com o crescimento do on-line, a atividade ganha novos benefícios.

Informações exclusivas ou dados preciosos das organizações continuam valendo para veículos que impactam um grande número de pessoas. Assim como segue valendo a estratégia de saber onde cada assunto rende mais. Contudo, para que essa autoridade passe a ser também digital, se faz cada vez mais necessário a produção e a publicação constante de conteúdo. Cada clipagem digital conquistada vai fortalecendo a empresa no universo on-line, auxiliando para que ela fique bem posicionada nos mecanismos de busca da internet. Mas isso já é tema para um próximo post.

O que é e como fazer assessoria de imprensa

O que é e como fazer assessoria de imprensa

Resumidamente, neste artigo, nós apresentamos a assessoria de imprensa como uma ponte entre empresas e veículos de comunicação. Sendo o assessor de imprensa o articulador desse relacionamento, o responsável por administrar os dados organizacionais e trabalhá-los de acordo com a linha editorial de cada veículo e/ou jornalista.

Também tratamos sobre a melhor forma de fazer assessoria de imprensa, que tem como base o relacionamento. Ser educado, ético e cordial é fundamental. Assim como se manter atualizado sobre as mudanças da comunicação, conhecer o fluxo de trabalho das redações e atualizar frequentemente os mailings.

Na Oficina das Palavras, tudo isso faz parte da rotina da nossa equipe há mais de 15 anos. Além de jornalistas, nossos profissionais possuem formações em outras áreas da comunicação que têm convergido para o aprimoramento da assessoria de imprensa e a busca por melhores resultados. Quer saber como podemos ajudar você e seu negócio? Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todas essas oportunidades ou entre em contato por aqui.

Texto de Sabini da Silva Roncaglio, formada em jornalismo, especialista em Comunicação Corporativa, com atualizações em marketing digital e formação como revisora de textos. Com experiência em rádio, TV e assessoria de imprensa, é head de conteúdo na Oficina das Palavras. Mesmo de humanas, adora as exatas e vive criando relatórios em busca dos melhores resultados. Curiosa e inquieta, não resiste a um “por quê?” e a um “mas”, sempre procurando por respostas que ajudem a produzir e entregar conteúdo relevante e criativo – ou para simplesmente conhecer algo novo e fazer novas amizades.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.