fbpx

O que é Marketing de Influência com ações espontâneas

Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em email
O que é Marketing de Influência com ações espontâneas

Para compreender o que é Marketing de Influência com ações espontâneas, é necessário conhecer o termo marketing de influência e suas aplicações. O termo dado pela Wikipedia para o significado de Marketing de Influência é muito bem descrito: “é uma estratégia que ocorre por meio de plataformas digitais, como Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn. O Marketing de Influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca”.

É uma estratégia de Marketing Digital que pretende criar um relacionamento entre marcas e criadores de conteúdo e é também uma maneira de apresentar e dar visibilidade para um produto, serviço e/ou marca. Dessa forma, busca despertar e conquistar novos interessados no seu negócio, gerar valor e confiança por meio da opinião do influenciador e influenciar uma decisão de compra. Essa estratégia não tem como objetivo principal a venda, mas, sim, a visibilidade. Mais pessoas conhecendo seu produto ou serviço podem ser influenciadas a tomar uma decisão de compra, o que pode impactar nas vendas.

No caso das ações prestadas pela Oficina das Palavras, elas são todas realizadas de maneira espontânea, ou seja, sem o pagamento de cachê para o influenciador falar da marca. Por isso, a assertividade vai além da escolha dos nomes. É preciso ter um relacionamento, ser criativo para criar o desejo e fazer com que o influenciador se identifique e se surpreenda, a ponto de comentar em suas redes sobre a experiência recebida e vivenciada.

A ação espontânea tem como foco o relacionamento. É feita a entrega de um produto ou experiência como presente ao influenciador. Se ele aceitar e curtir, trará um conteúdo mais solto, livre, espontâneo, autêntico, o que pode conquistar os seguidores com essa proposta de uma opinião real e confiável, a partir de uma experiência espontânea.

Vale ressaltar que, mesmo com ações pagas, a recomendação é que a empresa/agência não interfira na forma como o influenciador vai transmitir a mensagem. Sendo o influenciador remunerado ou não, é essencial que ele se expresse da sua maneira, com a sua linguagem, de forma espontânea. Por quê? Porque ele conhece o público dele melhor do que ninguém e seus seguidores sabem o que esperar daquele influenciador. Qualquer conteúdo que fuja deste contexto e tom de conversa que o influenciador tem com o seu público, destoa do que ele produz e é facilmente percebido pelo seu fiel público, o que pode inclusive arruinar toda a ação planejada.

Criadores precisam dessa liberdade de conteúdo, mas podem ser direcionados sobre como abordar alguns temas, por exemplo. Entenda que, se o influenciador possui autoridade em determinado segmento para um determinado público é porque ele conquistou de forma autêntica, com a sua maneira de se expor e produzir conteúdo.

O que é Marketing de Influência com ações espontâneas
Foto: Pixabay

Leia mais

O que é Marketing de Influência com ações espontâneas e onde encontrar os influenciadores certos?

Os influenciadores digitais estão por toda parte. E ganham fama, muitas vezes por falarem de temas específicos. São seguidos de perto pelo público brasileiro que, aliás, conforme pesquisa do Global Web Index, ocupam a terceira posição no consumo de redes sociais no mundo. Enquanto a média mundial é de duas horas e 24 minutos, no Brasil as pessoas entre 18 e 64 anos passam nelas, em média, três horas e 36 minutos, vendo conteúdos e interagindo com publicações.

Mas vale frisar que influência é engajamento. Estar atento não ao número de seguidores, mas ao percentual de pessoas que ele engaja em seu conteúdo é muito mais importante do que perfis inflados com pouca ou nenhuma interação. Celebridades em geral e grandes influenciadores falam para um público amplo, mas podem não ter uma relevância direta e mais estreita com o seu produto ou serviço. É como se fosse um disparo para uma grande audiência, gerando visibilidade, mas que na maioria dos casos não converte em resultados e não traz uma grande contribuição na construção de percepção de marca. Pode ser positivo? Pode, reaproveitando a aparição em seus canais, relembrando que foi citado de tempos em tempos.

Esteja atento aos nano e microinfluenciadores. Gente que conversa com uma fatia menor de seguidores, porém geralmente possuem muito engajamento. São os verdadeiros geradores de influência. Essa foi uma grande tendência dos dois últimos anos no Marketing e deve continuar em 2022. Com eles, é possível criar relacionamento e até realizar parcerias interessantes. São pessoas que dificilmente têm haters, possuem a sensação de comunidade fechada, oferecem uma recomendação verdadeira da empresa que estão representando com um discurso mais genuíno e confiável. Conseguem impactar nichos e gerar pouca dispersão.

Segundo a Airfluencers, o engajamento de nanoinfluenciadores, por exemplo, no Instagram, chega a ser seis vezes maior do que o de um influenciador de massa, que conta com mais de um milhão de seguidores. Essa tendência se consolidou em 2020, após a pandemia, quando as pessoas procuraram pessoas próximas e parecidas para se relacionar, deixando em segundo plano celebridades e influenciadores distantes ou aspiracionais.

O que é Marketing de Influência com ações espontâneas e onde encontrar os influenciadores certos?
Foto: Pixabay

O que é Marketing de Influência com ações espontâneas

As atuais oportunidades de ações com influenciadores

Na Pesquisa ROI & Influência 2021, realizada pela YouPix mostra que 83% das empresas consideram que, com a pandemia, o Marketing de Influência se tornou mais estratégico. O levantamento ainda aponta que o Marketing de Influência produz melhores resultados para os objetivos de amplificação e awareness.

Quer saber mais sobre as ações de relacionamento de Marketing de Influência que a Oficina das Palavras desenvolve? Entre em contato com a gente agora mesmo por aqui!

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.