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O que é marketing de influência

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Dicas sobre Marketing de Influência

Vivemos em um tempo de relacionamentos, onde é preciso que a sua marca não apenas se apresente, mas sim que ela se relacione com seu cliente. E para isso, existe uma excelente estratégia. Hoje nós vamos explicar o que é marketing de influência e porque ele é tão importante para o crescimento do seu negócio.

Você com certeza conhece algum influenciador digital e talvez até siga alguns, não é mesmo? Seja de esporte, maternidade, negócios, livros, jogos, lifestyle, não importa o segmento, sempre terão vários influenciadores digitais que falam sobre um ou mais assuntos e se tornam até mesmo referência. As pessoas seguem os influencers porque se identificam e confiam neles, e aí entra o queridinho do momento: o marketing de influência.

Dados comprovam a eficiência do marketing de influência

Uma pesquisa realizada pela Fullscreen e  Shareablee, entrevistou 1,2 mil pessoas entre 18 e 34 anos para identificar a relação dessa faixa etária com os influenciadores digitais. 38% dos entrevistados afirmaram que confiam mais no que um influenciador diz sobre a marca do que no que a própria marca diz sobre si mesma.  Além disso, 53% dos entrevistados, tanto da Geração Z quanto os Millennials, acreditam que os criadores digitais têm intenções reais; que eles querem criar conteúdos interessantes para sua audiência e se expressarem, o que gera ainda mais confiança no público.

Como se não bastasse, a pesquisa traz mais um dado interessante para os empresários, quase metade, 42%, entre 18 e 34 anos, relataram que já experimentaram um produto recomendado por um influenciador.

Agora que você já sabe a importância que essa estratégia tem hoje em dia, vamos falar mais sobre o que é marketing de influência.

O que é marketing de influência
Fotos: Freepik

O que é marketing de influência: conheça a força dos influenciadores digitais

Os influenciadores digitais exercem, como o próprio nome diz, influência na opinião e decisão do público. A ideia do marketing de influência é encontrar o criador digital que mais combina com sua marca, que conversa com o seu público, e assim, planejar uma estratégia para construir um relacionamento que seja positivo para os dois lados. Aí vai uma dica: não adianta ficar deslumbrado com os números, com influencers com milhões de seguidores, etc. Os números que você deve olhar não são esses! É preciso prestar atenção no engajamento do influenciador, no quanto o público interage com ele, se ele realmente tem relevância, e se o número de seguidores é real. No Instagram, por exemplo, uma boa taxa de engajamento varia de 1% a 5%. Isso porque, mesmo com milhões de seguidores, o influenciador não conseguirá atingir todo mundo. Além disso, os micro influenciadores ganharam ainda mais destaque nos últimos anos, justamente por serem mais nichados, o que os torna mais próximos do seu público, além de possuírem uma boa taxa de engajamento e apresentarem conteúdos mais autênticos.

O que é marketing de influência: conheça a força dos influenciadores digitais

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Saiba como escolher o influenciador certo para sua marca

Agora que você já sabe o que é marketing de influência, a importância dele para seu negócio e a força que os influenciadores têm, é preciso saber identificar qual o melhor influenciador para sua marca.

O primeiro passo é fazer uma identificação interna. Sobre o que é o seu negócio? Qual problema ele soluciona? Qual seu público-alvo? Qual a idade, gênero, interesses, etc? Tendo essas respostas, é bem mais fácil mapear o influenciador ideal, aquele perfil que fale com a mesma audiência que você quer atingir e que tenha interesse naquilo que você oferece, seja um serviço ou produto.

Por exemplo, se você tem uma empresa de computadores e eletrônicos, pode procurar por influencers que falem sobre aparelhos digitais, ou até mesmo os gamers, que são apaixonados por uma boa máquina para jogar!

Se você possui uma pousada perfeita para a família, que tal encontrar influenciadores que falem sobre viagem, ou que falem sobre família? Ambos podem ir conhecer o seu espaço e gerar curiosidade nos seus seguidores, que podem se tornar futuros clientes.

O marketing de influência é uma estratégia cada vez mais utilizada, pois os empresários entenderam o que é e quais os benefícios ele pode trazer para sua marca. Mas lembre-se: o relacionamento do influencer com seu público dá tão certo por conta de um planejamento detalhado e bem executado. Então vamos lá: o primeiro passo é identificar o fit perfeito da marca com o influencer. Depois elaborar uma forma que seja personalizada e que surpreenda tanto na comunicação quanto na escolha do produto ou serviço que será feita a ação. Para entender em detalhes todo o passo a passo, confira o artigo com 8 dicas para fazer parceria com influenciadores digitais.

E se você ainda não se convenceu, saiba que o marketing de influência vem crescendo ano após ano, e as empresas vem separando cada vez mais um orçamento maior para dedicar a sua comunicação a esse tipo de mídia e público. A forma como os creators apresentam o produto, constroem um storytelling e conversam com uma audiência qualificada, é um grande diferencial desse tipo de estratégia, promovendo uma forte conexão através de conteúdos autênticos e genuínos.

E aí, pronto para colocar em prática o marketing de influência na sua empresa? Se ainda ficou alguma dúvida, nosso time pode te ajudar! Somos especialistas quando o assunto é ação com influenciadores. Entre em contato conosco ou deixe uma mensagem, será um prazer ajudar seu negócio a ganhar ainda mais visibilidade do jeito certo!

O que é marketing de influência: conheça a força dos influenciadores digitais
Texto de Elaíse Cidral, cuja paixão pelos livros e por contar histórias a fez ingressar no Jornalismo. Elaíse trabalhou em rádio e televisão, onde atuou desde a produção até a apresentação. A especialização em Gestão em Comunicação Empresarial tem ampliado sua área de conhecimento. A experiência anterior e os contatos com a imprensa regional e estadual auxiliam ainda mais sua atuação na Oficina como criadora de conteúdo.

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