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O que faz uma assessoria de imprensa?

Antes de mais nada é importante dizer como mudou o papel da assessoria de imprensa atualmente, período em que os veículos de comunicação tradicionais lutam para sobreviver e há uma enxurrada de influenciadores que de certa forma cumprem o papel de comunicadores com o seu nicho de público. E o que faz uma assessoria de imprensa?
Faz a ponte entre as empresas/marcas e os meios de comunicação, sejam eles rádios, sites, jornais, emissoras de tevê ou os agora com os influenciadores digitais. A assessoria de imprensa idêntica o que é notícia e como ela pode ser oferecida aos profissionais, garantindo divulgação espontânea desta informação. A relação com os influenciadores digitais é bem diferente da atuação com os jornalistas, tendo em vista que mais do que a informação (que é o filé mignon para os repórteres) é preciso ofertar uma experiência. Mas neste conteúdo a Oficina das Palavras irá detalhar os pormenores para você não só entender a diferença entre estes dois objetivos diferentes para espalhar a notícia, mas também para compreender o processo, os caminhos e os resultados alcançados.

O que faz uma assessoria de imprensa e como ela funciona?

A Oficina das Palavras tem como missão: “Produzir conteúdo criativo e desenvolver estratégias de comunicação para alcançar os objetivos do cliente”. Nosso papel é atuar como uma ferramenta do marketing, trabalhando para consolidar marcas, torna-las reconhecidas, lembradas, citadas e na mente do público dela.
Neste contexto, fazemos a identificação do que pode virar notícia, lapidamos a informação junto ao cliente, elaboramos textos e pautas e agendamos entrevistas sobre este mesmo tema junto aos repórteres dos diferentes meios de comunicação. Como um jornal consegue encher páginas de notícias todos os dias? Ou como os sites estão em constante atualização? Além dos jornalistas irem em busca da notícia, eles recebem muitas notícias também. A Oficina das Palavras é, então, uma agência de notícias, um fornecedora de conteúdo.
Então, temos técnica, relacionamento com a imprensa, entendemos o que cada veículo utiliza como linha editorial para poder oferecer o melhor conteúdo, aquele que será visto com atenção e pautará os veículos de comunicação.

A assessoria de imprensa é uma via de mão dupla

Por causa da relação que cria com os jornalistas, as assessorias de imprensa também passam a ser procuradas para ajudar com alguns temas que os repórteres já sabem que possam estar conectados com os clientes atendidos pela equipe de assessores. Com isso, gera-se um fluxo de vai e volta de informações.
O cliente da assessoria de imprensa, também precisa entender que não existe milagre. Ele precisa fornecer informações, dispensar um tempo tanto para discutir os assuntos com os assessores quanto para responder aos jornalistas. E ao contratar uma assessoria de imprensa como ferramenta de marketing, precisa entender que como é uma relação espontânea (não há qualquer tipo de custo envolvido com os meios de comunicação) quem dá a tônica do que irá sair, o formato, a quantidade de linhas, se terá foto ou não, é o jornalista. Ele sabe o que é melhor para a audiência dele ou para atender a linha editorial do seu veículo de comunicação.
Qualquer coisa diferente disso, se quiser que saia algo na íntegra como gostaria, acaba sendo uma relação comercial (com custo e sem interferência de uma assessoria de imprensa, já que ela não pode mexer com este tipo de atividade).

O que faz uma assessoria de imprensa? Quais cases práticos?

Uma das edições da Volvo Ocean Race (hoje só The Ocean Race) foi cliente da Oficina das Palavras. E o que faz uma assessoria de imprensa neste caso? A equipe trabalhou durante três meses com a responsabilidade de conquistar espaços em todo o Brasil para a Itajaí Stopover, a parada da Fórmula 1 dos mares que ocorreu em Itajaí (SC). Com as várias informações distribuídas junto aos jornalistas, foram conquistados 830 espaços na imprensa em geral de maneira espontânea.
Mas nem sempre o assunto é algo positivo. Por vezes uma marca precisa ser defendida, apresentada sua versão e garantir que sua imagem não seja afetada junto ao público em geral. E uma assessoria de imprensa planeja e executa o que chamamos de gerenciamento de crise. Num trabalho assim, a Oficina das Palavras divulgou antecipadamente e conquistou espaços jornalísticos importantes sobre a saída da Blumeterra, empresa que até então atuava como coletora de lixo em Blumenau, mas não teve o contrato de concessão renovado pelo poder público. Ao mesmo tempo em que ocorreria a saída, a cidade viveria problemas porque a nova empresa não havia sido contratada. Então deixar claro que não era uma responsabilidade da iniciativa privada era muito importante naquele momento.
E o que mais faz uma assessoria de imprensa? Ela pode ser a responsável por um trabalho de mudança da percepção pública sobre determinada marca. A Oficina das Palavras teve um caso neste sentido, quando assumiu a assessoria de imprensa do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí. O objetivo era mudar a forma como a imprensa e, consequentemente, o público, viam a unidade de saúde. Com a estratégia, as reportagens negativas deram espaço à visibilidade positiva. Durante 12 meses de trabalho, quase 70% de tudo que passou a ser veiculado em relação ao Hospital Marieta foram reportagens favoráveis ou neutras.

Cabe às assessorias de imprensa fazer conteúdo on-line e lidar com influenciadores?

Com a mudança da comunicação, as assessorias de imprensa também passaram a responder pela relação com os influenciadores digitais que também vão ajudar a divulgar as marcas. Entretanto, mais do que apenas a informação (que os jornalistas adoram), o influenciador digital é melhor atingido se houver uma experiência.
Saber quem são, monitorar suas redes, entender seu perfil é algo primordial. E entender que eles passaram a operar como empresas, suas redes sociais são o seu trabalho, por isso pode acontecer de eles oferecerem parcerias comerciais. Enquanto assessoria de imprensa, você pode fazer o meio de campo para colocar frente a frente cliente e influenciador. Esse relacionamento vai criar laços e quando precisar de espaço espontâneo, o influenciador digital vai ser um parceiro.

O que mais faz uma assessoria de imprensa?

Outra atividade que tem sido praticada pelas assessorias de imprensa é a produção de conteúdo digital. Os assessores têm estudado e se transformado também em social media, os profissionais que entendem das regras das redes sociais, que lidam com os algoritmos e garantem resultados apresentando conteúdo assertivo que garanta melhor visibilidade orgânica (conteúdo gratuito), mas também sabem aproveitar da melhor maneira os ads (conteúdos patrocinados), garantindo o melhor resultado.
Na Oficina das Palavras, desde 2011 há uma equipe especializada no tema, que além da busca constante pela atualização e repasse interno, tem sido reconhecida por dar resultado aos clientes. Um dos cases foi a FG Empreendimentos, que a Oficina das Palavras atendeu de 2011 a 2016. Nesta época, a Oficina das Palavras criou e transformou a página da FG Empreendimentos no Facebook como a maior em público e a com maior engajamento entre as construtoras de Santa Catarina. O conteúdo falava com os diferentes públicos solicitados pelo Marketing e contribuía na captação de leads reais para a compra de apartamentos do mercado de luxo. Ou seja, conversão real realizada pela internet.
Entre 2015 e 2016, a Oficina das Palavras foi produtora de conteúdo e cuidou das campanhas e gerenciamento de leads da Fibrafort, empresa de lanchas do mercado de luxo. Foram feitas ações planejadas no Facebook e a captação de 30 leads semanais, apesar do valor agregado do produto. Isso significa que o conteúdo foi assertivo e trouxe grande interesse da comunidade em geral pelos produtos da empresa.
Para a Volvo Ocean Race, na terceira edição realizada em Itajaí, a Oficina das Palavras também foi responsável pelas mídias digitais (Facebook e Instagram) da parada brasileira, conseguindo alcance geral médio semanal de 210 mil pessoas atingidas e engajadas. Nos 18 dias de evento, mais de 440 mil pessoas passaram pela Vila da Regata.
Outro trabalho garantiu à Da Magrinha a evolução do alcance das publicações de uma média mensal de 13.500 para mais de 1,6 milhão por mês em cinco meses de trabalho. A Oficina das Palavras também tem trabalhado com clientes do Exterior que têm foco no Brasil. Com isso, produziu conteúdo e campanhas para a SOS Canada que despertou o interesse de em média 50 pessoas por mês (leads qualificados), com uma taxa de conversão de 8% em média em três meses de trabalho. Também para o Canadá, a atuação para a Go North acumulou 320 pessoas interessadas (leads qualificados), com uma taxa de conversão de 5% ao longo de cinco meses e uma lista de clientes interessados no serviço (que possui um valor maior e um tempo maior de negociação).
Com tantos exemplos, já dá para ter uma noção do que faz uma assessoria de imprensa, certo? É um trabalho amplo e que ainda não chegou ao fim.

A comunicação precisa ser profissionalizada. Este é um investimento prático e inteligente

A quantidade de informação em razão da facilidade da internet, a produção de conteúdo em nichos, o desejo de as pessoas conversarem com as marcas sem qualquer tipo de distanciamento. Todos estes são fatores que fizeram com que a comunicação mudasse e as empresas passassem a buscar profissionais habilitados para o melhor resultado. E a terceirização destes trabalhos tem sido um caminho importante. Empresas especializadas, com profissionais dedicados ao tema, asseguram otimização de recursos e ampliam a conquista dos objetivos de cada cliente.
A Oficina das Palavras foi atrás de se atualizar e manter equipes preparadas para as constantes mudanças deste cenário da internet. Além do conhecimento diário, nossa equipe produz conteúdo para as redes sociais, planejando antecipadamente, produzindo o material, gerenciando o dia a dia do conteúdo com foco em potencializar os resultados em marketing.
Também realiza produção de conteúdo institucional como textos para blogs e sites (usando estratégias SEO), revistas, newsletters e informativos.
E busca da presença on-line, a Oficina das Palavras faz trabalhos como o realizado para a Círculo S/A, empresa de 80 anos de atividades. Nossa atuação está focada no B2B, com segmentação de notícias voltadas também às artesãs e conquistas em todos os cantos do Brasil, como Manequim, Molde & Cia e Catraca Livre, só para citar alguns exemplos.
Outra necessidade é a formação de Link Building, fator importante para posicionar melhor os sites nos buscadores de internet. Foi o que desenvolvemos para a Posthaus entre 2009 e 2017. Para auxiliar no SEO do e-commerce, a Oficina das Palavras atuou durante anos em busca de espaços espontâneos para os produtos da marca. As citações em blogs e portais jornalísticos, além da presença junto aos influenciadores digitais, garantiram melhor posicionamento na internet e mais vendas.

Trabalho árduo e muita inteligência: isso é o que faz uma assessoria de imprensa

Agora que você já sabe o que faz uma assessoria de imprensa, pode estar mais atento ao mercado da comunicação e marketing. Vai passar a entender que por detrás de uma postagem de uma empresa numa rede social tem muito mais do que uma foto e uma legenda. Ali está um grande planejamento pensado principalmente para surtir efeito a médio e longo prazos. Porque a sustentabilidade de um canal de comunicação corporativo precisa estar bem pensado para atingir as várias metas propostas.
Além disso, ao observar marcas sendo citadas como notícias nos meios de comunicação, vai entender que ali tem um esforço de assessores de imprensa que buscam lapidar a melhor informação e servir de ponte entre as empresas e a mídia. Vai perceber que a comunicação é uma ciência, mesmo que não exata, mas que precisa ser estudada, planejada e, então, executada. E colocar isso nas mãos de quem entende é uma forma de investimento inteligente e prático.
Gostou deste conteúdo? Se tiver interesse em saber mais detalhes ou quiser um planejamento para melhorar e otimizar sua presença na internet, com o melhor conteúdo e as melhores práticas nas redes sociais, entre em contato com a Oficina das Palavras.

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